Zap Móveis

Conheça tipos de plantas aéreas para decorar a casa

Spread the love

Existem diferentes tipos de plantas aéreas que servem para decorar a casa e dar um toque especial tanto às áreas externas como a algumas internas. Elas também reduzem a temperatura no microclima, regulam a umidade do ar e proporcionam benefícios como conforto visual, calmaria e bem-estar aos moradores.

Porém, antes de escolher, é importante entender o que são as plantas aéreas e quais são as principais espécies. Essas plantas são aquelas cujas raízes se desenvolvem externamente ao solo e, na natureza, estão dispostas sobre rochas ou fixadas em árvores de maior porte.

Tanto em casas quanto em apartamentos, elas são muito bem-vindas, independentemente do tamanho, pois são instaladas no teto ou nas paredes. Para locais pequenos, a planta aérea serve como trunfo, pois pode ficar em áreas até então subutilizadas.

Se você está decorando e quer conhecer melhor todos os tipos de plantas aéreas, entender mais sobre elas e ter algumas em sua casa, confira todas as dicas e informações reunidas neste artigo.

Tipos de plantas aéreas e principais vantagens de cada uma

As plantas com raízes aéreas têm muitos pontos positivos. Quem explica é o paisagista Artur Craveiro: “a grande vantagem é que elas permitem que o piso fique desocupado para dar lugar a outros móveis ou à circulação, por exemplo. Além de propiciar aproximação com o meio natural, elas nos oferecem cheiros, cores e sensações agradáveis”, diz.

Alguns exemplos dos tipos de plantas aéreas mais usadas em ambientes internos são bromélias, trepadeiras, cactos e filodendros. Espécies como jiboia, orquídea-grapete, samambaia e dinheiro-em-penca também são excelentes.

tipos de plantas aereas - samambaia

Das citadas, bromélias e samambaias são as espécies mais populares de plantas que dão charme ao ambiente e nunca saem da moda. “São as mais encontradas e geralmente agradam a todas as pessoas, por conta da beleza e da rusticidade”, analisa o paisagista.

Já as orquídeas terrestres são muito bem adaptáveis ao plantio aéreo e muito bonitas para as residências. “Elas trazem inúmeras possibilidades, porque têm uma diversidade de folhagens e flores, inclusive com perfume”, opina o paisagista Edu Bianco, do escritório Flamboyant Paisagismo.

Xaxim é uma boa opção?

Ao escolher os tipos de plantas aéreas para sua casa ou apartamento, um ponto importante é saber escolher (ou evitar) alguns suportes e produtos, para garantir que as plantas estão sendo cuidadas da forma certa.

Largamente utilizado como vaso para plantas aéreas, o xaxim não tem uso recomendado. Ele está na chamada Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção pelo IBAMA. Porém, há uma série de produtos em desenvolvimento para substituí-lo, desde fibras e palhas de coco, passando por vasos e jardineiras suspensos, até materiais menos usuais e frequentemente lançados.

Plantas aéreas para paredes verdes

Outra forma de apostar em alguns tipos de plantas aéreas na decoração, principalmente para quem tem espaço sobrando, é criar paredes verdes, também chamadas de paredes vegetadas, ou um jardim vertical.

Entre as possibilidades, estão a trepadeira em grade, as plantas de forração ou as ornamentais, cultivadas em pequenos vasos fixados à parede para deixarem o muro todo coberto.

O paisagista Edu Bianco atenta para algumas medidas necessárias antes da instalação do jardim vertical: “a parede deve ser impermeabilizada e deve haver ponto de água e elétrico para uma irrigação controlada, que é fundamental para o sucesso do jardim, a menos que ele seja pequeno”, ensina.

Outra dica é instalar as paredes vegetadas afastadas por um suporte a aproximadamente 10 cm da parede de tijolos, porque este tipo de configuração pode causar umidade excessiva, e danificar a parede.

tipos de plantas aereas - imagem de parede verde

Manutenção e cuidados

Todos os tipos de plantas aéreas requerem cuidados específicos: algumas necessitam mais, outras menos. É o caso das orquídeas, por exemplo, que não toleram ser encharcadas, ou das bromélias, que precisam frequentemente de água na região central.

Já a samambaia é uma planta mais rústica, que carece de poucos cuidados, apenas de rega e fertilizações periódicas. “Vale lembrar que o excesso de água acarreta doenças e apodrecimento da planta. O controle de pragas pode ser feito com inseticidas domésticos, disponíveis em supermercados”, explica Bianco.

Ao escolher, é importante lembrar que as plantas de sombra e meia-sombra devem ficar internamente, ou externamente quando não recebem luz direta do sol. Já as plantas de sol pleno podem ser utilizadas livremente nas áreas externas. “Antes de adquirir uma planta, Consulte as necessidades dela com o fornecedor ou com especialistas, para usufruir dela por mais tempo”, diz Craveiro.

O imóvel ideal para você, no ZAP tem!

Agora que você já conhece os principais tipos de plantas aéreas para decorar sua residência, é hora de encontrar o imóvel ideal. Para isso, nada é melhor que contar com diferentes filtros na busca.

No site do ZAP Imóveis, você pode selecionar exatamente o que procura em relação à localização, ao tamanho ou a outras características. Assim, fica muito mais fácil encontrar um lugar para morar!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas