Zap Móveis

Conheça os benefícios de ter uma estufa no jardim

estufa jardim
Spread the love

Quem cultiva plantas e flores em casa, especialmente na área externa, costuma prezar bastante pela beleza das espécies. Uma boa alternativa para facilitar ainda mais esse trabalho é erguer uma estufa no jardim, estrutura capaz de conservar  mudas, vasos e hortaliças.

estufa jardim

Estufas ajudam a afastar o risco de pragas e outras condições adversas que ameaçam as plantas (Fotos: Shutterstock)

+ Ombrelones são boas opções para fazer sombra no jardim

+ Telhado verde: conheça mais sobre o sistema que diminui custos e ajuda o meio ambiente

“A estufa é utilizada para proteger plantas delicadas – como é o caso de orquídeas – da variação de temperatura, da chuva e do sol intenso”, explica a paisagista Daniela Sedo.

De acordo com a especialista, as espécies podem ficar penduradas no teto da estrutura armada, acomodadas em prateleiras ou plantadas diretamente no solo ou em canteiros suspensos.

estufa em casa

Estufas ajudam a reduzir custos com adubação e irrigação das plantas

Para os amantes da jardinagem, o mercado oferece diversos tipos de estufa, com tamanhos e características diversas – que variam de acordo com as necessidades do usuário. “É interessante que a estufa seja implantada em locais planos e abrigados da incidência direta de vento. Com relação ao material da estrutura, deve-se dar preferência ao aço galvanizado, que evita oxidação”, aconselha Leonardo Loyola, professor de arquitetura e urbanismo e design de interiores da Universidade Anhembi Morumbi

estufa com flores

Espécies podem ficar penduradas no teto da estufa ou acomodadas em prateleiras

Vantagens – Segundo o docente, as estufas ajudam a afastar o risco de pragas e outras condições adversas que ameaçam o plantio. “Podem também reduzir custos com adubação e irrigação devido às menores perdas propiciadas por esse tipo de sistema”, diz.

O professor ressalta que orquídeas e bromélias, plantas mais sofisticadas e que costumam exigir cuidados mais especiais, desenvolvem-se bem em estufas. “Essas condições otimizadas e diferenciadas de cultivo constituem uma ótima razão para os apaixonados por jardim terem estufas em casa”.

 

+ Aprenda a criar e cultivar uma horta em casa em pequenos espaços. Veja o vídeo

+ Conheça as plantas que podem melhorar o ar da casa

+ Aposte nas trepadeiras e nos arbustos para deixar a fachada da sua casa mais bela

+ As 21 melhores dicas de decoração no estilo faça você mesmo

+ Veja 10 presentes de Natal para decorar o lar que custam até 15 reais

 

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas