Zap Móveis

Hora de preparar o jardim para a primavera

Spread the love

O outono é o período ideal para se dedicar a cuidar do jardim (Foto: André Teixeira)

O outono é o período ideal para se dedicar a cuidar do jardim (Foto: André Teixeira)

A natureza vive em ciclos. Então, com o seu jardim não poderia ser diferente. Depois do período de exuberância que começa na primavera e segue pelo verão, chegou a época da amenidade. Lembra da fábula da cigarra e da formiga? Pois bem, esta é a hora de trabalhar para colher os frutos (ou flores) em outras estações.

“Agora, é preciso preparar as plantas para as temperaturas mais baixas do inverno. É nesta época que as folhas caem, e se faz necessário revigorá-las para que cresçam fortes”, explica o agropaisagista Carlos Diniz, da empresa Nova Rio.

O jeito é colocar a mão na terra. Comece pela poda, mas não se esqueça de eliminar as ervas daninhas primeiro, retirando-as por completo e pela raiz. Feito isto, corte as folhas mortas e os galhos necrosados.

“Se houver mudas novas na planta, desmembre-as e replante-as num vaso com terra adubada”, aconselha Diniz.

Para fortificar a terra, será preciso ter um kit orgânico. Ele deve conter adubo orgânico (a ser aplicado apenas uma vez e diretamente na terra), óleo de Nim e Fertfish (fertilizante natural feito com peixe e melaço de cana).

“Coloque uma tampa do óleo e uma do fertilizante, para cada 20 litros de água, e borrife nas plantas a cada 15 dias, até o fim do outono”, diz o agropaisagista.

ANOTE AS DICAS:
Básico – Observe o jardim e mantenha-o limpo.

Poda – Retire as ervas daninhas pela raiz, corte as folhas mortas e os galhos necrosados para não atrair pragas.

Mudas – Se as plantas tiverem novas mudas, corte-as e replante-as. Antes, no entanto, retire a camada superior de terra que estiver no vaso. Adube, afofe e faça o furinho no local em que a nova planta vai crescer forte.

Adubo – Utilize adubos orgânicos diretamente na terra. Após adubar, não se esqueça de regar a planta.

Sem pragas – Para acabar com as pragas, utilize a mistura de óleo de Nim e Fertfish a cada 15 dias. Para não queimar a planta, essa pulverização deve ser feita no período da tarde, nos dias em que elas forem regadas.

LEIA MAIS:

Conheça algumas novidades do Salão do Móvel de Milão 2011

Confira as novidades apresentadas nas principais feiras de decoração deste mês

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas