Chá Dançante é eleita como a cor do ano para 2012, segundo Colour Futures


Chá Dançante é a cor do ano para 2012 (Fotos: Divulgação)
Na última sexta-feira, 14, o Colour Futures, estudo realizado pela multinacional holandesa AkzoNobel, apresentou em São Paulo o tom da família do vermelho como a principal tendência para 2012.
A cor que reflete exatamente a sintonia do ano que está por vir foi batizada pela empresa por “Chá Dançante” e oferece diversas possibilidades de uso. “Esse tom incentiva a mente a buscar novas ideias e possibilidade. Como realçando a profundidade ou o frescor de outro tom ou contrastando com uma determinada cor vibrante ou não”, diz Paola Vieira, gerente global de Colour Marketing da AkzoNobel.
Este estudo, transformado em livro, é uma referência para os profissionais e amantes da decoração e das cores. As pesquisas, realizadas por um grupo de especialistas no assunto, revelam que a cor do ano de 2012 é resultado de uma verdadeira evolução.
O tema “Recuperação”, do que sempre foi percebido como sólido e verdadeiro guiaram as tendências de 2010. Já a ideia de “Apreciação” do reconhecimento do valor da simplicidade e pureza das coisas do cotidiano nortearam os resultados de 2011.
O resultado da próxima tendência de cor está ligado à evolução do tema-chave, além de examinar temas como moda, cultura, economia e atualidades.
Principais tendências:
Mistura Delicada – Sutileza e equilíbrio são conceitos que norteiam o leque de cor deste tema. Tons neutros frios e elegantes, tons de caramelo quentes e luxuosos, corais avermelhados e rosas tom-de-pele acompanhados por nuances de ferro batido, aço, concreto polido, entre outros.
Uma pequena semente – Inspirada no princípio da fotossíntese, a paleta de cores é composta por verdes aguados, tons de nuvens de chuva e tons pasteis frescos, que definem a atmosfera. Somam-se a eles cores escuras como o solo e brilhantes como flores, resultando em um leque equilibrado e agradável.

Tema 'Meu Diário'
Meu Diário – A coleção de cores reflete a estética dos blogs e das redes sociais. É equilibrada, quente e charmosa, sem elementos de nostalgia particulares. As cores são modernas, mas ligeiramente degradadas. Toques de papel pardo e vários tons pasteis alegres e amadurecidos compõem esta cartela.
Mundos Diferentes – O leque de cores aborda desde o surreal até o concreto, exibindo azuis, verdes e vermelhos vívidos brilhantes e aveludados, que recebem o contraste de tons pasteis etéreos e translúcidos.
Heróis Redescobertos – A paleta de cores é inspirada pelas qualidades realistas e práticas da herança industrial, bem como pela estética masculina que sempre as acompanhou. Tons como azul índigo, neutros fabris, tons de ferrugem, além de nuances brilhantes de arame, portas metálicas e tubulações, somadas a tons de cinza de motores e de concreto, são alguns exemplos.
LEIA MAIS:
Assista no ZAP imóveis como realizar a vistoria do imóvel novo
Crie uma luminária tropical com lanterna japonesa e flores artificiais