Zap Móveis

Tipos de luminárias: veja os mais indicados para o seu apartamento

Spread the love

A iluminação destaca o ambiente, dá conforto e cria espaços funcionais e personalizados. Ela pode ser incluída até nos móveis, dando maior beleza às peças. Sem dúvida, pode virar o ponto alto da decoração. Mas os tipos de luminárias são tantos que fica difícil escolher o que é melhor para cada apartamento.

Leia também

+ Mesa de jantar: escolha o modelo certo para a sua casa

+ Acabamentos e cores de móveis ressaltam personalidade do morador

+Como fazer uma decoração sustentável

“Hoje temos opções novas de trilhos que nos permitem brincar com uma grande variação de luminárias, com ou sem forro de gesso. Spots para uma iluminação mais cênica, luminárias pontuais e mais difusas”, diz a arquiteta Helô Marques.

A iluminação dá um charme à decoração e torna o ambiente mais confortável - Foto: Divulgação - Bontempo
A iluminação dá um charme à decoração e torna o ambiente mais confortável – Foto: Divulgação – Bontempo

Segundo ela, os pendentes agregam peso à decoração. Na mesa de jantar, porém, é preciso completar com alguma iluminação mais ampla. “Seja em forma de arandelas ou spots. As arandelas, inicialmente, não são muito bem aceitas. Mas as neutras, que somem na parede, e as decorativas trazem um efeito incrível para iluminação”, explica a arquiteta. 

As cores usadas nas paredes e revestimentos do apartamento podem influenciar nos tipos de luminárias escolhidos. Cores claras refletem mais a luz e necessitam de luminárias com menor fluxo luminoso do que um local com revestimentos mais escuros. 

Cores consideradas frias, como azul e verde, são destacadas com iluminação de temperatura neutra ou fria (4000K a 6500K). Já as tonalidades amarela e laranja ficam melhores com luz quente (2400K a 3000K).

Tamanho do apartamento influencia na escolha dos tipos de luminárias

Helô Marques ressalta que, em apartamentos menores, um trilho faz um bom papel, mesclando lâmpadas dicroicas, difusas e LEDs. Para ambientes amplos, ela cita as arandelas, abajures e luminárias de piso. “Muito legal também usar sancas com as mais variadas luminárias: LEDs, spots, chip”. 

Segundo ela, o abajur ainda é um recurso muito usado. “Hoje a gente faz a tomada comandada, assim a pessoa acende direto nos interruptores. Abajures trazem luz aconchegante para um canto da sala, luz de leitura para os quartos ou para o canto de uma poltrona”.

O abajur ainda é uma ótima opção de iluminação para os ambientes
O abajur ainda é uma ótima opção de iluminação para os ambientes

A arquiteta diz que o efeito da iluminação não sai de moda. “O que muda são as luminárias disponíveis no mercado, que nos trazem as mais variadas soluções. Antigamente, a lâmpada halógena não permitia muitas variações e focos. Depois vieram as dicroicas e todas as suas variações e, agora, a LED”.

Leia mais

+ Alugar imóvel por imobiliária exige contrato de mandato

+Escolha o trocador para bebê ideal de acordo com o espaço do quarto

+Escolha maçanetas e fechaduras de acordo com a decoração da sua casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas