Zap Móveis

4 problemas relacionados à água em casa para você ficar de olho

problemas relacionados a água - pessoa usando agua de torneira
Spread the love

Alguns problemas relacionados à água são mais frequentes e podem surgir em qualquer casa ou apartamento. Saber quais são as principais ocorrências é uma forma inteligente de monitorar e descobrir se o seu imóvel passa por alguma dessas situações.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com alguns exemplos dos principais problemas relacionados à água. Convidamos você a ler e se aprofundar um pouco mais no assunto. Vamos lá?

Cenários em que os problemas com água costumam surgir

A água é indispensável para nossa vida e também para nossas moradias. Sem ela, não seria possível construir nada. No entanto, o mau uso do recurso pode trazer problemas com água irreparáveis e prejudicar significativamente as propriedades.

Você sabia que a maioria dessas situações costumam surgir ainda no início da construção do imóvel? Isso porque esse é o momento que envolve todo o planejamento, o encanamento e a tubulação. Nesse sentido, vale não dispensar atenção em relação a esse aspecto quando você for visitar casas ou apartamentos para comprar.

Outro cenário em que os problemas relacionados à água aparecem é durante as reformas. No caso de obras mal feitas, é possível minar estruturas usando materiais inadequados ou de baixa qualidade, fazendo com que seja ignorada a questão da impermeabilização de superfícies.

Problemas mais comuns relacionados à água

Determinados problemas relacionados à água são mais comuns e, eventualmente, podem acontecer sem que tenham sido provocados. A nossa dica é ficar sempre atento e, se necessário, contar com profissionais especializados quando precisar lidar com encanamentos ou com a manutenção da caixa de água.

Paralelamente, caso você more de aluguel e enfrente alguma situação dessa natureza, converse com o proprietário. Ele é o responsável por arcar com os custos e proceder com a conservação do imóvel. Dito isso, vamos conferir quais são as adversidades mais comuns que costumam aparecer em propriedades domésticas.

1 – Infiltração

Infiltração em casa costuma ser um problema grave que deve ser corrigido o quanto antes, pois pode trazer sérias consequências para o imóvel, inclusive danificar as estruturas da construção. Bolhas na pintura, manchas escuras e rodapés soltos costumam ser indícios de que o imóvel está com infiltrações.

Muitas vezes, elas ocorrem quando um imóvel não foi impermeabilizado adequadamente, tornando-se sujeito a incidências de umidade. Para evitar esse acúmulo de água, é necessário fazer uma drenagem no solo antes de iniciar a construção.

Se essa etapa for ignorada ou não for feita apropriadamente, com o tempo, é provável que surjam mofos, eflorescências e degradação de argamassa, gerando, além de desconforto estético, impactos na saúde, como alergias. Caso o imóvel já esteja pronto, há produtos específicos no mercado que podem solucionar o problema.

2 – Vazamento

Normalmente, o vazamento de água em casa ocorre em virtude da má execução do projeto ou da ausência de planejamento adequado do encanamento, ainda durante a construção. Isso significa que é preciso testar a tubulação antes de fechar as paredes.

Dessa forma, o vazamento só vai acontecer por conta de agentes externos, como canos perfurados acidentalmente ou movimentações da estrutura. Além disso, é importante ter sempre o acesso ao projeto, caso seja necessário realizar alguma interferência na casa. Por meio dele, é possível saber exatamente onde mexer.

3 – Mofo

O mofo geralmente acontece devido à falta de ventilação na casa ou à infiltração de água nas paredes. Para melhorar a circulação de ar, sugerimos que as janelas sejam do tamanho adequado e, sempre que possível, fiquem abertas.

A exposição aos mofos pode provocar dores de cabeça, tosse e alergias. Para eliminá-los, é preciso avaliar a gravidade da situação. Se ele for superficial, o uso de água sanitária, escova e água costuma ser suficiente, mas, em casos agravados, pode ser preciso chamar um especialista para combatê-los.

4 – Vazamento da caixa d’água

O vazamento de caixa d’água também requer atenção, pois pode afetar o teto do andar de baixo, além de ocasionar sujeira e desperdício de água. O mais apropriado é que o reservatório de água da residência seja instalado na laje de cobertura da casa.

Antes de ser instalado, é recomendável fazer uma impermeabilização do piso e colocar um ladrão de escape de água, evitando possíveis vazamentos. Vale também destacar a importância em torno da limpeza da caixa d’água. A falta de higienização pode trazer danos à saúde das pessoas que a consomem.

Se a lavagem não for feita no período correto, pode acontecer a contaminação da água e surgirem doenças. Para efetuar a limpeza, o ideal é contar com um profissional qualificado. Ele vai saber eliminar corretamente as impurezas e proceder com todos os cuidados necessários.

Como lidar com vazamento de água

Se você suspeita que a sua casa está passando por eventuais vazamentos ou problemas relacionados à água, o ideal é contratar um especialista, como um encanador, para que ele se certifique da ocorrência e corrija os motivos que estão provocando a situação.

Manchas, umidade excessiva e aumento súbito da conta de água podem ser alguns indícios de que há algo errado nesse sentido. Se você mora em um prédio, é importante verificar de quem é a responsabilidade, pois talvez o problema que você esteja enfrentando tenha sido ocasionado por um apartamento vizinho.

Descobrir se o seu imóvel passa por vazamentos de água é fundamental para manter a integridade da casa e evitar que isso interfira na saúde dos moradores. Fique também atento à dengue, ocasionada por água parada, embora não seja um vazamento, também pode trazer sérias consequências negativas.

Encontre o seu imóvel ideal no ZAP Imóveis

Eventuais problemas relacionados à água no imóvel podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça, mas estando atento e seguindo as medidas adequadas, você evita essas ocorrências. Afinal, nada como ter um lar livre desse tipo de situação, certo? Quer se mudar e está procurando o imóvel ideal? Então pesquise na plataforma do ZAP Imóveis. Possuímos milhares de propriedades cadastradas, tanto para aluguel quanto para compra, desde terrenos até casas e apartamentos. Conte conosco!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas