Conheça os principais tipos de piscina

Spread the love

Ter uma piscina em casa é um sonho para muitas pessoas e não é difícil entender o porquê. Além de proporcionar momentos de lazer e relaxamento, a piscina também contribui para a valorização do imóvel. 

No entanto, para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu espaço.

Pensando nisso, reunimos os principais tipos de piscina para compartilhar com você. Continue a leitura para conhecer as características de cada modelo!

Quais são os principais tipos de piscina?

Com diferentes tipos de piscinas para casas, é importante conhecer as características de cada modelo, avaliar as suas necessidades e também as particularidades do espaço onde ela será instalada.

Ao fazer isso, você consegue direcionar melhor o seu investimento e garante um resultado altamente satisfatório.

Conheça os principais modelos de piscinas a seguir. 

Piscina de alvenaria

Feitas com revestimentos de pisos, pastilhas ou até mesmo pedras naturais, as piscinas de alvenaria são conhecidas por sua durabilidade e possibilidade de personalização. 

Além da resistência, elas são flexíveis e podem ser construídas em diferentes formatos e tamanhos. É ideal para quem busca uma solução duradoura e esteticamente agradável.

Apesar dessas vantagens, a construção de um modelo de alvenaria geralmente é mais cara e demorada em comparação com outros tipos de piscinas.

Outro ponto de atenção é a manutenção, que pode exigir cuidados regulares com a impermeabilização e limpeza das juntas.

Piscina inflável

Para quem deseja um modelo prático, acessível e que não demanda cuidados muito complexos, a piscina inflável é uma ótima opção.

Feitas de material plástico resistente, esse tipo de piscina pode ser rapidamente inflado com o auxílio de uma bomba de ar e desmontada quando desejar. 

É uma boa solução para famílias com crianças que não tem o espaço adequado para construir uma piscina. 

A mobilidade, a economia de espaço e o investimento mais acessível são os principais benefícios deste modelo. Por outro lado, vale destacar que a piscina inflável tem uma durabilidade menor, uma vez que estão mais suscetíveis a rasgos e furos.

Piscina de plástico

Também feitas com plástico resistente, este modelo tem uma diferença em relação às piscinas infláveis: uma estrutura rígida que suporta as paredes de plástico, tornando-as mais estáveis e duráveis.

A praticidade para montar e desmontar, a boa relação custo-benefício e a facilidade na manutenção são os grandes benefícios deste modelo.

É possível encontrar opções de diversos tamanhos e profundidades, mas as piscinas de plástico não oferecem a mesma durabilidade e personalização que uma piscina de alvenaria.

Piscina de fibra

Ela é toda de fibra de vidro, como se fosse uma caixa d´água grande. Isso faz com que ela tenha resistência, alta durabilidade e seja de rápida instalação. 

Por outro lado, José Analha Todescato Sobrinho, proprietário de uma construtora de casas de veraneio e do espaço de eventos “Rancho Amor Infinito”, ambos na cidade de Lins, no interior de São Paulo, cita alguns pontos de atenção.

Este modelo é melhor que o de vinil, mas é difícil transportar devido ao tamanho. Além disso, o material também pode deformar quando esvaziado. 

Outro ponto negativo, segundo o construtor, é que a borda é muito lisa e se torna escorregadia. 

Com a exposição do sol e com os produtos para tratar a água, ela também pode ressecar. O tempo de vida útil dela é de cerca de 15 anos.

Piscina de armar

Uma excelente alternativa para quem deseja uma estrutura mais robusta que as piscinas infláveis, mas sem perder a praticidade da montagem e desmontagem, as piscinas de armar oferecem bom custo-benefício e comodidade.

Elas são ideais para quem busca uma solução semipermanente, pois podem ser montadas no início da temporada de calor e desmontadas quando não estiverem mais em uso, por exemplo. Assim não ocupam espaço em casa.

Uma das principais vantagens desses tipos de piscina é a capacidade de armazenar grandes volumes de água, aliada a praticidade. Apesar disso, não oferece tanta resistência quanto outros modelos.

Piscina de vidro

As piscinas de vidro se destacam pela estética única, que traz uma sensação de leveza e integração com o ambiente ao redor. Elas podem ser transparentes ou ainda ter o design combinado com outros materiais, como aço, por exemplo.

Normalmente, esses projetos utilizam vidro temperado para garantir a segurança e a durabilidade da piscina. 

Com isso, o custo de construção e manutenção dessas piscinas torna-se mais elevado, o que é uma das principais desvantagens deste modelo.

Piscina de vinil

Entre os principais tipos de piscinas, a de vinil tem custo baixo, é bonita e é a que mais se vende atualmente. As desvantagens são que ela é mais frágil e tem um tempo de vida útil curto. 

“Se alguém pisa em uma tampinha de garrafa dentro da piscina, por exemplo, ela corta o vinil e vai ter vazamento. Isso gera um custo de manutenção para tirar toda a água”, explica o construtor José Analha.

Em média, com a exposição do sol do interior e os produtos para tratamento da água, a piscina dura entre nove e dez anos. 

Uma piscina de 6m x 3m custa cerca de R$ 9 mil, só o vinil. “Se a cada dez anos você tem um custo deste, acho que fica caro ao longo do tempo”, afirma José.

Spa ou ofurô

Para quem busca momentos de relaxamento e bem-estar, os spas e ofurôs são a escolha perfeita. Esses tipos de piscinas são menores, ideais para quem tem menos espaço em casa.

Além disso, muitos modelos são equipados com água aquecida e jatos de massagem, o que ajuda a aliviar o estresse.

Eles podem ser instalados em ambientes internos ou externos, e apresentam uma manutenção relativamente simples. Para economizar, é possível optar pelos modelos infláveis.

A principal desvantagem é o tamanho reduzido, que não comporta muitas pessoas. 

Piscina infantil

Projetada especialmente para a segurança dos pequenos, as piscinas infantis geralmente têm tamanho reduzido e menor profundidade. Esses modelos podem ser infláveis ou de armar, o que facilita a montagem e desmontagem.

A manutenção também é simples, exigindo apenas a troca regular da água e a limpeza da estrutura. Além disso, são uma opção econômica e prática para quem quer proporcionar momentos de lazer durante o verão.

A desvantagem fica pela resistência, que é menor quando comparada a outros modelos. 

Piscina de azulejo

Ela é 35% mais cara que a de vinil, porém é a mais recomendada em termos de durabilidade. A grande vantagem é que pode retirar a água, escovar e tratar a piscina, sem afetar a longevidade.

Analha orienta que se coloque pedra no chão ao redor da piscina, não piso, mesmo se for antiderrapante. 

“Quando você sai da piscina, o pé está úmido e a pedra, por característica, chupa a água. Você dá três passos e seu pé está seco. Pisos modernos impermeabilizantes não têm este poder de sucção”, explica o construtor.

A pedra deve ser colocada pelo menos 1,5 m ao redor da piscina. O material pode ser goiana ou mineira.

Leia também: Saiba como construir uma área de lazer com piscina

Formatos e estilos de piscina para você se inspirar

Além do material a ser utilizado, é preciso definir o formato e o estilo desejado entre os tipos de piscina para ter o resultado dos seus sonhos.

Separamos três opções para você se inspirar, confira a seguir.

Quadrada

Clássicas e atemporais, as piscinas quadradas são ideais para quem busca um design elegante e funcional, que se adapta muito bem a diferentes tipos de terrenos (inclusive os mais compactos).

Além de permitir uma integração harmoniosa com o ambiente, esse formato também pode ter o visual complementado por um deck de madeira, grama ou pedras, assim como cascatas e uma iluminação especial.

Redonda

As piscinas redondas trazem um toque de charme e descontração, perfeito para quem deseja criar um ambiente mais lúdico e relaxante.

São ótimas opções para otimizar espaços menores, além de criarem um ponto focal que pode compor o projeto de paisagismo da casa, aliado a bordas de pedra, iluminação ambiente e plantas ao redor para uma área mais convidativa e aconchegante.

Borda infinita

Modernas e sofisticadas, as piscinas com borda infinita são especialmente populares em locais com vistas panorâmicas, como casas à beira-mar, em colinas ou com vista para a cidade.

Elas criam uma sensação de continuidade da água, assim parecem se integrar com o ambiente e se fundir com o horizonte, fazendo com que a piscina pareça não ter fim e proporcionando um visual único.

Como escolher o melhor tipo de piscina para seu imóvel?

Não basta conhecer e escolher entre os tipos de piscinas para encontrar o modelo ideal: é preciso considerar outros fatores para acertar na construção da piscina perfeita e não ter problemas no futuro.

Pensando nisso, listamos o que você deve avaliar para escolher o melhor modelo de piscina para a sua casa. Confira a seguir.

Local que vai ser instalada

O local de instalação é o primeiro ponto a ser avaliado. Além de considerar o tamanho da área disponível para construir a tão sonhada piscina, analise também pontos como:

  • a posição do sol para garantir que a água mantenha-se agradável;
  • árvores próximas que possam sujar a piscina com frequência;
  • tipo de solo da área onde pretende instalar a piscina;
  • presença de encanamentos ou cabos subterrâneos.

Em locais com terreno acidentado ou declives, modelos como as piscinas de fibra e com borda infinita se adaptam melhor a essas condições.

Custo-benefício

Para construir uma piscina, é necessário investir. Por isso, avalie o custo-benefício de cada material para escolher aquele que melhor se encaixa no seu orçamento.

As piscinas de alvenaria, por exemplo, têm um custo inicial mais alto, mas oferecem maior durabilidade. Já as piscinas de plástico ou infláveis são mais acessíveis, porém têm uma vida útil menor.

Além de considerar os custos de instalação, considere também a manutenção e o uso de cada modelo, como o consumo de água  e energia, principalmente se optar por sistemas de aquecimento.

Quantidade de pessoas

Pense também em quantas pessoas vão utilizar a piscina. Se você tem uma família grande ou gosta de receber os amigos em casa, por exemplo, modelos maiores, como os de alvenaria ou fibra, são mais adequados.

Se a família é menor, os spas e ofurôs são uma ótima alternativa para garantir a praticidade e trazer um toque mais aconchegante ao espaço.

Acessórios

Além de escolher entre os tipos de piscinas, você também precisa definir se pretende incluir algum acessório, como:

  • escadas;
  • cascatas;
  • coberturas;
  • iluminação LED subaquática;
  • sistemas de aquecimento solar.

Esses são opcionais, mas existem alguns equipamentos fundamentais para o funcionamento da piscina, como a bomba e os filtros. 

No caso das piscinas infláveis ou de plástico, é possível encontrar coberturas protetoras e filtros portáteis que ajudam na manutenção e na preservação do material. Lembre-se de considerar esses valores para fechar o orçamento.

Capacidade em litros

Avaliar a capacidade em litros é importante não apenas para saber o tamanho e a profundidade da piscina, mas também para ter uma ideia do consumo de água e da quantidade de produtos químicos necessários para a manutenção.

Piscinas maiores, por exemplo, atendem uma maior quantidade de pessoas, mas apresentam maiores custos de enchimento, aquecimento e tratamento da água.

Modelos menores, por outro lado, são mais econômicos em termos de consumo de água e produtos de limpeza. A escolha depende de quantas pessoas devem utilizar a piscina.

Design

O design da piscina complementa a estética do local e contribui para a valorização do imóvel. Para encontrar o estilo ideal, considere o ambiente ao redor e o visual da sua casa.

Piscinas de alvenaria são mais flexíveis neste quesito, permitindo criar formas personalizadas e utilizar diversos tipos de revestimentos.

Para quem busca mais praticidade sem abrir mão da variedade de opções, os modelos em fibra também são uma boa escolha. 

Eles estão disponíveis em uma variedade de formas e tamanhos pré-fabricados, que podem se encaixar bem em diferentes projetos arquitetônicos.

Já para quem deseja uma aparência moderna e elegante, as piscinas com borda infinita são perfeitas e criam um visual inesquecível.

Manutenção

Outro ponto a se considerar é a manutenção de cada tipo de piscina. A manutenção regular inclui a limpeza da água, verificação do sistema de filtração e o uso de produtos químicos adequados para garantir uma água limpa e segura. 

Se você não quer ter trabalho, os modelos infláveis e de plástico são as opções mais práticas, mas podem exigir reparos mais frequentes pela fragilidade.

Leia também: Dicas para ter uma casa simples com piscina

Conclusão

Como vimos ao longo deste conteúdo, a escolha da piscina ideal envolve uma série de considerações que vão além da estética. 

Ao encontrar o modelo ideal, é possível aproveitar os benefícios desse novo espaço. A instalação de uma piscina não só valoriza o seu imóvel, como também proporciona um espaço de lazer e relaxamento para toda a família. 

Lembre-se de considerar não apenas o local de instalação e o custo-benefício, mas também as despesas a longo prazo e a manutenção necessária antes de tomar uma decisão.

Para facilitar as transformações no seu lar, não deixe de acompanhar os conteúdos do blog do ZAP Imóveis, que reúne dicas de decoração, arquitetura e reforma para inspirar e te ajudar a colocar sua personalidade em cada espaço da sua casa.

Aproveite também o filtro de piscinas do ZAP Imóveis para encontrar imóveis com piscinas já prontas para você curtir ao lado de quem ama!

Ache seu lar no ZAP

Milhares de opções

No ZAP tem
Milhares de opções

De casas com piscina

Ache agora Ver imóveis

Perguntas frequentes sobre tipos de piscina

Quais são os tipos de piscina?

Os principais tipos de piscinas são de alvenaria, fibra, plástico, inflável, ofurô e de vinil. Também é possível encontrar diferentes formatos e estilos, como as quadradas, redondas e as de borda infinita.

Qual tipo de piscina é mais barata?

As piscinas de plástico e as de fibra estão entre os modelos mais acessíveis atualmente no mercado.

Qual tipo de piscina dura mais?

As piscinas feitas em alvenaria são as mais duráveis, uma vez que são produzidas com materiais mais resistentes. Os modelos de fibra também apresentam boa durabilidade.

Como escolher o melhor tipo de piscina para seu imóvel?

Considere o espaço disponível, quantas pessoas vão usar a piscina, a funcionalidade desejada e o seu orçamento para escolher o melhor tipo de piscina. Avalie também os gastos com manutenção após a instalação.

Mais vistos

Mais lidas