Zap Móveis

Aprenda como cuidar de suculentas em casa

como cuidar de suculentas - imagem de suculentas
Spread the love

As suculentas são aquelas plantas com folhas mais grossas, dos mais variados formatos e cores, que aguentam passar por longos períodos sem água. Porém, isso não significa que elas não necessitem de cuidados. Assim, veja como cuidar de suculentas para mantê-las viçosas e sadias.

Além de serem bem resistentes, as plantas suculentas têm a estrutura preparada para aguentar temperaturas altas e climas desérticos. Elas formam lindos arranjos de mesa, sendo usadas em gamelas e na decoração dos terrários – aqueles vidros que parecem aquários, cheios de plantinhas e pedras por dentro.

Como cuidar das suculentas?

As suculentas podem fazer parte do jardim ou do terrário. Segundo o paisagista Raphael Jopert, o importante é colocá-las com cuidado sobre a mistura da terra e não enterrar as folhas. “Se for montar um terrário, lembre-se de deixá-lo em local arejado, iluminado, distante do sol direto e da chuva”.

“Exatamente pela facilidade de armazenamento de água, em locais de temperatura amena, a rega pode ser feita uma vez por semana”, ele diz sobre os cuidados com as suculentas. “Para evitar o acúmulo de água, que pode fazer a planta apodrecer, a dica é usar embalagens com bico, como um recipiente de ketchup”.

Para Jopert, plantar e cultivar suculentas, assim como plantas em geral, podem ser tarefas deliciosas. “Requer apenas paciência”, ele complementa. As suculentas são plantas que chamam a atenção pela enorme variedade de tipos, tamanhos e formatos das folhas.

Tipos de suculentas

Fica difícil elencar as dezenas de espécies de suculentas existentes, devido à enorme variedade. Por isso, vamos listar alguns dos tipos de suculentas mais conhecidos, assim você pode escolher a ideal para sua decoração. 

Echeveria

Uma das mais conhecidas, a Echeveria tem folhas cujo formato é parecido com uma flor, por isso também é conhecida como “flor do deserto”. Ao cuidar dela, preste atenção no substrato para suculentas, que não pode ficar encharcado. Ela gosta de sol e pode dar flores periodicamente.

como cuidar de suculentas - imagem de pessoa plantando suculenta

Planta jade

Também conhecida como árvore da fortuna ou da amizade, ela se dá muito bem tanto na sombra quanto no sol e até dentro de casa. Porém, não a subestime: ela é resistente e aguenta até ventos moderados. As pequenas flores dela nascem entre o inverno e a primavera.

Dedo-de-moça

As folhas desta suculenta são bem grossas, assemelham-se a dedinhos e têm as pontas avermelhadas. Ela gosta bastante de luminosidade e tem galhos que tendem a crescer para fora do vaso. Aprender como cuidar de suculentas desse tipo envolve cuidados mais simples: basta regá-la uma vez por semana.

Colar-de-pérola

Ela também é bastante conhecida, tem tamanho médio e folhas que se assemelham a pérolas, de onde vem o nome. Os galhos finos dela são onde ficam grudadas as bolinhas da planta, que pendem do vaso. Ela não gosta de muita luminosidade e se dá bem em ambientes internos ou na sombra.

Babosa

Famosa no Brasil pelo uso medicinal na cicatrização de feridas e no cuidado com os cabelos, a babosa é também uma suculenta. Ela pode atingir mais de 1 m de altura e gosta de luz, sendo ideal para jardins ou varandas.

Cultivo das suculentas

Embora pareçam frágeis, essas plantas são conhecidas por terem uma boa durabilidade, então o cultivo de suculentas não apresenta dificuldades. A primeira dica é, ao plantar, misturar areia ao substrato. Isso torna o solo mais leve e retém menos água – detalhe importante quando se fala como cuidar de suculentas.

Outro detalhe é escolher vasos que tenham furos. Embora valha para praticamente todos os tipos de plantas, para as suculentas, essa dica faz mais diferença. Esses furos liberam o excesso de água que, no caso destas plantas, inviabiliza o crescimento e pode até matar.

O ambiente para suculentas deve ser iluminado e, de preferência, apresentar pouca umidade. Geralmente, elas gostam de bastante sol, então encontre um local onde haja incidência solar, nem que seja durante algumas horas por dia. 

A rega das suculentas

Falando sobre como cuidar de suculentas, a água merece um capítulo à parte. O solo deve ser leve, como falamos, e a rega só deve ocorrer quando a terra estiver seca. Com a ponta dos dedos, veja se há alguma umidade no solo. Se houver, o ambiente continua agradável para elas.

Não molhe as folhas da suculenta, porque a água pode apodrecê-las. Assim, jogue água somente na raiz, em pequenas quantidades. Use adubos sobre a terra ou em forma de pequenas pedras, para a água da rega gradualmente levar os nutrientes para a raiz.

Por fim, como as suculentas aguentam bem tempos mais secos, evite que elas tomem muita água da chuva. Assim, em períodos chuvosos, coloque-as em um lugar na sombra, para evitar que o solo se encharque. 

Encontre casas ou apartamentos com varanda no ZAP Imóveis!

Saber como cuidar de suculentas é fundamental para quem quer ter plantas em casa. Se você procura um apartamento ou uma casa com espaço para cuidar das suculentas, acesse o ZAP Imóveis. Com os filtros de busca, você encontrará o imóvel dos seus sonhos!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas