Zap Móveis

Aprenda como preparar a parede para pintar em 3 passos

como preparar a parede para pintar
Spread the love

Na hora de renovar as paredes, é comum se preocupar com a cor da tinta e os materiais de pintura. No entanto, existe um item que merece atenção e, muitas vezes, é negligenciado: a preparação. Por isso, é fundamental entender como preparar a parede para pintar.

Ao investir na preparação para a pintura, você garante um resultado profissional, potencializando a beleza e a durabilidade da tinta. Para entender como realizar esse importante procedimento, confira o passo a passo, a seguir!  

Por que preparar a parede para a pintura?

A preparação de parede para pintura garante melhor acabamento e qualidade da obra, além de aumentar a durabilidade da tinta. Isso porque, com o tempo, a superfície acumula umidade, sujeira, mofo, manchas e outras irregularidades que interferem na qualidade da tinta.

Assim, antes de fazer a pintura, é necessário uniformizar a parede, removendo todas as imperfeições. Esse procedimento pode ser feito tanto em paredes internas, quanto externas. No último caso, a preparação deve ser reforçada, já que a superfície fica mais exposta à umidade.

Como preparar a parede para pintar?

Antes de aprender como preparar a parede para pintar, entenda quais são as etapas necessárias para obter uma pintura perfeita. Para um resultado profissional e duradouro, inicie a preparação da superfície, passe pelo nivelamento e finalize com o acabamento.

A pintura é a etapa final, que corresponde à fase de acabamento, e só deve ser feita quando a parede já estiver preparada e nivelada. Na hora de começar a preparação, existe um passo a passo que pode ser seguido, facilitando o trabalho.

Passo 1: preparação da superfície

Se você está aprendendo como preparar a parede para pintar, atente-se aos primeiros passos que devem ser realizados antes de alterar a cor. É necessário limpar e lixar a superfície antes de partir para as próximas etapas.

Limpar a parede

Ao limpar a parede, é possível remover as manchas e o mofo. Para retirar as manchas, lave a superfície com água e sabão neutro. Caso haja mofo, deixe água sanitária agir por uma hora e enxágue. Aguarde secar e passe para a próxima etapa.

Lixar a parede

Após fazer a limpeza, o próximo passo é lixar a parede. Com isso, é possível remover restos de tinta, argamassa, papel de parede e outros resquícios de trabalhos antigos. Se tiver dúvidas sobre qual lixa usar, a de número 150 é uma boa opção, já que possui espessura média. 

Passo 2: nivelamento da parede

O segundo passo para aprender como preparar a parede para pintar é fazer o nivelamento. Nessa etapa, são utilizados produtos para preencher falhas e preparar a superfície para receber a tinta. A seguir, veja como realizar o procedimento de forma correta!

Começar com a massa corrida

Para tapar falhas, buracos e trincas na parede, é possível utilizar massa corrida ou argamassa. Aplique uma ou duas demãos do produto e retire todo o excesso com uma espátula. Espere secar e lixe o local da aplicação para garantir uma superfície homogênea.

Utilizar o fundo preparador para pintura de parede

O fundo preparador para pintura de parede tem como finalidade preparar superfícies de alvenaria, concreto ou gesso para receber o acabamento. Ao utilizar o produto, você melhora a aderência e aumenta a durabilidade da tinta.

Aplicar um selador

Para um resultado ainda mais profissional, é possível aplicar o selador de parede. Com uma composição similar à da tinta, ele diminui a porosidade da parede, reduzindo a quantidade de tinta aplicada. Além disso, aumenta o brilho e a durabilidade da pintura.

Passo 3: acabamento ou pintura

como preparar a parede para pintar

Após preparar a parede para pintura interna e externa, chegou a hora de aplicar a tinta. Lembre-se de diluir o produto em água ou solvente, assim como utilizar pincéis e rolos adequados.

Use fita crepe para fazer o acabamento em cantos, como rodapés e espelhos de tomadas. Aplique quantas demãos forem necessárias e deixe secar por quatro ou cinco horas.

Materiais necessários para preparação, pintura e acabamento

Além de dominar as técnicas, é importante selecionar os materiais necessários para fazer a renovação da parede. Assim, você evita surpresas na hora de executar o serviço. Os principais equipamentos necessários para a preparação, o nivelamento e a pintura são:

  • equipamentos de proteção individual (EPIs): luvas, máscaras e óculos;
  • espátula;
  • bandeja de tinta;
  • lixa de número 150;
  • pincel;
  • rolo;
  • extensor de rolo;
  • fita crepe;
  • escada;
  • lonas de plástico ou folhas de papel (para proteção de móveis e piso);
  • massa corrida;
  • argamassa;
  • fundo preparador de tinta;
  • selador;
  • tinta.

Procurando imóvel para comprar e reformar? No ZAP Imóveis, você encontra!

Gostou das dicas ensinando como preparar a parede para pintar? Por falar em renovação de ambientes, o ZAP Imóveis traz opções incríveis para comprar e reformar.

Conte com a ajuda do maior marketplace imobiliário para encontrar o imóvel dos seus sonhos por um valor que cabe no seu bolso. São mais de cinco milhões de opções à venda em todo o Brasil. Acesse agora e faça uma busca personalizada!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas