Zap Móveis

Porta e rodapé: a importância destes itens na decoração

Porta da sala
Spread the love

A porta dá as boas-vindas a qualquer ambiente e é mais importantes do que se pensa em qualquer projeto de decoração. Já o rodapé é mais discretos, mas não menos essencial porque ele confere charme à decoração. Saiba qual é a importância desses dois itens na decoração e como fazer a escolha ideal.

Leia também

+ Confira 9 opções de puffs para a sala e aprenda como usá-los em casa

+ Aquário em casa garante beleza, leveza e integração de ambientes

Portas 

São responsáveis por garantir privacidade, segurança, ventilação, iluminação e circulação e exigem bom planejamento e dimensionamento. “A escolha adequada vai se refletir nos ambientes, podendo deixá-los modernos, coloniais, clássicos, limpos, contemporâneos, divertidos, aconchegantes, discretos, industriais”, pontua a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura. 

As portas podem ser elementos de destaque com materiais e cores diferenciados ou ficar discretamente inseridas em painéis. “Tem modelos de abrir com batentes mais convencionais, de abrir com uma ou duas folhas, conjuntos de correr com uma folha ou diversas folhas, portas pantográficas que podem fechar grandes vãos elegantemente, portas pivotantes”, enumera Danielle Dantas, arquiteta do mesmo escritório. 

Portas podem ser o destaque de um ambiente a depender da escolha do modelo e material

Rodapés

Os rodapés são responsáveis pelo acabamento funcional e são um detalhe estético que contribui para o projeto. “Eles auxiliam para camuflar possíveis imperfeições das junções entre paredes e pisos, além de evitar infiltrações e acúmulo de sujeiras. O recurso é importantíssimo para evitar ‘machucadinhos’ de colisões. Existem diversos materiais, cores e estampas”, ressalta Paula.

Os rodapés são um detalhe estético que contribui para a beleza da casa

Escolha ideal da porta e do rodapé

A escolha de cada um deve seguir recomendações. A porta deve ter altura estudada segundo a proporção do ambiente e qual sensação se quer dar. “Portas mais altas dão sensação de amplitude, portas com vidro trazem mais luminosidade, portas de madeira natural podem trazer mais aconchego e ar mais rústico”, lista Danielle. Ela diz que os materiais mais comuns são madeira, MDF, alumínio, vidro, aço ou a mistura deles. “Ainda podem receber acabamentos como pinturas diferenciadas e coloridas, ou revestimentos em couros e tecidos”. 

Já os rodapés são indicados para qualquer projeto, mas a escolha pode variar. “Há necessidade de conhecer os materiais. Além da predileção pelo mesmo material do piso, outras sugestões são PVC, poliestireno ou MDF. Além disso, existem materiais com soluções específicas para cada cliente, desde clássicos até os com perfil com luz”, completa Paula. Ela ressalta que não existe altura correta. “Dependendo do desenho, alguns podem ser mais sofisticados e modernos. Um mais baixo permite que a atenção esteja mais voltada para o piso, enquanto uma altura mais elevada se destaca. Como parâmetro, atribuímos altura entre 15 a 20 cm”.

Leia mais

+ Imóveis de luxo: saiba as curiosidades desse mercado

+ Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas