Zap Móveis

Especialistas dão dicas para transformar guarda-roupas em um móvel novo

Spread the love

Com ajuda especializada e um pouco de criatividade seu guarda-roupas antigo pode ganhar novos ares (Fotos: ThinkStock)

“O que fazer com um guarda-roupas velho? Alguma sugestão?” Essa foi a pergunta que a equipe do ZAP recebeu de uma fã no Facebook, a Dayanne Branquinho. E para atender ao pedido da leitora e ajudá-la a dar uma nova cara para o móvel, entrevistamos quatro especialistas para enumerar algumas ideias. Confira:

Guarda-roupa que serviu de inspiração para as ideias apresentadas na reportagem

+ Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras

+ Casa de madeira: conheça o projeto e suas vantagens

Prateleira para plantas – A paisagista Ivani Kubo sugere um móvel para acolher coleções de plantas. Ela eliminaria as portas do guarda-roupa para ornamentar as divisórias com bonsais, cactos, violetas, dentre outras espécies.

Ivani também acha viável aproveitaria as portas retiradas e usá-las como prateleiras, instalando-as nas paredes. Essas também serviriam para abrigar vasos de plantas.

“Dependendo da madeira, eu faria um tratamento para que ela ganhasse um tom de madeira de demolição, ou uma textura tipo pátina clara, para dar mais graça ao móvel e realçar as plantas”, afirma Ivani.

A paisagista diz que esse novo móvel caberia bem numa varanda ou num jardim de inverno. O importante é que a área não receba insolação direta ou a água da chuva, para preservar o madeiramento.

Com alguns retoques, móvel pode ganhar ares de prateleira

Móveis diversos (sapateira, estante etc) – A arquiteta Laurimar Coelho considera que os guarda-roupas mais antigos (os não embutidos) são os melhores para se pensar numa reforma, já que a madeira deles costuma ser de boa qualidade (como a maciça). “A repintura é algo bastante comum e a laca pode ser uma boa pedida para revitalizar o móvel”, afirma a especialista.

Pensando em um guarda-roupa com essas características, ela diz que a leitora pode transformar o guarda-roupas em estante de livros, sapateira, prateleira ou ainda um armário para louças. Bastaria retirar as portas e adaptar as divisórias.

Estante para TV – Com a ideia de transformar o guarda-roupa em um novo móvel para uma sala pequena, a arquiteta Paula Navarro propõe a reutilização dele como uma estante para televisão. “Para isso a leitora vai precisar da ajuda de um marceneiro ou de ferramentas apropriadas para retirar as portas e colocar uma prateleira horizontal acima da gaveta. Assim, teremos a TV apoiada em uma prateleira e abaixo dela um espaço para o aparelho de DVD, que pode ficar apoiado no tampo da gaveta. Essa, por sua vez, pode ser utilizada para abrigar DVD”s”, descreve a especialista.

Molduras para espelhos – Já as antigas portas do guarda-roupa poderão ser reutilizadas como molduras para espelhos. “Para isso basta comprar um espelho com as medidas corretas e colar com um produto específico para este uso (uma produto encontrado nas grandes lojas de construção)”, relata Paula. O resultado poderá ser mais agradável em portas que possuem diferenças de profundidade.

Cristaleira – A arquiteta Andrea Parrera diz que um custo um pouco maior o móvel pode ser transformado em uma cristaleira. Bastaria investir na aplicação de vidros nas portas e no tratamento especial na madeira (com técnica de pátina, envelhecimento, dentre outras).

+ Palitos de picolé: 7 ideias para reaproveitar o material na decoração

+ Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras

+ Veja como escolher o ventilador ideal para o seu ambiente

+ Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Saiba o que fazer para aproveitar uma varanda sem uso

+ Confira 5 testes indispensáveis para reconhecer piso bem feito

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas