Zap Móveis

Veja ideias para usar o 13º e resolver pequenos pepinos da sua casa

Spread the love

Aproveite o 13º para passar o ano novo com a casa reformada (Fotos: Shutterstock)

Aproveite o 13º para passar o ano novo com a casa reformada (Fotos: Shutterstock)

Em época de 13º, é importante pensar em como usar o dinheiro extra que surge no orçamento. Compras de Natal e viagens de fim de ano são tentadoras. Uma boa opção é usar essa verba ou parte dela para aquelas coisas que podem deixar a casa com mais qualidade.

+ Oito regras de ouro para poupar dinheiro na construção

+ Veja dicas para evitar erros na instalação do piso vinílico

Confira algumas ideias que o 100 Pepinos, parceiro de notícias do ZAP, preparou para te ajudar a mexer na casa.

Solucionar problemas – Aquela goteira sempre reaparece e tira você do sério? O disjuntor continua desarmando na hora do banho? A torneira não fecha bem e fica aquele pinga-pinga? Tem azulejo estufado em algum lugar? Então, a hora é de fazer uma reforma para reparar os problemas.

Estude um pouco o assunto e contrate os profissionais que podem te ajudar a checar o telhado, verificar a instalação elétrica, consertar a torneira ou trocar os azulejos.

Deixe a casa mais verde – Se você anda preocupado com sua pegada ambiental e quer ficar mais em paz com o planeta, uma boa ideia seria trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas LED. Elas valem o investimento: embora sejam mais caras, consomem muito menos energia e duram cerca de 40 vezes mais que as lâmpadas comuns.

Também dá para investir em um sistema de captação de água de chuva, em uma parede verde, num aquecedor solar ou numa composteira. Tudo depende de quanto você quer investir e no que você quer melhorar.

A captação de água de chuva pode ser um sistema simples – com um galão que recolhe a água que vem do telhado – ou mais elaborado, projetado para integrar a água à estrutura de consumo, como descargas e lavagem de quintal.

A parede verde melhora o microclima da sua casa e traz um visual lindo e vivo. O aquecedor solar requer um investimento um pouco maior e área disponível para instalar os painéis. A composteira é outra aposta simples que te ajuda a reduzir muito o lixo gerado na sua casa, e ainda produz adubo para as plantas.

Trepadeiras e arbustos dão um visual diferente para a parede

Trepadeiras e arbustos dão um visual diferente para a parede

Mobília – A reforma acabou e o dinheiro também. Daí ficou aquela sensação de ‘casa pelada’, sem quase nenhum móvel. Outra ideia é comprar móveis prontos ou então fazer sob medida em lojas de planejados ou marceneiros.

Uma dica para escolher: meça bem os cômodos e os móveis que você já tem. Veja também as medidas do móvel que você gostou e recorte papelão na mesma medida. Coloque o papelão recortado no cômodo ou marque com fita crepe no chão e veja se a medida do móvel que você gostou fica bem na sua casa.

Estilo – Que tal agora investir nos acessórios? Cortinas, almofadas, quadros, ganchos, toalheiros e papeleiras para o banheiro fazem bastante diferença. Além da casa ficar mais com sua cara, alguns acessórios – como as cortinas com telas solares ou tecidos blackouts para salas de TV ou quartos – podem aumentar o conforto do ambiente.

Para escolher, pense no conjunto de cores que você gostaria de ter na sua casa. Se tudo está muito branco, almofadas, quadros e cortinas podem colorir o ambiente.

Uma simples cortina pode mudar a cara da sua sala

Uma simples cortina pode mudar a cara da sua sala

Renove a casa – Você só quer dar um novo ar para sua casa? Pintura é a melhor solução. Uma parede nova apenas é capaz de mudar o astral da casa. Pintar parece simples e é.

Mas lembre-se de que a pintura começa bem antes da aplicação da tinta: uma parede no capricho requer uma preparação antes. Combine com o pintor – ou faça você mesmo – alguns procedimentos antes de passar a tinta:

1 – Preencher imperfeições, como buracos de prego, com massa corrida;

2 – Lixar a parede;

3 – Lavar a parede com água e sabão neutro e esperar secar;

4- Consertar problemas que causam umidade e deixam manchas de bolor (vazamento nos canos, falta de impermeabilização no chão ou no contrapiso, rachaduras nos cantos de janelas, por exemplo);

5 – Experimentar a cor da tinta na parede que será pintada, em uma área de cerca de 1m², antes de pintar a área toda.

Escolha tinta de boa qualidade. Ela pode parecer mais cara que as tintas não certificadas, mas tem maior rendimento e duram na parede por mais tempo. Só depois a parede deve ser pintada. Lembre de respeitar o tempo de secagem entre as demãos.

Se fizer tudo isso, você evita problemas e gasta seu dinheiro com mais eficiência.

Pintar uma parede é uma forma simples de mudar a decoração de algum ambiente

Pintar uma parede é uma forma simples de mudar a decoração de algum ambiente

Reunir amigos e a família – Se o 13º for um pouco mais robusto, dá pra pensar em caprichar na área de lazer, fazendo churrasqueira, piscina, um ateliê ou melhorando o jardim.

Seja qual for o tamanho do seu 13º, pense se sua casa não merece um trato? Aproveite as dicas e boa preparação para as festas de final de ano!

+ RJ é a cidade mais cara para contratar serviços de pintura e construção

+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema

+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma

+ Saiba o que fazer se o pedreiro sumir no meio da obra

+ Saiba como ter um elevador na sua casa

 

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas