Móveis multifuncionais são destaque no Salão do Móvel de Milão

Soluções apresentadas por variadas empresas na feira prezam pela versatilidade do mobiliário

mesa multifuncional
Divisória papelão

Divisória de ambientes em papelão da KartOne (Fotos: Andrya Kohlmann)

O Salão do Móvel de Milão é mundialmente famoso pelo lançamento em primeira mão de tendências em termos de materiais, acabamentos e formas, mas, principalmente, em relação a soluções inovadoras e sustentáveis. Nesta edição, a inovação pode ser vista especialmente através do conceito de multifuncionalidade – diversas foram as empresas e produtos que apostaram na versatilidade. Vamos ver alguns exemplos?

nichos

Projeto de nichos de Orla Reynolds

Com as metragens cada vez menores nos imóveis, soluções que tiram o melhor proveito do espaço existente se tornam essenciais. Por isso, adoramos o projeto “As if from nowhere” da designer Orla Reynolds. Além de armazenar livros e objetos decorativos, a estante única engloba duas mesas e quatro cadeiras metálicas, que podem ser posicionadas no ambiente conforme a necessidade. A peça envolve flexibilidade e funcionalidade, sem deixar design de lado.

painel modulável

Painel modulável, da Foroofficina

Outro exemplo bem interessante de mobiliário multifuncional é o painel modulável proposto pelos italianos do Foroofficina. Através de encaixes, a peça única possibilita uma série de combinações e funções, podendo ser composta de acordo com as necessidades do usuário. Essa idéia não é realmente nova, já vimos várias empresas que trabalham com esse tipo de solução, mas nós adoramos o design e o estilo minimalista das sóbrias peças de madeiras contrastando com o branco do fundo.

mesa multifuncional

Mesa multifuncional apresentada no Salão de Milão

mesa e bancos

Mesa de centro com bancos

poltrona

Poltrona que é a cara do home-office

Registro, ainda, outros móveis que abrigam mais de uma função de forma simples: uma “mesa-baú”; uma mesa de centro com bancos embutidos e uma cadeira que é também estação de trabalho – com mesa e pontos de eletricidade.

cozinha sustentável

Cozinha sustentável da Ikea

Agora, levando a inovação para o quesito sustentabilidade, nosso destaque vai para o módulo de cozinha totalmente funcional e sustentável proposto pela Ikea. Inclui sistema de reciclagem – a água suja é filtrada por uma série de materiais naturais antes de ser completamente reabsorvida pelo sistema. Conta, ainda, com reservatórios independentes para os diferentes tipos de lixo, gerando menos desperdício e garantindo aproveitamento total. O futuro que cabe em praticamente qualquer cozinha!

luminária diferente

Luminária da linha Emotional Light de Arturo Alvarez

Ainda na linha sustentável, aponto o reaproveitamento de materiais. Já há algum tempo essas iniciativas podem ser vistas no mercado, principalmente na forma de reuso do papelão. Entretanto, vimos o conceito intensificado na feira com o uso de outros materiais e de forma bastante sofisticada. Se antes os produtos tinham aspecto rústico e improvisado, hoje vemos cada vez mais design nas peças. Destaco as luminárias “Emotional Light”, em tecido e palha, de Arturo Alvarez e o mobiliário infantil em papelão do Studio delle alpi.

luminária

Luminária da linha Emotional Light de Arturo Alvarez

 

+ Salão do Móvel de Milão – Assista ao vídeo e inspire-se com as tendências

+ Semana de Design de Milão – Saiba quais são as principais tendências em materiais

+ Veja como fazer um jardim na área externa da casa

+ Veja como aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

+ Veja ideias para ter janelas e portas personalizadas

+ Explore o charme das canecas esmaltadas na decoração

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas