Decoração

O papel do decorador no seu projeto de casa nova

Ao se deparar com um ambiente bonito e charmoso, logo se sente uma sensação de bem-estar. Para além da beleza, a funcionalidade também pode ser uma qualidade do espaço. Quem não sonha com essas características na casa nova? Para ter assertividade no projeto e alcançar essas qualidades, o decorador tem papel fundamental. Afinal de contas, ele vai ter o olhar profissional para deixar o ambiente com a cara do cliente, aliando bom gosto e funcionalidade. Além disso, apesar de muitos acreditarem que a contratação do profissional é um investimento extra, o decorador é capaz de gerar economia de tempo e dinheiro. 

Leia também

+ Escolher bem os quadros para decorar a sala faz toda a diferença no ambiente

+ Livros em casa devem ser acessíveis para estimular a leitura

+ Saiba como comprar e aplicar papel de parede sem erro

O papel do decorador é diferente do arquiteto em um projeto. “O decorador trata da parte de finalização, só a parte decorativa, como os acabamentos, revestimentos e objetos de decoração, por exemplo. Ele não faz a parte estrutural, como o arquiteto, que tem formação para a parte de construção e reforma”, explica Sophia Reinaux, arquiteta e decoradora. 

Além da beleza, funcionalidade também faz parte do projeto de decoração

O toque de um decorador em um projeto pode deixar o ambiente harmonioso em relação aos objetos, iluminação, cores e medidas. E um bom profissional é capaz de agregar todas essas qualidades, que resultam em bem-estar, elaborando um projeto que deixe o ambiente a cara do proprietário. “O decorador pode ser bastante assertivo se ele tem a percepção de deixar o espaço com a cara do cliente, essa é uma premissa para atingir o briefing. A vantagem do profissional é que ele consegue enxergar aquele ambiente de acordo com que o proprietário está pensando e desejando. É uma arte conseguir captar um pensamento do cliente e transformar em um espaço físico, conseguir traduzir as palavras que o cliente colocou no briefing no ambiente, como aconchego e paz, por exemplo”, detalha Sophia Reinaux.

Decoração pode trazer detalhes que remetam a coisas que o cliente gosta e que deixam o ambiente com a cara do dono

Além de deixar a decoração do ambiente bonita e funcional, o papel do decorador também passa por conseguir otimizar tempo e dinheiro no projeto de decoração do ambiente, buscando soluções mais econômicas ou que gastem menos tempo para a finalização. “O arquiteto tem compromisso com o projeto de arquitetura, com o projeto original. Já o decorador consegue dar alternativas para a finalização e não necessariamente precisa ter um determinado acabamento ou objeto decorativo, ele pode encontrar outras soluções. Por ter menos compromisso com a estrutura, ele pode ter soluções mais rápidas e alternativas ao projeto”, ressalta a arquiteta e decoradora. 

Leia mais

+ Cachorro em apartamento: como escolher o companheiro ideal para morar com você

+ Fique atento às instalações de cabeamento de internet no projeto do imóvel

+ Cresce a preferência por casas entre os que buscam imóveis residenciais

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Melhores lugares para viajar em junho no Brasil

Pelas festas juninas, pelo finalzinho da baixa temporada, pela queda nas temperaturas que resultam em…

41 minutos ago

Melhores lugares para viajar em maio no Brasil

Mês que é fora de temporada e que fica ali no meio do outono, resultando…

1 dia ago

Repasse de financiamento: como funciona e como evitar problemas

O repasse de financiamento de imóvel é uma opção cada vez mais popular entre quem…

1 semana ago