Tudo que um banheiro acessível precisa

O banheiro é o espaço mais democrático de uma casa, já que pode ser usado pelos moradores e também pelas visitas. Porém, em um imóvel que mora uma pessoa com deficiência, é preciso fazer adaptações para deixar o banheiro acessível. Neste caso, deve-se seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para padronizar a estrutura e preparar o ambiente para uma melhor acessibilidade a qualquer tipo de locomoção.

Leia também

+ Veja o que é necessário para criar um lar acessível para idosos

+ Entenda os cuidados para derrubar paredes durante reformas

+ Reforma durante a pandemia é possível, mas exige cuidados

A adaptação do banheiro acessível vai depender da necessidade de uso, seja por um cadeirante ou um deficiente visual, por exemplo. E são vários detalhes para ter atenção. “As barras devem ser instaladas para que a pessoa se apoie e evite acidentes e o piso não deve ter degraus e pode receber a aplicação de produtos que os deixem antiderrapantes, ideal para a segurança”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni. Segundo as normas da ABNT, as barras devem ficar próximas ao chuveiro, bacia sanitária e lavatório.

Barras no banheiro acessível devem ficar próximas ao chuveiro, bacia sanitária e lavatório – Foto: Celite Divulgação

Locomoção dentro do banheiro acessível

As regras da ABNT também falam sobre espaços para que haja a possibilidade de locomoção da cadeira de rodas no banheiro acessível. “Essa questão diz respeito aos comprimentos mínimos, altura da bancada, espaço dentro do box e altura da instalação dos metais. Neste caso, as barras são importantes para que o cadeirante possa sair da cadeira e utilizar a bacia sanitária ou dentro do box para banho. Já a porta de correr é ideal e ajuda bastante. Mas, caso não seja possível, a porta de giro precisa abrir para fora”, detalha a arquiteta.

Além disso, quando o espaço for utilizado por cadeirante, pias, armários e bancadas devem ser instalados mais baixos, o que não funciona se for para um idoso. Ainda deve ser considerado o espaço livre embaixo da bancada para o encaixe da cadeira de rodas, segundo guia elaborado pela Celite para montar um banheiro acessível. A atenção ainda, segundo as dicas da marca, deve se voltar para a bacia sanitária, que deve estar entre 43 cm e 45 cm do piso, chegando a 46 cm com assentos.

Deve-se considerar o espaço livre embaixo da bancada para encaixe da cadeira de rodas – Foto: Celite Divulgação

Cristiane Schiavoni ressalta que é possível fazer um projeto de banheiro acessível sem deixar a beleza de lado e encaixando as necessidades no orçamento disponível. “Já utilizei recursos que não são regras. No caso do idoso que pode ter a visão mais fraquinha, marquei o banheiro com cores fortes para auxiliá-lo no banheiro. E o projeto ficou muito bonito”.

Leia mais

+ 4 erros para evitar na entrega das chaves

+ Banheiro para relaxar: como tornar este espaço em uma sala de banho?

+ Saiba como ganhar dinheiro vendendo seu imóvel

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Como declarar Imposto de Renda? Tire suas dúvidas

Como declarar imposto de renda tendo imóveis? Tire suas dúvidas e aprenda a destinar parte…

1 dia ago

Melhores lugares para viajar em junho no Brasil

Pelas festas juninas, pelo finalzinho da baixa temporada, pela queda nas temperaturas que resultam em…

5 dias ago

Melhores lugares para viajar em maio no Brasil

Mês que é fora de temporada e que fica ali no meio do outono, resultando…

6 dias ago