Zap Móveis

Vidro inteligente: conheça as vantagens desse item para sua casa

Imagem da janela de um apartamento
Spread the love

Os benefícios do uso do vidro em uma construção são muitos, como maior aproveitamento da luminosidade, sensação de amplitude, beleza, além da economia. Quando se trata do vidro inteligente, as vantagens desse item são ainda maiores. 

Pensando nisso, preparamos mais informações sobre como funciona essa tecnologia do vidro inteligente e sobre quais são seus principais benefícios para um imóvel. Confira no conteúdo a seguir! 

O que é vidro inteligente? 

Trata-se de um vidro opaco, mas que fica transparente. Esse é o vidro inteligente, também conhecido como smart glass. Ele conta com sistema que permite a mudança de tonalidade facilmente e pode ser usado em janelas, portas, além de servir, inclusive, para divisões de ambientes.

Atualmente, é possível encontrar três tecnologias diferentes de vidros inteligentes: cristal líquido, eletrocrômica e disposto de partículas suspensas. Apesar de apresentarem praticamente o mesmo resultado, há mudanças em relação ao valor. Por isso, o ideal é pesquisar qual opção combina mais com seu bolso. 

O Cristal líquido é a opção mais cara de vidro inteligente, isso porque esse modelo necessita que haja uma corrente elétrica constante. Já os vidros eletrocrômicos são os tipos mais baratos. Por fim, o de partículas suspensas é o que mais compensa em custo benefício, já que é vendido por um preço intermediário e apresenta uma boa durabilidade. 

Como funciona o vidro inteligente? 

“O vidro inteligente é uma nova tecnologia que une duas folhas de vidro incolor com uma película de micropartículas elétricas entre elas. Essa película  de vidro inteligente se altera entre leitosa para transparente quando ativada com corrente elétrica, que pode ser acionada em interruptor ou no próprio fechamento da porta”, explica o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato.

Fernanda Quintas, supervisora de marketing e especificações técnicas na PKO do Brasil, explica que a “mágica da transformação” acontece em função do processo produtivo, porque trata-se de uma laminação de dois vidros com um filme de LCD (cristal líquido) com polímeros dispersos.

“Quando uma voltagem (tensão elétrica) é aplicada, as moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor. Isso permite a passagem de luz por meio do vidro. Quando o dispositivo é desligado, as moléculas voltam à sua condição original, tornando o vidro branco translúcido novamente”, detalha a profissional. 

6 benefícios do vidro inteligente 

Por conta da sua versatilidade de uso, os vidros inteligentes apresentam diversas vantagens para os ambientes da sua casa, pois possui alta durabilidade, facilidade de limpeza, bloqueio de até 99,6% da radiação ultravioleta e redução de danos à pele.

Imagem das janelas de uma casa

1. Divide ambientes

Por ser um produto que altera a sua cor, ele pode ser usado para dividir ambientes e mantê-los integrados à mudança da sua tonalidade. Com essa tecnologia, é possível proporcionar uma privacidade parcial ao ambiente, assim como evitar o uso de paredes que ocupam mais espaço em uma residência. 

O arquiteto e paisagista Cezar Scarpato explica alguns lugares onde o item pode ser usado. “Pode ser utilizado em ambientes com estética mais futurista e tecnológica, além de locais que buscam a integração entre ambientes e privacidade parcial, como um banheiro com vidro inteligente dentro da suíte, por exemplo, ou lofts e home office”.

2. Substituição da cortina

Caso seja usado em janelas, o vidro inteligente pode substituir as cortinas, mas vale lembrar que ele não funciona como uma cortina blackout, porque, quando está desligado, o vidro fica no modo jateado, a partir do qual é possível ver penumbra e formas. 

O CEO da Glasspedia, Wagner Domingues, explica que seu uso não é recomendado para aplicações em fachadas. Caso a pessoa tenha interesse, a sua aplicação deve ser estudada rigorosamente, de forma a atender às normas vigentes.

3. Facilidade de limpeza

É fácil fazer a limpeza do vidro inteligente polarizado, basta usar um pano macio e sabão neutro. Em seguida, o pano deve ser passado na superfície até que ela fique limpa. Depois, finalize a higienização com um pano seco para tirar a umidade. 

4. Projeção de imagens 

Tenha um cinema quando quiser! Quando ele está no modo leitoso, pode ser usado para projetar imagens e vídeos, visto que o item assume a mesma função de uma tela de projeção que possui o fundo esbranquiçado. 

5. Economia de energia 

Caso você opte pelo vidro inteligente responsivo à luz, saiba que você conseguirá controlar a luz do ambiente facilmente. Assim, é possível reduzir a necessidade de uso de luzes artificiais.

Além disso, seus painéis inteligentes reduzem o aquecimento pelos raios solares. Dessa forma, é diminuído o uso de ar-condicionado e de outros itens de climatização. Por isso, além de propiciar economia, o vidro inteligente ainda é sustentável.  

6. Alívio visual 

Por permitir regular a quantidade de iluminação, o vidro inteligente impede que a luminosidade seja insuficiente ou excessiva. Dessa forma, ele diminui desconfortos visuais e problemas de visão. 

ZAP Imóveis: praticidade para procurar o imóvel dos seus sonhos! 

Agora que você já sabe o que é e como funciona o vidro inteligente, que tal conferir os imóvel disponíveis no ZAP? Em nosso site, você encontra apartamentos, casas de rua e de condomínio, kitnets, lofts, além de salas comerciais. 

Além disso, ainda é possível filtrar as propriedades pelo valor, tamanho ou quantidade de quartos, banheiros ou vagas na garagem. Assim, você encontra a residência ideal para sua necessidade em poucos cliques.  

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas