Livros em casa devem ser acessíveis para estimular a leitura

Livros em casa - Foto: Carlos Piratininga

Uma estante ou uma prateleira cheia de livros em casa pode dar um ar intelectual ao ambiente, mas eles não precisam ficar somente acumulando poeira, sem utilidade. O ideal é que estejam acessíveis, ao alcance das mãos, para estimular a leitura. É possível aliar essa funcionalidade à organização e à decoração dos ambientes. 

A arquiteta Cristiane Schiavoni explica que objetos colocados em locais altos acabam esquecidos. “A posição influencia muito o uso. O raciocínio é facilitar o alcance dos livros em casa. Deixá-los na altura dos olhos é o ideal, mas nem sempre é possível. Então pode ser no aparador da sala, ao lado do sofá, por exemplo, que fica no campo de visão”. 

Para a profissional, o local onde colocar tem muita relação com o modo de vida dos moradores. Tem gente, diz ela, que prefere reunir tudo em um escritório. Mas qualquer ambiente pode ter livros em casa. 

Livros em casa – Foto: Carlos Piratininga

“Se uma criança usa muito o quarto para brincar, eu deixaria livros lá. Se as pessoas estão sempre na sala, no sofá, teria uma estante na sala com os livros. E até na cozinha, você pode deixar os livros de receita de forma a ter fácil acesso”.  

Como aliar os livros em casa à decoração 

Segundo a arquiteta Pati Cillo, livros podem fazer parte de qualquer estilo. Em alguns casos, é interessante que fiquem mais visíveis no ambiente, para compor a decoração. Em outras situações, podem ficar fora do contexto e devem ser colocados em cantos mais discretos, mas sempre com fácil acesso.  

“Deixar os livros à vista e organizados por temas é muito interessante para que sejam usados sempre. Os mais bonitos podem ser colocados no living, como decoração. Nas mesas de centro ou laterais também ficam ótimos e ajudam na decoração. Já os mais técnicos, se a pessoa não quiser mostrar, podem ficar até em espaços fechados, mas de uma maneira que seja fácil a utilização”, afirma a arquiteta. 

Livros no canto inferior esquerdo fazendo parte da decoração e em um local de fácil acesso para quem desejar ler – foto: Carlos Piratininga

Pati destaca que ter livros em casa, em vários lugares, não é ruim para a decoração e isso vai depender do gosto dos moradores. Ela cita, por exemplo, temas como culinária para a cozinha, frases para lavabos e banheiros, livros de fotos para decoração de mesas de centro e laterais. 

“Eu amo e tenho livros até no banheiro para uma leitura rápida. O ideal é escolher livros agradáveis para cada ambiente. Aconselho também a ter um espaço em cada quarto para leitura diária, até para incentivar o hábito”.

Leia também

+ Busca por imóveis aquece durante período mais crítico da pandemia

+ Preço de venda residencial abre 2º trimestre com alta de 0,30% em abril

+ 9 livros sobre organização que você precisa ler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas