Zap Móveis

Plantas dão charme ao ambiente e trazem bem-estar

planta na sala
Spread the love

planta na sala

Qualquer cantinho da casa pode receber um vaso de plantas (Foto: Shutterstock)

A correria do dia a dia dos grandes centros urbanos. As cidades cada vez mais verticais, cheias de concreto e com menos espaços verdes. A busca por ar fresco. Todas essas circunstâncias podem fazer com que as pessoas busquem em casa um ambiente mais confortável e aconchegante e até mais verde. As plantas para casa podem ser usadas como decoração, deixam o ambiente mais bonito e leve e ainda trazem bem-estar ao dono do espaço. É a união entre sustentabilidade e satisfação estética.

+ Personalize seus vasos de plantas com tinta spray

+ Conheça os tipos de plantas aéreas para decorar a casa

Bill Wolverton, cientista da Nasa, escreveu em seu livro “How to Grow Fresh Air” (Como Cultivar Ar Puro, em uma tradução livre) que as plantas têm a capacidade de limpar o ar da casa e ainda trazem equilíbrio ao espaço físico, já que são capazes de regular a temperatura e umidade e ainda diminuem a quantidade de germes no ar.

Portanto, é bom ter, pelo menos, uma planta dentro de casa. E uma das vantagens é que as plantas são totalmente adaptáveis para todo tipo de ambiente, seja o com metragem mais compacta ou o mais espaçoso. Dependendo da espécie, é possível ter a plantinha em um jarrinho pequeno e usar como complemento da decoração em um móvel, como por exemplo um mini cacto.

Plantinhas podem ser colocadas em cima de um móvel (Foto: Shutterstock)

Plantinhas podem ser colocadas em cima de um móvel (Foto: Shutterstock)

Outra possibilidade para quem não dispõe de muito espaço, mas não abre mão de ter uma planta em casa, é ter um jardim vertical. O interessante desta proposta é que o sistema pode ter diversos formatos e com materiais de todo tipo – o que mais combine com a decoração da casa -, receber plantas de várias espécies e vasos de tamanhos distintos. Caso haja mais espaço, um jarro maior com uma espécie que cresça mais pode ser ser colocado em um canto da sala e realçar a beleza do verde no visual do ambiente.

O bom é que as plantas podem ficar em qualquer ambiente da casa, a decisão de onde ela ficará fica a critério do proprietário para adaptá-la à decoração, desde que a planta se adeque ao local, seja com mais ou menos incidência de sol. “A escolha do local onde colocar as plantas é essencial, mas não há uma regra. O ideal são locais próximos às janelas, onde tem boa incidência de luz solar e ventilação”, afirma o arquiteto e urbanista Rogério Domingues.

jardim vertical

Jardim vertical é uma boa opção para quem tem pouco espaço em casa (Foto: Divulgação/Juliana Cau)

Por outro lado, a escolha do vaso pode ser um grande diferencial. “O vaso pode fazer toda a diferença. Na cozinha, por exemplo, o ideal são jarros menores. Já na sala, que geralmente é um espaço mais amplo, podem ser utilizados jarros maiores e mais trabalhados”, reforça.

Além de tamanho, é bom avaliar também a disponibilidade de tempo para cuidar das plantas da casa. Sim, elas exigem atenção. Portanto, se você não tem tanto ou disposição, opte por plantas que não necessitam de tantos cuidados. Algumas espécies são capazes de passar muitos dias sem ser regadas. Mas preste atenção no que cada espécie precisa para se manter viva antes de escolher o local onde ela será colocada no ambiente. Algumas precisam de sol, outras de sombra, umas de umidade, varia muito.

planta em vasos

Vasos também podem fazer a diferença na decoração das plantas (Foto: Viviana Agostinho/Flickr)

Cinco plantas para casa

1. Lança de São Jorge – tem folhas longas e pontiagudas. Ela precisa de pouca luz e de pouca água, ideal para os cômodos internos e cantos.

2. Cactus – são plantas de deserto e, por isso, muito resistentes. Variam em tamanho, cores, espinhos e alguns têm flores. Eles precisam de muito sol, mas quase não precisam ser regados.

3. Rosa de pedra – até parece flor, mas não é. É uma planta versátil e que quase não precisa de água. Basta regar a cada 15 dias para que ela fique linda. Mas não molhe a planta diretamente, deixe a terra úmida.

4. Violeta – tem em diversas cores e muitas opções para pequenos vasos, pode ser colocada em qualquer canto da casa, desde que não pegue luz solar direta. Elas possuem um ciclo de desenvolvimento relativamente curto, mas podem florir o ano inteiro.

5. Orquídeas – são lindas e elegantes. Florescem até duas vezes ao ano. Devem ficar à sombra e com poucas regas. Existem várias espécies com grande variedade de cores, formas e tamanhos.

As orquídeas são flores lindas e elegantes e ótimas para apartamento (Foto: Shutterstock)

As orquídeas são flores lindas e elegantes e ótimas para apartamento (Foto: Shutterstock)

Cinco plantas para ambiente externo

1. Dendê – tem folhas bonitas e dão um ar muito sofisticado a qualquer ambiente externo.

2. Jerivá – é um tipo de planta parecida com palmeiras, tem maior porte e fica bem em jardins e pátios.

3. Azaleia – resiste bem ao sol direto, sua floração ocorre no inverno. É uma planta rústica e resistente e sobrevive a condições adversas.

4. Margarida – pode ser plantada, por sementes ou mudas, em lugares com grande incidência de sol. Ela precisa ser irrigada regularmente e o solo deve ficar úmido e não encharcado.

5. Mini-ixora – se adapta fácil em regiões costeiras, já que ela precisa de muito vento para se manter e de pouca umidade.

Margarida necessita de bastante sol (Foto: Shutterstock)

Margarida necessita de bastante sol (Foto: Shutterstock)

+ Apartamentos verdes: plantas deixam ambientes mais aconchegantes

+ Saiba quais são as melhores plantas para sua varanda

+ Saiba como cultivar as plantas carnívoras em casa

+ Saiba quais são as melhores plantas para a casa de um homem

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Veja lista de plantas tóxicas proibidas em casas com crianças e pets

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas