Como rejuntar o piso? Veja dicas práticas e simples

como rejuntar o piso -pessoa instalando piso
Spread the love

Os pequenos consertos da casa podem gerar muitas dúvidas, não é mesmo? São tarefas essenciais para o dia a dia e que garantem o conforto durante a rotina. Dentre essas atividades, você já se perguntou sobre como rejuntar o piso da melhor maneira possível?

É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje. O ZAP Imóveis, junto ao hagah, sabe que as tarefas em casa são importantes para o dia a dia, por isso trouxemos algumas dicas para aprender a rejuntar piso sem contratempos. Confira nosso guia — e mãos à obra!

Conheça os tipos de rejunte

Você já se perguntou sobre o que é o rejunte de piso? É muito comum que essa dúvida surja, principalmente para pessoas que não têm muito contato com esses pequenos consertos, pois o rejunte é aquele material visível entre os azulejos no chão. É um item para preencher os espaços entre os pedaços.

A escolha do que usar para rejuntar o piso em cada ambiente pode depender de vários fatores. Se for um cômodo com alta umidade, é interessante optar por um modelo cuja impermeabilização seja alta. Veja também os aditivos que cada espaço pede. Em casos de piscinas, por exemplo, o rejunte precisa ter algumas características especiais a fim de evitar deterioração.

Rejunte lixado

Existem diversas opções de rejunte para colocar na sua casa. O rejunte lixado, por exemplo, é mais indicado para pisos que tenham as junções iguais ou maiores que 3 mm.

Rejunte não lixado

Já o rejunte não lixado é uma opção indicada para pisos que tenham junções iguais ou menores que 3 mm. Para aplicação de ambos, é importante medir os espaços entre os pisos com precisão para usar o modelo mais adequado.

Rejunte epóxi

Essa é uma boa opção para quem busca um acabamento mais sofisticado. Seu nome está relacionado justamente à resina que compõe o rejunte. Ela deixa a massa mais firme e torna o rejunte impermeável, o que evita a entrada de sujeira e a umidade.

Rejunte à base de cimento

Conhecido por ser uma opção popular, o rejunte à base de cimento tem um visual mais rústico e áspero. Ele possui uma subdivisão, sendo que o tipo 1 é mais indicado para ambientes sem uso constante e com área de até 20 m², e o tipo 2 é perfeito para espaços com qualquer medida.

Rejunte acrílico

O rejunte acrílico é boa opção para quem procura um acabamento mais liso que o que tem base de cimento. Ele é indicado tanto para ambientes internos quanto externos e possui uma ótima impermeabilização, o que dá resistência em relação à formação de fungos. 

Entenda como rejuntar o piso de maneira simples

como rejuntar o piso - pessoa instalando piso

Depois de escolher o rejunte ideal para cada ambiente, é importante ler as instruções do fabricante, principalmente em casos de modelos com aditivos específicos. Dependendo de qual tipo que irá utilizar, você pode precisar umedecer as juntas.

Para fazer a aplicação, você pode usar a desempenadeira. Ela é aquele item de aspecto achatado que ajuda a espalhar o rejunte pela área de aplicação. Caso não tenha essa ferramenta, pode usar um chinelo velho cortado ao meio. O importante é que os espaços fiquem bem preenchidos, justamente visando evitar a deterioração rápida. 

Conforme você usa a desempenadeira, tire levemente o excesso com a ponta da ferramenta, mas fique atento para não cavar as juntas, já que é apenas para limpar a superfície.

Depois, passe uma esponja ou pano. Porém, lembre-se de checar as instruções do fabricante para se certificar de que não há problema algo umedecido para limpar o azulejo à medida que o rejunte vai se fixando. Por fim, quando estiver seco, remova a poeira branca que fica com ajuda de outro pano seco. Prontinho!

Dicas para facilitar a tarefa

Para aprender como rejuntar o piso, fique atento ao rendimento do produto, que é medido em m². A fim de chegar à quantidade ideal, meça os azulejos a serem aplicados, o cômodo e o espaço entre cada peça. Caso tenha dúvidas, você pode perguntar sobre essas medidas nas lojas de materiais de construção. 

Outra dica importante de como aplicar rejunte em piso com mais durabilidade é sempre fazer a limpeza das juntas antes de colocar o rejunte. Na hora de aplicá-lo, vire a desempenadeira num ângulo de 45º, já que isso facilita a penetração do material nos espaços.

Além de aprender como passar o rejunte no piso, também é importante dar um tempo para que o seu piso fique firme. Isso pode variar conforme a marca escolhida, mas é interessante evitar colocar peso na área por, pelo menos, uma semana. Para fazer a limpeza do rejunte, você pode usar produtos específicos, como Limpa-Rejunte e Azulim. 

Conheça o ZAP Imóveis!

Viu só? É muito fácil aprender como rejuntar o piso da sua casa. Depois de conhecer nossas dicas, que tal acessar o ZAP Imóveis? Por aqui, temos filtros exclusivos que ajudam a encontrar o espaço ideal para o seu próximo lar, além de uma página com os principais lançamentos em várias cidades do Brasil. Confira!

Mais vistos

Mais lidas