Zap Móveis

Móveis planejados ou móveis sob medida?

Spread the love

Se você busca investir em móveis para o seu lar e se deparou com aquela dúvida entre móveis planejados ou móveis sob medida, nós preparamos esse conteúdo para acabar com seus questionamentos e te ajudar a escolher a melhor opção para deixar o seu cantinho ainda mais especial.

Só para você ter uma ideia, nos últimos anos houve um forte crescimento na construção de apartamentos compactos, principalmente nas grandes capitais. É muito comum encontrarmos empreendimentos com 1 dormitório, kitnet ou studio.

Segundo dados do Fipe ZAP, a área útil dos apartamentos caiu de  107m² para 69m². Um dos principais responsáveis por essa alteração é justamente o mercado de apartamentos compactos. Esse tipo de imóvel, de até 30 m² representaram 14% do total lançado em 2018 e o crescimento mais do que dobrou nos últimos 3 anos na cidade de São Paulo.

projeto de móveis de planejados

(Foto: Shutterstock)

Com isso, ao optar por um imóvel com pouca metragem é preciso investir em peças que de adaptam ao espaço disponível e proporcionam conforto e beleza.

O mercado oferece diversas opções de móveis planejados e de móveis sob medida. Os dois tipos podem ser adaptados a qualquer projeto, grande ou pequeno, porém, escolher entre um e outro depende muito do tempo a que se está disposto esperar e do dinheiro que é possível investir. Vamos entender melhor qual é a diferença entre móveis sob medida e móveis planejados.

móveis sob medida

Quando o móvel escolhido é sob medida, significa que o profissional ou empresa especializada irá projetá-lo com base na medida exata do imóvel, partindo do zero. Neste formato, cada peça tem um corte específico para encaixar milimetricamente nos espaços. A técnica sob medida permite que alguns móveis sejam trabalhados de forma mais detalhada, com aplicação de molduras mais elaboradas, além de preencher todos os espaços.

Para a Arquiteta, Adriana Canova, isso é possível quando se trabalha a criação, levando em consideração, antes das últimas tendências da arquitetura e decoração, o cliente em si, conhecendo e considerando seus gostos, características, preferências e etc.

“Um bom profissional é capaz de, além de criar móveis com soluções que atendam às necessidades funcionais específicas de cada cômodo, traduzir e imprimir neles, por meio do design, a identidade do cliente”, ressalta a Arquiteta.

móveis planejados

(Foto: Shutterstock)

Planejados

Já o móvel planejado, consiste em uma modulação padrão de medidas. Ou seja, para um projeto, são utilizados módulos pré-fabricados em dimensões padronizadas que se encaixam entre si, sendo finalizados com peças de acabamento. O móvel planejado trabalha com a fabricação de modulados, ou seja, todas as peças são feitas em medidas padrão. A partir das peças já determinadas pela fábrica, as lojas do ramo desenvolvem o projeto, desenhando através de programas computadorizado.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas