Zap Móveis

Pedregulho pode ser tombado pelo Iphan

Spread the love

Projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy na década de 50, o Conjunto Habitacional do Pedregulho, em São Cristóvão, passará por uma reforma radical, que inclui a restauração detalhada do conceito original de Reidy, cujo centenário de nascimento será celebrado no próximo dia 26. Segundo o superintende regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio, Carlos Fernando Andrade, se, terminada a obra, o conjunto apresentar as características elaboradas pelo arquiteto, o Pedregulho será tombado em nível federal (já foi tombado pelo município).

“A idéia é que essa recuperação seja acompanhada pelo Iphan. Alguns materiais terão de ser fabricados sob encomenda”, afirmou Carlos Fernando. “Ali há painéis com azulejos desenhados por Portinari que precisam ser minuciosamente recuperados.”

Segundo o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, não há chance de a obra de Ready não ser mantida como o arquiteto a projetou.

“Antes mesmo de publicarmos o edital de licitação para a escolha de um projeto, fizemos uma reunião com o Patrimônio Histórico do Município e com o Instituto dos Arquitetos do Brasil justamente para definir como o projeto de reforma deveria ser feito, de modo a preservar as características originais. E vamos submeter o projeto vencedor da licitação a essas entidades e ao Iphan, para que o mesmo seja aprovado”, explicou.

A reforma e a restauração do Pedregulho inclui a recuperação da infraestrutura dos três prédios – dois com 28 apartamentos cada e outro com 272 apartamentos – consertando os telhados, caixas dágua, instalações elétricas e sistema de água e esgoto. Outras estruturas, em. péssimo estado, também serão recuperadas. É o caso do posto de saúde, do mercado e da lavanderia. A reforma está dentro no Programa de Reformas de Conjuntos Habitacionais, cuja verba é de R$ 67 milhões.

ENCONTRE IMÓVEIS NO ZAP:

100.000 IMÓVEIS EM SÃO PAULO. CLIQUE AQUI E VEJA AS OFERTAS

45.000 IMÓVEIS NO RIO DE JANEIRO. CLIQUE AQUI E VEJA AS OFERTAS

LEIA MAIS:

AUMENTA EM 20% NÚMERO DE IMÓVEIS ALUGADOS COM TRÊS DORMITÓRIOS EM SP

SEMPRE CABE UM JARDIM NO QUINTAL, NA SACADINHA OU NO CORREDOR DA CASA

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas