Zap Móveis

Qual a melhor forma de pintar portas e rodapés

Rodapés e portas
Spread the love

Enquanto as portas são elementos fundamentais a qualquer ambiente, os rodapés se tornam importantes para garantir um acabamento funcional e estético ao espaço. Por haver muitas opções, a escolha do material e da cor ideal pode ser determinante para dar personalidade ao projeto arquitetônico. Além disso, uma boa pintura vai garantir um bom acabamento.

Leia também

+ Deixe sua casa mais bonita escolhendo a cerâmica ideal para cada ambiente

+ Tudo que um banheiro acessível precisa

+ Veja o que é necessário para criar um lar acessível para idosos

A escolha das cores das portas e rodapés depende do conceito do projeto. “Podemos ter parede, rodapé e conjunto todo pintado na mesma cor para efeito mimetizado. Podemos ter paredes e rodapés brancos, em um ambiente todo branco, e colocar uma porta com cor forte diferenciada para dar destaque. Tudo vai de estudar o conjunto de forma harmônica”, afirma a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura. Ela ainda ressalta que o mais comum são rodapés brancos ou em tons neutros, mas não é regra, já que o primordial é harmonizar com as cores das portas.

Em um ambiente com paredes e rodapés brancos, porta de outra cor dá destaque – Projeto: Dantas & Passos Arquitetura – Crédito da foto: Maura Mello

Também é preciso atenção na pintura para ter um acabamento impecável. “A fita crepe é aliada. Bom usar um rolo grosso de fita crepe capaz de cobrir bem a parte próxima à pintura. Também é bom passar uma régua por cima da fita crepe na hora da colagem da proteção da parede, com isso evitamos o surgimento de fissuras onde a tinta poderia entrar”, detalha a arquiteta Danielle Dantas, do mesmo escritório. Uma dica é usar fita crepe de qualidade para garantir boa aderência, enquanto passar uma quantidade pequena de massa corrida com os dedos nas pontas da fita evita que a tinta entre embaixo da fita.

O tipo de pintura também vai determinar como ela será feita. “Se for nova, deve lixar levemente para tirar imperfeições e verificar se veio com prime de fábrica. Depois deve limpar com pano seco e aplicar o prime ou selador para impedir manchas e ajudar que a tinta não destaque, craquele ou forme bolhas. Para a escolha da tinta, procure as com mais tecnologias porque, com elas, os rodapés brancos não amarelam com o tempo”, sugere Paula. 

Danielle ainda acrescenta que existem vários tipos de acabamentos. “Podem ser foscos, acetinados ou brilhantes e isso deve acompanhar o conceito do projeto e a pintura das portas”. Além disso, o equipamento para a pintura pode refletir no resultado. “Rolos de espuma são mais baratos, mas os de pelo baixo dão um resultado mais bonito. É importante comprar rolos que não soltem pelos”, conclui.

Os rodapés podem ter vários tipos de acabamentos, como foscos, acetinados ou brilhantes Projeto: Dantas & Passos Arquitetura – Crédito da foto: Maura Mello

Leia mais

+ Passo a passo para montar uma mesa posta

+ Deixe sua casa mais bonita escolhendo a cerâmica ideal para cada ambiente

+ Siga o passo a passo para a limpeza correta do guarda-roupa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas