Descubra o que é pátina e como usá-la na decoração

Na hora de reformar a nossa casa, existem muitas técnicas que podem renovar os móveis e os ambientes. A pátina é uma delas, perfeita para quem quer pôr a mão na massa e dar um novo visual a camas, cômodas e outros objetos. Você sabe o que é pátina?
É isso que a Redação ZAP vai explicar a seguir. Vamos ensinar um pouco mais sobre a pátina e a capacidade dela de renovar móveis. Além disso, reunimos algumas dicas para você aprender a aplicar essa técnica com praticidade. Confira!
Conheça o que é pátina
A pátina é uma técnica de pintura na qual são aplicadas várias camadas de tinta em um móvel e ele é lixado em seguida. Isso garante um aspecto mais envelhecido, comumente usado para restaurar peças antigas e conferir um ar vintage à decoração.
Sabendo o que é pátina, você já pode perceber que essa técnica não precisa ser aplicada exclusivamente em móveis. É possível renovar a decoração do ambiente dando esse ar envelhecido para portas, janelas e até mesmo em paredes.
Uma curiosidade bacana sobre a pintura pátina é que ela tem os primeiros registros na França do século XVIII, onde artistas tentaram reproduzir o efeito de envelhecimento de maneira artificial. No Brasil, foi bastante utilizada nos anos 1990 e atualmente retornou ao gosto das pessoas.
Existem vários tipos de pátina, que podem depender da cor aplicada, do visual ou até mesmo da superfície escolhida. A seguir, listamos alguns dos principais e mais conhecidos:
- pátina provençal: utiliza tons claros (preferencialmente o branco) e concentram o desgaste em quinas e bordas;
- pátina lavada: feita com combinações de tons claros, essa técnica usa a diluição em água como aspecto visual. Com ela, parece que o móvel foi realmente “lavado” com a tinta;
- pátina colorida: como próprio nome sugere, é aquela que usa cores mais vivas, geralmente utilizada para destacar os objetos na decoração;
- pátina de demolição: é aquela feita sem muito brilho para realmente lembrar peças de demolição. Confere um ar campestre e rústico aos objetos.
Confira um passo a passo para usá-la

Agora que já conhece um pouco mais sobre os tipos de pátina, está na hora de saber como aplicar essa técnica. A seguir, trouxemos um passo a passo simples e prático. Confira:
1. Escolha a superfície e os materiais
A primeira etapa da técnica de pátina é escolher o móvel ou a superfície que vai receber a técnica. Além disso, é o momento de separar os materiais necessários para a renovação. Essa separação vai depender, é claro, do tipo escolhido, já que cada pátina requer uma cor de tinta diferente. Conheça alguns itens gerais:
- pincel;
- rolo de pintura;
- lixas;
- palha de aço;
- pano limpo;
- base niveladora;
- produto para acabamento.
2. Prepare a superfície
Em seguida, é o momento de preparar a superfície que vai receber a pátina. Isso deve ser feito independentemente de o objeto ser novo ou não. Você vai começar lixando bem a peça para receber a nova tinta. Limpe o pó e refaça o processo com uma lixa mais fina que a utilizada anteriormente.
Depois, você deve aplicar a base niveladora. Esse produto vai evitar o descascamento da tinta futuramente. Em seguida, lixe a superfície com a palha de aço, que irá remover qualquer marca e deixar tudo mais liso. Finalize essa etapa, limpando a peça.
3. Aplique a tinta
É a hora de aplicar a tinta! Em geral, você pode começar com uma branca e depois aplicar outras cores de acordo com o tipo de técnica escolhido. Uma dica é optar por produtos de secagem rápida, que podem encurtar o tempo de aplicação. Além disso, sempre respeite o tempo descrito para que a peça fique completamente seca.
Outro truque bem bacana para essa técnica de pintura é usar pincéis ou rolos menores para a pintura de pontos de destaque no móvel ou em cantos mais difíceis. Além disso, tente sempre pintar em um movimento de “vai e vem” e evitar dar várias pinceladas na mesma região, já que isso pode estragar as camadas.
4. Faça o efeito pátina e finalize
Depois que a tinta estiver completamente seca, pegue a palha de aço e lixe novamente. Você pode aplicar mais força nas áreas que quiser que apareça mais a superfície original. Se estiver satisfeito, limpe a superfície e aplique algum material para o acabamento.
Conheça o ZAP Imóveis!
Pronto! Você já sabe o que é pátina e como aplicá-la na sua decoração. Então, que tal conhecer o ZAP Imóveis? No nosso site, você encontra imóveis em diversas cidades do Brasil e ainda conta com filtros exclusivos para ajudar na sua busca. Acesse e encontre seu lar!
Aproveite também para conhecer o blog do ZAP Imóveis. Por aqui, temos conteúdos sobre o universo imobiliário, decoração e outros assuntos relacionados ao lar. Confira nossas dicas!