Zap Móveis

Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

horta - escorredor
Spread the love

Atualmente, existe uma forte tendência de decorar e fazer coisas em casa no estilo ‘faça você mesmo’. Isso também se reflete nas hortas caseiras. Há muitas pessoas que adaptam objetos que já têm em casa para criar sua própria horta e elas podem ser colocadas em lugares inusitados.

Hortas em regadores e baldes (Foto: Thinkstock)

Na opinião da arquiteta Adriana Victorelli, uma dessas possibilidades é utilizar cômodas de madeira para fazer uma horta na varanda do seu apartamento.

+ Confira 18 dicas para montar uma horta em casa

+ Veja dicas para fazer uma horta em apartamento

Saiba também alguns cuidados necessários para fazer o plantio dos vegetais

Outra opção é adaptar uma sapateira simples, dessas compradas em feiras livres, para fazer uma horta vertical.

Temperos plantados em escorredores de macarrão (Foto: Divulgação)

No entanto, alguns cuidados são necessários antes de plantar os vegetais na cômoda de madeira. “Primeiro, você deve se certificar de que o móvel é resistente. Depois, é preciso impermeabilizar a madeira para que não estrague por causa da umidade. Também é necessário drenar as gavetas para a passagem de água”, avisa Adriana.

Pneus são usados o lugar dos vasos (Foto: Divulgação)

No caso da sapateira, as plantas ou hortaliças devem ser colocadas nos próprios vasinhos dentro dos buracos da sapateira para não criar muita umidade e estragar a peça.

“Outro lugar inusitado para plantar pode ser um pneu, porém, é preciso tomar cuidado com a umidade, pois há o risco de acumular água”, alerta a arquiteta. Até mesmo panelas e chaleiras velhas, canecas, botas, luvas ou latas podem ser usadas. Basta abusar da imaginação!

É possível plantar também em canecas (Foto: Divulgação)

Adriana orienta ainda sobre o que é preciso ter para fazer a horta. “São necessários vasos ou floreiras de cimento, barro ou plástico, terra já preparada e adubada, pedras, cacos de tijolos, de vasos ou argila expandida, manta para jardinagem e, naturalmente, mudas de temperos à sua escolha”, finaliza.

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

+ Aprenda a regar as plantas em períodos de economia de água

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas