Zap Móveis

Madeira para decoração: qual o melhor tipo? Como usar?

madeira para decoração
Spread the love

Na hora de fechar o projeto de arquitetura do imóvel, não basta apenas pensar na beleza ou na funcionalidade. Alguns pontos devem ser analisados com mais atenção para que a decoração vá além do aspecto estético ou prático. O tipo de madeira para decoração é um dos exemplos.

Detalhes como esse devem ser definidos com propriedade a fim de garantir uma maior durabilidade. Afinal de contas, ninguém quer gastar à toa, certo? Venha com o ZAP Imóveis e conheça os principais tipos de madeira para decoração

Madeiras industriais

As madeiras industriais encabeçam a lista de alguns dos principais tipos de materiais para a decoração. A principal vantagem, além da qualidade, é que o custo é mais baixo e permite preservar as florestas. Conheça os principais exemplos desse tipo de madeira abaixo.

MDF

A madeira MDF para decoração é perfeita para a aplicação de verniz, pinturas, laca e laminados. O MDF é produzido por aglutinação de fibras de madeira com resina sintética e com aditivos. É um tipo de madeira que deve ser utilizado em ambientes internos, pois sofre com a umidade e a exposição solar direta.

Trata-se de uma chapa lisa e pouco espessa, que obtém um design mais leve e moderno, ideal para uma decoração mais clean. É possível até mesmo dar um ar rústico no revestimento. Se preferir, para obter uma riqueza visual, pode-se usar peças laqueadas e outras revestidas com laminados madeirados.

MDP

A madeira MDP é um pouquinho diferente da MDF. Ela consiste em partículas de madeiras sobrepostas, tendo as maiores inseridas no centro da chapa e as finas na superfície. A estabilidade é excelente, assim como o acabamento, sendo bastante utilizada para a produção de móveis retilíneos.

Quando se trata de valores, a madeira MDP sai na frente da MDF, tendo um preço mais acessível. Além disso, outros benefícios são a fixação de ferragens e a menor absorção de umidade. É possível utilizá-la para a produção de roupeiros, por exemplo.

Compensado

Existem dois tipos de madeira compensado: o laminado e o sarrafeado. O laminado é produzido com diversas lâminas de madeira, todas com a mesma espessura, que são coladas umas nas outras para a formação de chapas. A resistência é excelente e encaixa perfeitamente com a decoração em madeira de móveis e prateleiras.

Já o sarrafeado segue com uma produção diferente, já que as madeiras são coladas lado a lado. Ele é bastante resistente, sendo uma ótima opção para a estrutura de móveis ou até mesmo para a produção de portas. Qualquer um dos dois tipos de madeira para decoração confere uma aparência mais moderna ao ambiente.

Madeiras naturais

madeira para decoração

Assim como as madeiras industriais, as naturais são excelentes opções para compor a decoração do seu ambiente. Que tal conhecer algumas das principais opções? Vem com o ZAP que nós te mostramos!

Carvalho

Este tipo de madeira para decoração pode ser encontrado em duas cores: castanho avermelhado ou branca. As duas são extremamente duráveis, e se adaptam muito bem a ambientes mais úmidos. Quem está em busca de uma madeira para ambientes externos, esta pode ser a solução ideal.

Eucalipto

Já o eucalipto é uma madeira mais clara. Por ser um dos tipos com mais alta densidade, ela pode ser usada em ambientes externos e internos, principalmente para a composição de móveis e janelas, por exemplo.

Ipê

Nada melhor do que ter uma madeira para decoração que seja inteiramente originada no Brasil, certo? Ela tem uma coloração mais acastanhada, é muito resistente (e bastante pesada, viu?). Se você busca por uma opção que dispense a preocupação com fungos e cupins, o ipê é a solução dos seus problemas.

Dicas para escolher o melhor tipo de madeira para a decoração

Esses são apenas alguns exemplos dos diversos tipos de madeira para decoração. Com tantas opções, temos duas grandes questões: como usar madeira na decoração e como escolher o melhor tipo? O ZAP Imóveis tira essas dúvidas.

Tipo de ambiente

O tipo de ambiente é o primeiro fator determinante na escolha da madeira. Isso porque alguns tipos são melhores em ambientes internos, enquanto outros são mais recomendados para ambientes externos. Segundo o arquiteto Artur Diniz, “tanto o MDF como o compensado devem ser utilizados em ambientes internos, pois sofrem com a umidade e exposição solar diretas”.

Cuidados com a água!

É preciso ter muita cautela se for utilizar a madeira em ambientes que tenham mais uso de água, como banheiros, áreas de serviços e cozinhas. “É preciso ter o cuidado de verificar frequentemente se existem pontos de infiltração de água e limpar respingos que possam vir a se infiltrar nos móveis”, sugere Artur.

“Algumas madeiras suportam mais o contato do que outras. O MDF e compensado não aguentam água. Se tiverem contato com a água parada por alguns minutos, podem inchar, e você perde o móvel. Já o compensado naval suporta mais, tem mais resistência, por isso é mais caro”, completa a arquiteta Juliana da Mata.

Tipos de decoração

Os usos também variam de acordo com o tipo de decoração desejado. “Para decorar com madeira MDF e obter uma riqueza visual, podemos usar algumas peças laqueadas e outras revestidas com laminados madeirados, o que vai garantir uma riqueza estética”, explica Artur.

O compensado, por sua vez, pede linhas retas e vai conferir uma aparência mais moderna ao ambiente. “Armários, bancadas e prateleiras poderão se repetir e até dialogar com outros materiais ou revestimentos existentes no mesmo ambiente, garantindo harmonia”, sugere o arquiteto.

Blog do ZAP Imóveis: confira mais dicas de decoração!

Gostou das dicas do ZAP Imóveis sobre madeira para decoração? Visite o nosso blog e encontre outros artigos exclusivos que ajudarão a renovar o seu imóvel da melhor forma. Há dicas de decoração, reforma, dia a dia e muito mais.

O site do ZAP Imóveis também pode facilitar a busca por um novo lar para chamar de seu. Seja para a venda ou para aluguel, há diversas opções de casas, apartamentos, lofts e mais. É só acessar o site, utilizar os nossos filtros e buscar o imóvel que seja a sua cara.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas