Zap Móveis

5 testes indispensáveis para quem quer aprender como colocar piso

imagem de pedreiro mostrando como colocar piso
Spread the love

Qualquer reforma consegue transformar a aparência da casa, não é mesmo? Pode ser uma nova pintura, uma mudança na ordem dos móveis ou até mesmo uma iluminação renovada. Uma das mais populares é a troca dos pisos, mas podem surgir várias dúvidas sobre como colocar piso da melhor maneira.

Um contrapiso bem feito é aquele áspero, regular e sem manchas ou trincas. Já um ruim fica liso, desnivelado, trincado, com manchas e soltando. Como reconhecer isso quando a reforma estiver pronta?

É o que vamos contar neste conteúdo. Por aqui, a Redação Zap reuniu cinco testes indispensáveis para perceber se o seu piso está colocado da melhor maneira possível. Isso vale tanto para instalações caseiras quanto para quando há a contratação de ajuda profissional. Confira!

Qual é o segredo de um piso bem aplicado?

como colocar piso

O primeiro passo para aprender como colocar piso é varrer bem o chão antes de aplicar a camada inicial. Ela é chamada de camada de aderência, e você deve aplicá-la polvilhando cimento e água antes de aplicar a argamassa de fato — uma mistura entre cimento, areia e água.

Para ter uma instalação de piso bem feita, a escolha do material é imprescindível. Nesse caso, é essencial pensar em possíveis interferências na rotina e, é claro, verificar cada passo da obra, caso opte por contar com ajuda profissional. Se for olhar só no final, pode acabar tendo retrabalho e demorando mais para finalizar sua reforma.

O contrapiso ideal, ou seja a camada de argamassa antes do piso, é aquele que não atrapalha a mobilidade no cômodo depois de finalizado. É muito comum que existam erros relacionados a sua altura, impedindo a abertura de portas e deixando tudo desnivelado.

Por isso, é importante marcar bem a altura recomendada para o ambiente. Depois de seco, é hora de colocar o revestimento escolhido. Espere secar bem e siga as instruções da marca escolhida. Por fim, é hora de testar se você ou o profissional sabem como colocar piso da melhor maneira.

Confira cinco testes para saber se o seu piso está bem instalado

Está na hora de saber como está a qualidade do serviço feito, seja no final de todo o processo ou durante os passos. A seguir, listamos alguns testes que podem facilitar para saber como assentar o piso, saber se está bem colado, entre outros.

1. Para ver como está o contrapiso

O contrapiso é a base do seu piso e, por isso, precisa estar com a melhor qualidade possível. Uma maneira de perceber isso é por meio de observação e pelo tato. Você pode passar a mão no contrapiso e verificar se está áspero ou visualizar se existem trincas, manchas ou pedaços saindo. Nas duas situações, precisa refazer o trabalho.

2. Para saber se o piso está bem colado

Nesse caso, tudo vai depender do tipo de material do seu piso. Para cerâmica ou porcelanato, dê algumas batidas no piso e veja se faz um barulho oco. Se for isso, vai ser preciso aplicar a argamassa para pegar a superfície por inteiro.

Para piso vinílico ou laminado, é feita a colagem ou o encaixe dos revestimentos. Caso o contrapiso não tenha sido aplicado da maneira correta, você não consegue deixar tudo nivelado. Outro problema comum é a falta de cola em algumas peças, o que pode pedir retrabalho também.

3. Para ver se o piso está alinhado

Para ver o assentamento do piso, você precisa observar as linhas entre os revestimentos. Elas precisam estar paralelas e retas. Além disso, veja como está o rejunte (espaço entre as linhas). Caso esteja desnivelado, você pode usar espaçadores para deixar tudo certinho.

4. Para ver o caimento do piso em uma área molhada

Esse é um bom teste para ambientes que costumam ficar molhados, como banheiro, cozinha, lavanderia e garagem. Depois do piso pronto, jogue um balde de água e veja se ele escorre na direção do ralo. Se ficar empoçado em algum ponto, vai ser preciso refazer essa parte específica.

5. Para ver se a altura ficou certa

O melhor teste é abrir e fechar as portas do ambiente. Caso ela fique presa em algum ponto e não consiga ser aberta, você precisa refazer essa parte do piso. Isso vale também para o contrapiso, sendo que os tipos de pisos em cerâmica, porcelanato e taco de madeira geralmente são mais espessos.

Conte com as dicas do ZAP Imóveis para a sua reforma!

Pronto! Agora você sabe como colocar piso e testá-lo durante a obra. Aqui no blog do ZAP Imóveis, temos outras dicas para ajudar na reforma da sua casa. Aproveite também para acessar nosso site e conferir os filtros exclusivos para encontrar o seu próximo lar em qualquer parte do Brasil. Conte com a gente e realize seu sonho!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas