Saiba como montar um quarto de estudos eficiente
A psicóloga Regina Almeida aproveitou uma mudança de apartamento para renovar o quarto do filho Diogo, então com 12 anos. Entrando na adolescência, o jovem precisava de um quarto mais funcional para os estudos, com um ar menos infantil.
+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração
+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui
Nesse tipo de decoração, uma área reservada à leitura, com cadeira e mesa para trabalhar são fundamentais. Um espaço para um computador também é válido, mas o uso de dispositivos portáteis, como notebooks e tablets, diminui a necessidade de espaço físico. No entanto, prateleiras, gavetas e armários são importantes para guardar livros e esconder a “bagunça” que pode se formar com os pequenos estudantes.
Várias soluções podem ser adotadas de acordo com o espaço disponível. No caso do quarto do Diogo, Regina optou pela interessante alternativa da cama no alto, com uma escrivaninha por baixo. “Como o quarto dele não é muito grande, a circulação ficaria comprometida com móveis lado a lado”, conta a psicóloga.
Em quartos maiores, bancadas planejadas são indicadas para ajudar a organizar tudo e dar espaço para o jovem estudar. Segundo a própria Regina, é importante estabelecer um local próprio para os estudos, o que ajuda a criança ou adolescente a se concentrar nas tarefas a fazer.