Zap Móveis

Escolha maçanetas e fechaduras de acordo com a decoração da sua casa

Spread the love

Elas costumam ser esquecidas na hora de decorar. Ficam por último, meio que desprezadas. Mas saiba: as maçanetas e fechaduras são importantíssimas e precisam harmonizar com o estilo da casa. Não adianta ter um ambiente futurista e as maçanetas coloniais, por exemplo. Lembre-se: elas são as primeiras a serem observadas.

Leia também

+ Saiba escolher a cadeira de amamentação ideal

+ Tem gatos? Então saiba gatificar sua casa sem deixar de lado a decoração

+ Coloque uma rede em casa sem descuidar do estilo e da decoração

“A primeira indicação é buscar marcas de qualidade e que tragam segurança, desde o manuseio até a eficiência ao ser trancada. É importante ter uma peça adequada ao estilo do imóvel, então vale atentar se é um estilo clássico, moderno ou até minimalista, as opções são infinitas”, diz a arquiteta Thamyris Albuquerque, da Taed Arquitetura.

A arquiteta Érica Salguero explica que maçanetas e fechaduras devem combinar principalmente com o estilo da porta. Não adianta você colocar uma porta extremamente clássica e a fechadura ser moderna, vai virar uma salada de estilos, diz ela. “E a porta também deve estar conversando com o restante da decoração”. 

As maçanetas devem combinar com o estilo da porta e a porta com o restante da decoração
As maçanetas devem combinar com o estilo da porta e a porta com o restante da decoração

Nem todas as maçanetas e fechaduras precisam ser iguais

As maçanetas e fechaduras não precisam ser iguais em todas as portas do imóvel. A de entrada, por exemplo, costuma ser destaque em relação às outras, seja pelo design ou tecnologia. Hoje há as fechaduras biométricas ou por senha, que chamam a atenção. “Na área íntima, pode ser de uma forma e na área social um outro modelo, mas é sempre importante que elas estejam conversando entre si”, detalha Érica.

A profissional aconselha utilizar estilos atemporais. “Em relação às cores, o cromado reinava absoluto nas tendências, mas, hoje, entraram outros, como o preto fosco e o red gold. Eu uso bastante o cromado, por ser super atemporal, aquele metal que não sai de moda. Mas também gosto do preto fosco, que é sinônimo de modernidade e fica bacana em ambientes despojados”.

Outras cores de maçanetas e fechaduras estão sendo cada vez mais utilizadas, além do cromado
Outras cores de maçanetas e fechaduras estão sendo cada vez mais utilizadas, além do cromado

Sobre o formato das maçanetas, a escolha deve levar em conta quem mora no local. “Os modelos fecho rolete são lindos, mas não indicamos para quarto de bebê porque faz muito barulho ao abrir. Quadradas e redondas são indicadas de acordo com o gosto de cada cliente e com base no projeto idealizado. Eu apostaria em peças mais atemporais e sem tanto ornamento na hora de escolher”, pontua Thamyris Albuquerque. 

Leia mais

+ Como conciliar objetos e móveis antigos com a decoração moderna

+ Encontre o imóvel ideal para você morar

+ Louças sanitárias também refletem personalidade do morador

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas