Zap Móveis

Lareiras: aposte nos modelos prontos

Spread the love


Zap o especialista em imóveis No inverno aumenta a vontade de ficar em casa, vendo um vídeo, lendo um livro ou curtindo bons momentos a dois. Melhor ainda fazer tudo isso sob o calor de uma lareira. E não pense que esse é um privilégio para poucos. Está cada vez mais fácil ter esse conforto em casa ou até mesmo no apartamento. O mercado oferece dezenas de modelos: dos pré-fabricados aos prontos.

Para quem está construindo ou reformando, os arquitetos recomendam kits pré-fabricados, que evitam problemas comuns às lareiras feitas em obras, como muita fumaça ou pouco aquecimento. O kit leva ainda a vantagem de ser mais barato, montado em poucas horas e a prova de erro. Depois de instalado, fica completamente disfarçado pelos materiais de acabamento. “Mesmo fornecendo o projeto da lareira pode haver erro em sua construção, pois nossos pedreiros não têm tradição no assunto”, explica o arquiteto Jorge Rappoport, que costuma indicar a pré-fabricada para seus clientes.

Já os modelos prontos são indicados para quem quer evitar o transtorno de obras. Também são usados em casas de madeira onde não há presença de alvenaria. Existem em diversos formatos e dimensões. A variação de preços depende do material: cobre ou latão.

Hoje em dia, é possível até mesmo instalar uma lareira em um apartamento, independentemente de ser cobertura ou não. “Nos locais que não há a possibilidade de instalação de dutos para exaustão de fumaça, recomendamos modelos a gás ou elétricos”, afirma Douglas Marques de Almeida, da Casa das Lareiras. Eles, porém, não tem unanimidade. “Desaconselharia o uso a meus clientes”, garante o arquiteto Jorge. “São muito artificiais, por isso, prefiro sugerir outro tipo de aquecimento.”

Foto cedida pela empresa Calorarte

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas