Zap Móveis

Veja o passo a passo para fazer uma ikebana

Spread the love

E muito dificil nao se encantar por uma ikebana. O tradicional arranjo japones tem no significado de seu nome um indicio da importancia que assume na cultura oriental: “Ike” (arrumar, tornar vivo) e “Hana” (flor).

O importante e a harmonia entre os elementos (Foto: Shutterstock)

O importante e a harmonia entre os elementos (Foto: Shutterstock)

+ Feng shui no quarto ajuda a melhorar o sono

+ Decore a casa de acordo com o temperamento do morador

As ikebanas sao feitas com galhos, folhas, flores e ate mesmo frutos, pois o importante nao e o que se combina, mas como a conquista da harmonia entre os elementos acontece. “A ikebana pode ser montada com qualquer planta, por qualquer pessoa e em qualquer lugar. Esta e a principal filosofia que seguimos”, diz Hilda Tagusagawa, ikebanista brasileira que ensina a arte do paisagismo japones ha 15 anos.

Fazer tais arranjos, no entanto, requer paciencia e o conhecimento de algumas regras. A primeira delas e nunca usar flores artificiais, ja que isso afeta o principio da arte. E preciso lembrar ainda de que os arranjos sao formados por tres elementos principais: o “shin”, o “soe” e o “hikae”.

O primeiro e o ramo principal da ikebana e o segundo e o galho complementar, tais estruturas nao podem ser substituidas pelo caule das flores (hikae) e devem sempre ser maiores do que eles. “As medidas tornam o arranjo mais harmonico. As combinacoes entre flores e folhagens sao livres. O importante e saber o basico para depois praticar e ganhar sensibilidade”, afirma Hilda.

abre

Aprenda a fazer uma ikebana igual a esta (Foto: Bruna Bessi/Arkpad)

A ikebanista nascida no Brasil comecou a estudar a tecnica japonesa em 1984, quando morou no Japao para acompanhar o marido a trabalho. Logo se aprofundou no assunto, virou professora e passou a ensinar a tecnica das ikebanas seguindo a escola moderna Sogetsu.

Quer saber como fazer uma ikebana tradicional com lirios amarelos? Confira na galeria de imagens o passo a passo feito com a ajuda da ikebanista:

[huge_it_slider id=”63″]

Material necessario

1 tesoura
1 suporte metalico para arranjos (kenzan)
1 travessa
1 jarra com agua
1 vasilha com agua
1 maco de lirios (Lilium sp)
1 maco de folhagens de gardenia (Gardenia Jasminoides)

Tagusagawa recomenda trocar a agua do arranjo todos os dias e, se possivel, cortar o caule das flores diariamente.

 

+ Manual lista dicas essenciais para cultivar flores e plantas em casa

+ Saiba o que pedir de presente no cha de panela

+ Palitos de picole: 7 ideias para reaproveitar o material na decoracao

+ Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras

+ Lugares inusitados tambem podem abrigar sua horta

 

+ Quer receber mais dicas de decoracao e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaco para comentarios desta materia. Os dados nao serao publicados nessa pagina

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas