Zap Móveis

Escolher bem os quadros para decorar a sala faz toda a diferença no ambiente

Quadros para decorar a sala
Spread the love

Os quadros são ideais para compor a decoração e deixar o ambiente mais aconchegante. Há quem diga que uma casa sem quadros não tem personalidade. Mas o exagero – encher as paredes – também não traz bom efeito. Para escolher bem os quadros para decorar a sala, é preciso levar em conta o tamanho do local e a disposição dos móveis. 

“Temos que pensar em proporção. Em um lugar muito grande, tem a opção de colocar só um quadro maior ou fazer uma composição. Em ambientes pequenos, talvez com quadros menores podemos harmonizar melhor”, explica a arquiteta Marina Salomão, do escritório Studio Mac. 

Quadros para decorar sala
Composição de quadros em uma sala grande – foto: Sidney Doll

Para a arquiteta Fernanda Campiolo, é fundamental ver a posição dos móveis onde estarão os quadros para decorar a sala. Isso porque um não pode atrapalhar o outro. A profissional procura pontos de referência para pendurá-los, como uma mesa ou um sofá. 

Leia também

+ Casa em ordem: 10 dicas para organizar a sala de estar

+ Estilo vintage e estilo retrô: conheça as diferenças para decorar sua casa

+ Como escolher o sofá ideal para sala pequena

“A sala de jantar e atrás do sofá são lugares certeiros para colocarmos. Na sala de jantar, antes de posicionar o quadro, é importante descontar a altura da mesa e verificar se nenhuma cadeira irá encostar ao ser afastada. Para a parte de trás do sofá, é importante que não fique baixo”, detalha Fernanda.  

Marina destaca que, quando se fala em quadros para decorar a sala, é possível colocar moldura na parede e iluminação direcionada para valorizá-los. “Já atrás do aparador, se tiver um bar, dá para fazer uma composição que tenha relação com a bebida. A proporção precisa seguir sempre o tamanho do móvel, não pode ficar fora”, diz.  

Os quadros para decorar a sala mais usados atualmente 

Fernanda aposta em fotos de paisagens e pinturas em tela, com moldura slim, em madeira. Segundo ela, estão em alta atualmente. Já Marina os abstratos, fotos de pessoas com características, como rosto de uma mulher com uma borboleta saindo. “Usamos muito a moldura filete, sem vidro, bem delicado e clean, que deixa o ambiente mais moderno”.  

Quadros para decorar sala
Quadro na sala com paisagem – foto: Julia Ribeiro

Os quadros para decorar a sala devem ser pendurados na altura do olho. A média é o padrão de 1.60 metro do chão. Em composições, claro, a altura das peças pode variar para baixo ou para cima.  

E lembre-se: o número máximo de quadros é aquele que não deixe o ambiente sobrecarregado e cause uma impressão ruim. “Por isso deve ser bem feito, bem projetado. Tem gente que vai querer uma parede super ousada de quadros. Se isso foi pensado antes, o resto terá que ser muito neutro”. 

Leia mais

+ Limpeza de privada e pias: como higienizá-las de forma correta

+ Churrasqueira em apartamento: como escolher o modelo certo

+ Livros em casa devem ser acessíveis para estimular a leitura

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas