Zap Móveis

Jardins tornam ambientes mais agradáveis

Spread the love

Apesar de ainda não estarem entre as primeiras opções das pessoas na hora de se decorar um ambiente, os jardins ganham cada vez mais adeptos que buscam uma maior qualidade de vida.

Para quem vive em grandes metrópoles, projetos de jardins suspensos ou verticais têm tornado aqueles espaços “pequenos e vazios” dos cômodos em um lugar mais agradável e bonito dentro de casas e apartamentos.

O projeto da arquiteta Glaucya Taraskevicius mostra plantas integradas ao quarto (Fotos: Divulgação)

“As plantas podem deixar o ambiente mais aconchegante. Em salas de estar, por exemplo, elas deixam a decoração mais leve”, aponta a arquiteta Pricilla de Barros.

Jardim vertical arquitetado em uma sala de estar por Pricilla de Barros

Na maioria das vezes, estes jardins são colocados nas varandas ou próximas a elas. Porém, segundo os especialistas, nada impede de serem utilizados em qualquer outro ambiente. O modo suspenso, por exemplo, é montado com frequência em cozinhas.

“As plantas também conferem versatilidade na decoração que podem fazer a diferença. Um simples armário pode ser o grande destaque de um quarto quando recebe um detalhe curioso [como a planta]”, completa.

A diferença dos projetos está na estrutura necessária e no trabalho de manutenção e limpeza. Os verticais são mais trabalhosos e exigem uma tinta especial na parede atrás do jardim, além de um sistema de drenagem da água ligado a um ralo para escoamento da mesma. Esta rega pode ser manual ou automatizada.

Já o custo de se ter um espaço deste na casa pode variar de R$ 1.000 a R$ 12.000. “Depende das plantas que você solicitar. São elas que vão decretar o valor final do projeto”, explica a designer de interiores Ana Snege Sanches.

A escolha da planta dependerá da região onde estará o jardim, da ventilação e iluminação do local. A recomendação é que se opte por espécies que gostem de sombra e pouca luz.

Segundo as especialistas, Lírio da paz, Ficus, Árvore da felicidade, Rafís, Dracena de Madagascar, Antúrios e Pata de Elefante são alguns destes exemplos.

Misturar diferentes espécies de plantas é uma opção para áreas internas

Já para áreas externas (varandas), Bambu-Mossô, Fênix, orquídeas, Buchinho, Cáctos, Suculentas e Palmeira Washingtonia são algumas das sugestões.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas