Quais são as melhores plantas para apartamento?
As plantas não só ajudam a compor e destacar a decoração – embora façam isso muito bem – como também deixam os ambientes mais leves e vivos.
Além disso, elas melhoram a qualidade do ar e podem até ajudar a manter o ambiente mais fresco. E o melhor: existem diversas espécies que precisam de poucos cuidados.
Mas, é importante saber quais as espécies mais indicadas para cada tipo de ambiente. Neste conteúdo, vamos compartilhar com você as melhores plantas para apartamento, continue a leitura para conferir!
Quais são as melhores plantas para apartamento?
A arquiteta Cátia Ferreira ressalta que as melhores plantas para apartamento são as que precisam de pouca iluminação e exigem regas com menor frequência.
Cátia garante que os benefícios são muitos. “A presença delas aquece o ambiente, no sentido de conforto, e faz cair a temperatura interna”, destaca a profissional.
A designer de interiores Gil Medeiros também destaca que os benefícios vão além da estética. “É trazer a natureza para dentro, reforçando o bem-estar. Elementos vivos contribuem para que tenhamos ambientes mais produtivos e arejados”, diz.
Com esses pontos positivos em mente, separamos algumas dicas de plantas fáceis de cuidar em apartamento. Confira a seguir as opções.
Cactos
São conhecidos pelo visual exótico e pela fácil manutenção. É uma planta muito versátil, que gosta de sol, mas também pode se desenvolver muito bem em áreas sombreadas.
Cátia Ferreira cita os cactos, além da kaizuka, que é da família das suculentas, como exemplos, lembrando que as espécies possuem folhas mais grossas, porque armazenam mais água.
“Os melhores ambientes para colocá-las são os sociais. Recomenda-se ao lado do sofá, de um aparador, do rack da TV, porque vai sempre bem nos cantos”, exemplifica a profissional.
“São lugares onde não têm grande circulação de pessoas esbarrando, até para garantir o bom estado das folhas e a respiração dessa planta”, complementa Cátia.
Samambaias
As samambaias são espécies tradicionais, com folhas pendentes e volumosas. É uma ótima opção para apartamentos, justamente porque pode ser pendurada e, com isso, ocupar menos espaço.
Esse uso como pendente é uma tendência no paisagismo residencial, mas as samambaias também podem ser colocadas em nichos.
É importante saber que elas precisam de claridade e devem ser adubadas com frequência para que cresçam de forma saudável Além disso, devem ser regadas com regularidade: o ideal é pelo menos três vezes por semana.
Quando ficam muito tempo sem rega, as folhas podem queimar mais rapidamente. Vale destacar que existem diferentes espécies de samambaia, desde as que se adaptam ao sol até as que preferem sombra ou meia–sombra.
Palmeira Raphis
Resistente e com manutenção baixa, a palmeira Raphis é uma planta que complementa muito bem a decoração com seu visual incrível e pode ser usada em meia–sombra, de preferência com incidência de sol no período da manhã.
A baixa necessidade de iluminação direta e a rega mais espaçada, que varia de duas a três vezes por semana, a tornam uma das melhores plantas para apartamento.
Pleomele verde ou pleomele fita
A pleomele verde ou pleomele fita é uma planta que vem sendo muito utilizada em ambientes internos, mas é uma opção muito versátil, pois se desenvolve bem em luz indireta ou meia-sombra.
Além dos ambientes internos, também podem ser cultivadas na varanda ou na sacada. A rega pode ser feita duas vezes por semana.
Lança ou Espada de São Jorge
A Lança ou Espada de São Jorge são espécies muito usadas em ambientes internos, especialmente por se adaptarem bem a diferentes condições, desde áreas com sombra a pleno sol.
São ótimas para pessoas que esquecem dos cuidados ou tem uma rotina mais agitada e menos tempo para realizar a manutenção das plantas, pois devem ser molhadas a cada 10 dias.
Ficus Lyrata
A Ficus Lyrata tende a ser um pouco mais cara devido à dificuldade de reprodução e ao seu crescimento mais lento. No entanto, tem um visual incrível, com folhas volumosas e brilhantes.
É uma espécie versátil, que gosta de sombra, meia–sombra e sol pleno. Um ponto de atenção é que ela deve ser plantada em vaso por conta de suas raízes, que podem causar estragos em outros ambientes.
A indicação de rega é duas vezes por semana.
Palmeira licuala
Planta de sombra e meia–sombra, a palmeira licuala tem folhas mais delicadas, que podem rasgar e ficar queimadas quando muito expostas ao vento. Por isso, é uma das melhores plantas para apartamento, onde ficam protegidas e conseguem se desenvolver bem.
A indicação de rega é de até quatro vezes por semana.
Árvore da Felicidade
A Árvore da Felicidade é uma planta versátil, que se adapta muito bem a diferentes ambientes, além de ser muito bonita e cheia de significados.
Muitas pessoas acreditam que essa planta atrai prosperidade, riqueza e, claro, felicidade.
É uma espécie que demanda pouca rega: uma vez por semana é suficiente.
Jiboia
A jiboia é uma planta que cresce em ramos, de sombra e meia–sombra, ideal para ser utilizada em vasos pendurados ou em nichos, assim como as samambaias.
Essa é uma espécie fácil de cuidar, com rega três vezes por semana.
Zamioculca
A Zamioculca é uma planta que se destaca por sua resistência e beleza, além de ser conhecida por seu significado espiritual: o Feng Shui acredita que a espécie atrai boas energias e abundância.
Ela tolera bem ambientes com pouca luz e é bastante fácil de cuidar, por isso está entre as melhores plantas para apartamento e é uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida.
Suas folhas verdes e brilhantes trazem um ar sofisticado e moderno, além de ajudar a purificar o ar.
Pacová
Planta de origem brasileira, o Pacová se adapta muito bem a ambientes internos, já que não exige luz direta. A espécie tem folhas grandes em um tom de verde mais escuro, o que contribui para criar um visual mais tropical.
É uma planta que gosta de lugares mais úmidos, por isso pode ficar muito bem em ambientes como a cozinha e o banheiro.
Costela-de-adão
A Costela-de-adão é conhecida por suas folhas recortadas, que trazem um visual único e marcante para qualquer espaço.
Essa planta é resistente e pode crescer bem mesmo com poucos cuidados. Além disso, ela gosta de luz indireta e alta umidade, o que a torna uma ótima escolha para ambientes internos.
Lírio-da-paz
Para fechar a lista de melhores plantas para apartamento, temos o Lírio-da-paz. Com flores brancas e delicadas que contrastam com as folhas verdes escuras, essa espécie traz um toque de elegância para os ambientes.
Além da beleza, ela tem fácil cultivo, ajuda a purificar o ar e se adapta bem a ambientes com pouca luz.
Aproveite para conferir o vídeo abaixo e saber mais sobre as melhores plantas para ambientes internos:
Dicas para escolher a planta ideal para o seu apartamento
Indicamos algumas das melhores plantas para apartamento, mas se você ainda está em dúvida sobre qual delas escolher, aqui estão algumas dicas para te ajudar a tomar a melhor decisão:
- avalie a umidade do ambiente: algumas plantas, como o Lírio-da-paz, preferem ambientes mais úmidos, enquanto outras se adaptam melhor a espaços secos, como os cactos;
- considere o espaço disponível: se o seu apartamento é mais compacto, opte por plantas menores ou que possam ser cultivadas em prateleiras, como o Pacová, ou plantas aéreas, como as samambaias;
- verifique a iluminação: avalie a quantidade de luz natural que o seu apartamento recebe para escolher a espécie adequada. Plantas como a Zamioculca e o Lírio-da-paz, por exemplo, são ideais para locais com pouca luz;
- entenda a rotina de cuidados de cada planta: plantas precisam de cuidados, por isso escolha espécies que se encaixem no seu estilo de vida. Se você tem pouco tempo, plantas de baixa manutenção, como a Costela-de-adão, são ideais.
A designer Gil Medeiros explica que os jardins verticais são uma solução para ambientes menores, onde não é possível colocar as plantas em vasos no piso.
“Mesmo com pouco espaço, esses jardins têm sido uma tendência em varandas gourmet, já que também promovem o isolamento acústico e térmico”, diz ela.
Como cuidar de uma planta de apartamento?
Ao conhecer as opções de plantas para ter em apartamento, vimos que cada espécie demanda um tipo de cuidado diferente. No entanto, existem alguns cuidados gerais quando se cultiva plantas em ambientes fechados.
Como elas não recebem muita claridade dentro de casa, precisam ser sempre adubadas, como explica a paisagista Regina Peres.
“Você precisa que as plantas para apartamento tirem nutrientes de algum lugar. São necessários adubos foliar e na raiz, sempre”, diz a profissional.
Se escolheu um cachepô, atenção: lembre-se que a planta está dentro de um vaso menor naquele espaço fechado.
“Precisa ser uma espécie adequada para ficar ali. Já as plantas penduradas não podem ter a rega esquecida. Para isso existem hoje regadores com cabos para molhar vasos no alto, que facilitam muito”, explica Regina.
Já as plantas de chão precisam de um vaso maior para se desenvolverem melhor, como afirma a paisagista Kat Flores.
“As suculentas e plantas pendentes podem ser colocadas em qualquer tipo de base. As suculentas precisam de pouco espaço, pois as raízes se desenvolvem pouco”, explica.
“Para as plantas ficarem bem sempre é bom uma adubação química a cada três meses”, complementa Kat.
Conclusão
Ter plantas no apartamento não só traz vida e frescor ao ambiente, como também promove uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza, mesmo em espaços urbanos.
Mas, por se tratar de um espaço menor e fechado, normalmente com incidência de luz mais baixa, é fundamental escolher espécies adequadas a essas condições.
Independentemente do tamanho do espaço ou da sua experiência com jardinagem, sempre há uma planta ideal para trazer mais cor e harmonia ao seu dia a dia.
Gostou deste conteúdo? Então não deixe de acompanhar o blog do ZAP Imóveis para conferir outras dicas de decoração e cuidados com a casa.
Se você ainda não encontrou o apartamento ideal para cultivar suas plantas preferidas, a plataforma do ZAP tem mais de 7 milhões de opções para alugar ou comprar.
Aproveite para conferir os apartamentos disponíveis no ZAP Imóveis!