Zap Móveis

Nomes de tintas curiosos buscam aproximar cores a sensações

Spread the love

Os catálogos de cores das fabricantes de tintas sofreram uma revolução. Não é que não existam mais as opções básicas, mas a oferta de novos e curiosos nomes de tintas chamam a atenção e aumentam as possibilidades de escolhas. Em vez de branco, que tal um Bianco Sereno? No lugar do verde, vai um Mantra? Claro, não são as mesmas cores, são variações, novas composições, mas que, segundo as empresas, carregam nos nomes das tintas o momento que vivemos, sentimentos e sensações.  

Leia também

+ Mesa de vidro oferece versatilidade, elegância e amplitude de espaços

+ Como escolher modelos de cortinas para casa

De acordo com Romeu Escolastico, gerente sênior de Marketing da Suvinil, a empresa tem uma “equipe de criativos, liderada pelo time de Marketing que, a cada temporada, identifica possibilidades de novas cores, que ganham novos nomes”. Outros nomes de cores de tintas também são revisados, “principalmente de acordo com os movimentos e necessidades da sociedade”.

“É importante que o nome traga mais do que uma associação à cor, mas ao que aquele determinado tom transmite: uma memória, emoção, sensação ou até algum viés relacionado à natureza, alimentação, bebidas. Então, em resumo, batizamos a cor por meio do que ela transmite”, diz Escolastico, que aponta quase duas mil opções de cores de tintas oferecidas pela Suvinil. 

Mantra, a cor destaque da Suvinil em 2020 é um verde que busca trazer tranquilidade – Foto: Suvinil

Nomes de tintas de parede que transmitem sentimentos

O mesmo ocorre na empresa de tintas Sherwin-Williams, afirma Patrícia Fecci, gerente de Serviços de Cor & Design da Tintas da empresa.  “Temos uma equipe que fica responsável por isso (nomes de tintas). Toda vez que escolhemos um nome para uma cor, queremos fazer com que aquela cor transmita alguma coisa”. Ela aponta que a marca dispõe de mais de 1,5 mil opções.  

A gerente destaca que a cor é criada para que provoque um sentimento em um ambiente. “Ela tem que trazer uma sensação, uma emoção. O nome da tinta está muito atrelado a isso ou alguma coisa que remete àquela cor. Algo que a gente já tenha registrado na nossa cultura ou que é popularmente usado e que seja fácil a identificação com aquela cor”. 

Psicologia das cores de tintas

Patrícia comenta que a definição do nome também leva em conta um pouco da “psicologia das cores”. “Atrelado a isso, a gente sabe que, às vezes, um azul é calma. Ele é mais relaxante”. Apesar de o estudo ser um dos pontos de partida para a escolha dos nomes das tintas, a gerente da Sherwin-Williams entende que são muitas opções para serem relacionadas à psicologia.  

Para ela, o ser humano “conhece e sabe nomear muito mais os sentimentos”, um outro norte para as escolhas. “Temos mais sentimentos do que cores, por isso procuramos sempre atrelar aquela sensação que a gente quer que a pessoa que vai usar o ambiente sinta”. 

Já o gerente da Suvinil, reconhece o poder do nome da cor, mas reforça: “Não adianta ser um nome diferente, ousado e ser uma cor que o consumidor não goste”. Para Escolastico, somente a combinação de um nome potente e um tom que agrade fará a diferença. 

“Em 2020, a cor do ano foi Mantra, um verde regenerativo, tranquilo, e o nome potencializa ainda mais a emoção e a sensação. Em 2021, tivemos Meia-luz, um rosa mais apagado, um tom bem crepuscular, que remete ao pôr-do-sol. Estávamos em meia-luz, tentando entender toda a pandemia”, associa Escolastico. 

Meia-luz, nome da cor de destaque de 2021 da Suvinil – Foto: Suvinil

Nomes de tintas para 2022

Para o próximo ano, o representante da Suvinil revela a cor Eclipse para um momento “de transformação”. “Estamos precisando de algo mais fresco, e quando olhamos a cor de 2022, temos um verde super fresco, gostoso, relaxante, com um nome que potencializa ainda mais essa sensação”. 

Patrícia conta que ao lançar uma tendência ou escolher uma cor do ano, também é levado em consideração o nome.  Para 2022, a cor da Sherwin-Williams será o Neblina Perene. 

“Está atrelado a um tom do verde acinzentado. Daquela neblina, daquela bruma da manhã. A gente ainda não vê (muito adiante), mas, depois, sabe que ela (neblina) vai se dissipar e isso vai acontecer todo dia. Então é como se a gente acordasse pronto para recomeçar”.

Leia mais

+ Bem-estar: óleos essenciais e incensos em casa ajudam na saúde

+ Jardim vertical: como fazer e em quais ambientes da casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas