Arquitetura

Que cor combina com cinza para parede? Veja as possibilidades

Uma nova tendência de decoração que ganhou o coração das pessoas é o aspecto de cimento queimado e as tonalidades neutras. Eles estão cada vez mais presentes nos cômodos, para dar um ar de modernidade ao ambiente. Por isso, é comum surgir a dúvida de que cor combina com cinza para parede, por exemplo.

Quando falamos em decoração, a cor cinza se tornou a queridinha dos profissionais e ganhou espaço em praticamente todos os ambientes. Então, se você quer saber que cor combina com cinza para parede, confira este conteúdo preparado pelo ZAP Imóveis. 

Quais cômodos pintar de cinza?

Como citamos acima, essa cor pode estar presente em qualquer ambiente da casa, mas existem alguns em que ela pode combinar mais. Além disso, para a psicologia, o cinza não apresenta a capacidade de estímulo cerebral, diferentemente de outras cores escuras para casa, como o vermelho, por exemplo.

De acordo com a designer de interiores Tássia Pereira: “o cinza é o novo branco! A tendência começou há alguns anos e veio para ficar, pois se tornou perfeitamente usável para substituir tons neutros como bege, off-white e até branco”. Por isso, não tenha medo ao escolher cores de tinta escura para parede.

O cinza é uma cor versátil, que confere uma atmosfera moderna e elegante, além de passar uma sensação de tranquilidade e sofisticação. A neutralidade desse tom também é capaz de promover foco e serenidade durante o trabalho. A seguir, veja como utilizá-lo nos cômodos.

Cozinha

Na cozinha, essa tonalidade oferece um equilíbrio entre o estilo tradicional e o contemporâneo. Ela adiciona um toque de refinamento ao ambiente e combina com detalhes em tons de azul ou branco, para criar um espaço funcional e convidativo. Uma sugestão é optar pela tinta cor grafite para parede.

Sala

O cinza pode ser uma escolha versátil para a sala, pois cria um ambiente elegante e moderno, enquanto proporciona um plano de fundo neutro para destacar elementos decorativos. A sofisticação dele torna o espaço convidativo e aconchegante. Nesse cômodo, você também pode apostar na cor de grafite para parede.

Quarto

É uma excelente opção para o quarto, já que evoca tranquilidade e paz. O cinza pode ser usado em tons mais claros, para criar uma atmosfera suave, relaxante e ideal para descansar. Ele ainda funciona bem com uma variedade de cores de roupa de cama, permitindo que você libere a criatividade na decoração.

Banheiro

Quer deixar o banheiro com um aspecto contemporâneo? Então, aposte no cinza! A cor funciona bem tanto em banheiros pequenos quanto espaçosos, pois traz um ar de elegância e modernidade. Assim como o branco, ele promove a sensação de limpeza e sofisticação, o que torna o ambiente do banheiro relaxante e agradável.

Escritório

Para um ambiente de trabalho em casa, o cinza é uma escolha profissional e ajuda a criar um espaço focado e sereno. Nesse cômodo, fuja da cor escura para parede

O que combina com a parede cinza?

O cinza é uma cor muito fácil de lidar, conforme explica o arquiteto João Augusto Borges: “acredito que a utilização do cinza esteja associada principalmente à neutralidade, quando é avaliado em conjunto. Esta tonalidade e suas variantes mais próximas remetem a elegância e sofisticação”.

Porém, a neutralidade do cinza pede mais atenção de quem o utiliza na hora de decorar, porque ele pode tornar o ambiente frio: “o fato de ser neutro atribui ao cinza a condição de ser uma cor destituída de carga emocional, e a utilização em excesso pode influenciar ambientes escuros e monótonos”, explica o arquiteto.

É possível utilizar diferentes tons, como a cor grafite para parede externa, crômio e muitos outros, para conferir um aspecto rústico. Experimentar diferentes combinações e equilibrar as proporções ajuda a criar um ambiente harmonioso e atraente. Por isso, veja que cor combina com cinza para parede, na lista abaixo:

Azul

O azul-marinho complementa elegantemente paredes cinzas, criando um contraste sofisticado. Use almofadas, cortinas ou obras de arte em tons de azul-marinho para adicionar profundidade ao ambiente

Amarelo

Talvez quem não sabe que cor combina com cinza para parede não imagine que o amarelo, especialmente o tom mostarda, traz vivacidade à neutralidade do cinza. Peças de decoração, como cadeiras, vasos ou almofadas nesse amarelo podem aquecer o espaço de forma equilibrada.

Turquesa

Essa cor, que está entre o verde e o ciano, traz um ar refrescante à paleta neutra. Peças simples como jogo de cama, cortinas, almofadas e quadro de fotos nesse tom de azul-esverdeado podem adicionar um toque de vitalidade na decoração.

Bronze e dourado

Detalhes em bronze ou dourado adicionam um brilho sutil e luxuoso ao espaço. Além disso, detalhes nesses tons combinam com a cor preta para parede. Uma sugestão é apostar em luminárias, molduras de espelhos e até utensílios de cozinha nessas tonalidades, para deixar o ambiente mais elegante.

Preto e branco

A combinação dessas cores com o cinza é sofisticada, clássica e atemporal. Toques de preto ou branco em móveis, como sofá, poltrona, cadeiras e armários, ou acessórios, como luminárias, podem criar um visual elegante e realçar a parede cinza, criando uma sensação de amplitude e luminosidade.

Mais detalhes

Utilizar tons quentes é uma forma de “quebrar” um ambiente repleto de cores fortes. A designer Tássia Pereira dá as dicas para isso: “fica legal misturar tons de cinzas e usar cores mais vibrantes em quadros, tapetes, almofadas, etc. Aliás, o efeito do cimento queimado pode ser um recurso para garantir modernidade aos espaços”.

Outra opção é suavizar um ambiente muito carregado de cinza com tons ainda mais neutros, como bege ou branco. Essa combinação vai garantir um ar minimalista e muito mais leve à decoração.

Encontre seu lar dos sonhos no ZAP Imóveis

Agora que você já sabe que cor combina com cinza para parede, que tal encontrar o lar dos seus sonhos para colocar as dicas em prática? No site do ZAP Imóveis, existe uma variedade de casas e apartamentos para alugar ou vender, aproveite!

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Patrimônio de afetação: como funciona e como fazer

Você já pensou em comprar um imóvel na planta, mas ficou preocupado com a segurança…

1 dia ago

Inscrição imobiliária: o que é e como descobrir a do seu imóvel

A inscrição imobiliária pode parecer só mais uma questão burocrática, mas a verdade é que…

1 dia ago

Saiba o que é subsídio habitacional e quem tem direito ao benefício

Se você sonha em conquistar a casa própria, o subsídio habitacional pode ser a chave…

1 dia ago