Zap Móveis

Saber as dimensões da churrasqueira é essencial para fazer o melhor churrasco

Profundidade de churrasqueira
Spread the love

Preparar o churrasco ideal depende de uma série de fatores: uma carne de boa qualidade, a mão de quem está fazendo e, é claro, uma boa churrasqueira, com profundidade e tamanho adequados. Por isso, é importante saber as dimensões da churrasqueira.

Se você quer uma churrasqueira no apartamento ou em casa, mas não deseja errar ao escolher o tamanho ideal, venha conferir todas as informações que reunimos neste artigo!

Como calcular as dimensões da churrasqueira?

De acordo com o arquiteto Marcio Monteiro, diretor de projetos da M AO Quadrado Arquitetura, para uma churrasqueira mais popular, como aquelas que ficam nas bancadas dos apartamentos, a recomendação é até 55 cm de profundidade.

“Geralmente, as bancadas ficam a 90 cm do piso, o que é bastante seguro em termos de manuseio para cortes de carne, limpeza e preparo do churrasco”, diz Monteiro.

Ele ainda explica que não existem medidas limites, mas que as dimensões da churrasqueira costumam ter um padrão em torno de 75 x 55 cm de boca, para as versões tradicionais menores.

Existe um tamanho ideal?

O mestre parrillero Chico Mancuso, do espaço Rincon Escondido, em São Paulo, também afirma que não há profundidade de churrasqueira certa ou errada. O que influencia o preparo do churrasco é a quantidade de fogo e a temperatura, que também vão determinar a altura da grelha.

“Para não ter erro, o conselho é usar 30 cm de profundidade como medida-padrão. Antigamente, as churrasqueiras eram bem mais fundas, mas as pessoas estão utilizando muito as parrillas, o que permite uma distância menor da proteína”, detalha.

Em relação às dimensões da churrasqueira e ao tamanho mais adequado, o profissional aposta em 90 cm x 1,2 m para garantir um churrasco ideal.

Escolha o tipo certo de churrasqueira

dimensões churrasqueira - imagem de churrasqueira elétrica

O tipo de churrasqueira escolhido também precisa estar de acordo com o ambiente da sua casa ou do seu apartamento onde ela ficará. As mais comuns são as versões de tijolo, a carvão, elétrica ou a gás.

Segundo o arquiteto Marcio Monteiro, dentro de um apartamento pequeno, quando não há muito espaço ou infraestrutura própria, a churrasqueira portátil a carvão é a mais indicada, por ser fácil de lavar e guardar.

“Já para apartamentos maiores ou com varanda gourmet, as tradicionais, de carvão ou a gás, estão se popularizando e são perfeitas. Elas geram menos resíduo, cheiro e riscos”, diz o profissional.

Preste atenção em acessórios e outros detalhes

Ao fazer churrasco, outro fator que realmente faz a diferença é a fonte de calor utilizada para a cocção dos alimentos. “O ideal é uma mistura entre lenha de árvores frutíferas, que agregará sabor e defumação”, explica Chico Mancuso.

Em relação aos acessórios, Mancuso prefere a grelha. Ele ainda considera importante investir em: uma boa pinça; um pegador sem muitos detalhes, mais fácil de limpar; e uma boa faca para cortar as carnes.

Sobre a tábua, ele diz que ela deve ser feita de madeira ou de fibra plástica, nunca de vidro, mármore ou louça, porque esses materiais esfriam rapidamente a proteína. “Aí a gordura endurece, fica sebosa, e a carne fica mais dura”, ensina.

Evite os erros mais comuns

Além das dimensões da churrasqueira, é importante se atentar a outros pontos para evitar erros. Um dos mais frequentes é não ter uma bancada para fazer o preparo das carnes.

Outro erro comum é a ausência de um espaço livre para os espetos serem manuseados com segurança, o que também atrapalha a circulação das pessoas no ambiente.

Tudo isso deve ser considerado. Afinal, de nada adianta acertar nas dimensões da churrasqueira, mas ter outros problemas neste espaço de lazer da sua residência.

Comprar ou construir uma churrasqueira?

dimensões churrasqueira - imagem de churrasqueira em casa

Se a ideia é construir uma churrasqueira, conte com profissionais que informem as medidas específicas para cada caso e auxiliem na instalação.

Também existem modelos pré-fabricados de churrasqueiras. Eles são uma alternativa mais prática, já que é só comprar uma versão com o tamanho adequado e contratar técnicos capacitados para instalar.

Por fim, existe a opção de comprar um imóvel que já tenha uma churrasqueira boa, assim você não terá nenhum tipo de preocupação nesse sentido. É só chegar e começar a usar o espaço já pronto.

Encontre os melhores imóveis com churrasqueira no ZAP Imóveis

Para ter a churrasqueira já pronta em casa ao alugar ou comprar seu imóvel, a dica é selecionar essa opção nos filtros da sua busca no site do ZAP Imóveis.

Com os filtros, também é possível selecionar o tamanho, o número de quartos e mais detalhes como varanda, elevador e outros. Assim, fica muito mais simples encontrar exatamente o que você procura. Venha conferir e aproveitar!

Seu futuro lar está aqui

Churrasqueira

No ZAP tem imóveis com
Churrasqueira

Aproveite e encontre o seu

Confira já Ver imóveis

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas