Zap Móveis

Conheça plantas repelentes que ajudam a evitar insetos em casa

plantas repelentes - imagem de plantas repelentes
Spread the love

As plantas repelentes são opções naturais que podem ser usadas para evitar picadas de mosquitos que causam algumas doenças, como a dengue, a febre amarela e outras.

Por isso, ter plantas repelentes em casa é uma ótima opção. Além de funcionarem na decoração dos espaços internos ou externos, deixando-os mais bonitos e charmosos, elas oferecem essa proteção extra.

Porém, antes de escolher a sua, é importante conhecer a função de cada um dos tipos e o jeito certo de cultivá-los para obter os benefícios desejados. Acompanhe mais informações neste texto!

Principais plantas repelentes

De acordo com o professor de paisagismo do Senac, Anselmo Augusto de Castro, as plantas aromáticas costumam cumprir este papel de repelente, pois possuem óleos essenciais que, na natureza, têm o papel de afastar o ataque de pragas. Entre as mais conhecidas e presentes na maioria das residências, estão:

  • arruda;
  • jasmim
  • lavanda;
  • alecrim;
  • citronela;
  • poejo;
  • capim-limão;
  • erva-cidreira;
  • boldo;
  • manjericão;
  • hortelã.

No entanto, muita gente cultiva essas plantas com outras finalidades, como tempero ou apenas decoração, sem saber que tem uma planta que espanta mosquito por perto.

Como cultivar um repelente natural?

O profissional explica que, ao optar por qualquer uma dessas plantas, é necessário plantar mais de uma muda, isto é, um conjunto ou um maço. Além disso, “ervas como estas gostam de pleno sol, ou seja, não é recomendável cultivá-las dentro de casa. Uma forma de obter os benefícios é plantá-las em canteiros ou jardineiras próximo aos acessos, como portas e janelas”, aconselha.

A boa notícia é que algumas destas plantas, como o alecrim e a lavanda, sobrevivem bem à atual temperatura. “Mesmo assim, não podemos nos esquecer de irrigá-las, porém menos que as outras”, diz o professor.

Outro ponto importante é que o plantio de ambas pode ser realizado em um solo com mais areia ou calcário. Para as demais, ele recomenda um solo rico em húmus ou composto orgânico (terra preta) e irrigação frequente.

Citronela

Entre as plantas repelentes, a citronela é muito conhecida. O óleo essencial extraído dela é usado em muitos cosméticos com a finalidade de proteger a pele contra os insetos.

Embora funcione melhor em jardins e espaços abertos, a citronela também pode ser plantada em vasos, preferencialmente em uma varanda ou perto de uma janela, para receber luz direta do sol.

Também é necessário regar a cada dois dias ou sempre que notar que o solo está mais seco – em tempos mais quentes, a frequência pode ser maior. Se os galhos crescerem muito, ainda é preciso realizar a poda.

imagem de plantas repelentes

Manjericão

Outra opção na lista das plantas repelentes é o manjericão. Muita gente o tem em casa para utilizar como um ingrediente versátil na cozinha, no preparo de diferentes receitas.

Porém, o aroma intenso dele também ajuda a manter os insetos longe do ambiente. Para isso, basta plantar o manjericão em um vaso e deixá-lo sob o sol diariamente por algumas horas. Já as regas podem ser feitas a cada dois dias.

Outras plantas repelentes

A arruda é ótima para evitar a presença de moscas e insetos, e deixa um perfume agradável. Ela também pode ser usada em chás e se adapta facilmente a ambientes bem iluminados com luz indireta.

Já o boldo é uma das mais famosas plantas medicinais, indicado para chás em casos de problemas no estômago e no fígado. Ele pode ser plantado em pequenos vasos, desde que fique no sol e seja regado regularmente. Ao crescer, ele exala um cheiro que afasta os mosquitos.

Outra opção para quem quer plantas repelentes que embelezam o ambiente é a alfazema. Apesar de ser um pouco mais sofisticada, ela é simples de cuidar: precisa apenas de algumas horas diárias de sol e duas regas na semana.

Ainda há o cravo-da-índia que, por ser grande, funciona bem em ambientes externos e espaçosos, então não é a melhor planta para apartamentos. Essa árvore é bastante aromática e ótima para repelir insetos.

Está procurando imóveis para comprar ou alugar? No ZAP, tem!

Acesse o site do ZAP Imóveis e confira todas as opções para venda e aluguel de casas e apartamentos. Com os filtros de busca, você pode selecionar as características desejadas e encontrar exatamente o que deseja.

Depois, é só caprichar na decoração de cada um dos ambientes, com móveis e objetos que tenham a sua cara, além de algumas plantas repelentes da sua preferência, que vão ajudar a deixar todas as pessoas mais protegidas.

Mais lidas

Leia Mais