Zap Móveis

Saiba montar um kit de ferramentas de jardim para cuidar das plantas

Spread the love

Em vasos ou no quintal de casa, as plantas levam frescor e vida aos ambientes. E graças ao charme das espécies muita gente adora colocar a mão na terra e cuidar de cada detalhe do cultivo.

ferramentas de jardim ki basico

Saiba montar o kit com as ferramentas apropriadas para o cultivo de flores e árvores (Fotos: Shutterstock)

+ Manual lista dicas essenciais para cultivar flores e plantas em casa

+ Faça você mesmo uma horta caseira gastando pouco

Quem tem ou pretende ter um espaço para criar flores também vai precisar de ferramentas apropriadas para o manejo. Por isso, o ZAP listou os itens essenciais de um kit de ferramentas de jardim. Confira:

Pá pequena e larga: É usada para tirar ou colocar terra e adubo no canteiro. Há opções de diferentes materiais, como fibra de vidro (leves e fáceis de limpar) e de alumínio.

ferramentas de jardim pá

Pá é um dos equipamentos que não pode faltar no “kit jardinagem”

Garfo largo: pode ser chamado de sacho ou cultivador. Serve para fazer o preparo do solo e para retirar ervas daninhas que eventualmente surgem no entorno das plantas e flores. Para esta ferramenta há também opções de fibra de vidro, resistentes às intempéries, e de alumínio, também leves.

ferramentas de jardim garfo largo

(E) Garfo largo e pá estão na lista de ferramentas essenciais de um jardim

Enxadinha: ferramenta ideal para os trabalhos que exigem mais força. Costuma ser usada para retirar as ervas daninhas pela raiz.

Transplantador: equipamento se assemelha à pá, mas é mais estreito e possui marcação de profundidade. É usado para retirar a terra na hora de acomodar a planta em um solo novo, já que é preciso saber a altura do buraco, a fim de permitir o crescimento da raiz no ritmo de cada vegetal. Normalmente, a profundidade ideal para o plantio vem indicado na embalagem da semente ou da muda.

Tesoura para colheita e poda: cada planta tem seu período de poda, tarefa em que são retirados folhas e galhos mais antigos, a fim de deixar a espécie usar sua energia na constituição de novas partes.

ferramentas de jardim tesoura

Existem diversos tipos de tesoura, com usos específicos para diferentes tamanhos de caules

Para a colheita, a tesoura serve para cortar a ligação com o tronco de forma delicada, sem danificar a estrutura do vegetal. Há diversos tipos de tesoura, com usos específicos para diferentes tamanhos de caules e também para necessidades dos diversos usuários.

Dependendo do que o morador cultiva no jardim ainda dá para adquirir um arco de serra, para galhos mais grossos; um serrote de poda, para os caules médios e grandes das árvores; pás maiores, para plantas cortar raízes e transplantar plantas e mudas de espécies de maior porte.

Enxertador e escarifador: o primeiro é utilizado para enxertar ou retirar parte da haste de uma planta com o intuito de a replantar em outro local. O segundo utensílio cria bordas simples e limpas entre floreiras e relva, perfeito para dar os últimos retoques no solo.

Pulverizador: é ideal para borrifar folhas de plantas ou zonas específicas da mesma (no caso da aplicação de algum produto).

Itens de proteção do kit de ferramentas de jardim

Luvas: criam barreira contra uma série de fatores, como bichos e espinhos.

ferramentas de jardim garfo largo

Luvas e cultivador, que também é conhecido como garfo largo

Joelheiras: servem para proteger os joelhos do jardineiro, dando-lhe algum conforto quando passa horas no jardim.

Carrinho de mão: útil para transportar todos os utensílios de jardinagem, especialmente sacos de terra.

 

 

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

+ Bonsais podem levar harmonia para a decoração da casa

+ Hotéis para plantas são boas opções para quem vai reformar ou viajar

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas