Zap Móveis

Tipos de cortina para cozinha: conheça alguns modelos

tipos de cortina para cozinha - cozinha com cortina na cor branca combinando com o móveis
Spread the love

As cortinas deixaram de ser itens exclusivos para salas e quartos, porque esse produto passou a completar ainda mais o estilo e a decoração da cozinha. Pensando nisso, preparamos alguns tipos de cortina para cozinha objetivando que você faça a melhor escolha para esse ambiente. 

Como escolher uma boa cortina para a cozinha, é uma dúvida de muitas pessoas. Afinal, esse local possui a presença de gordura, fumaça e umidade, mesmo que tenha a presença de um exaustor. Por isso, a escolha do tecido e do modelo ideal para esse ambiente faz total diferença para sua durabilidade. 

Diferença entre cortina e persiana 

Uma das diferenças entre as cortinas e as persianas é o material. Isso porque as cortinas são fabricadas a partir de tecidos que, na maioria das vezes, são artesanais. Já as persianas usam diversos outros materiais em sua composição: alumínio, madeira, plástico e outros materiais rústicos. 

Além disso, as persianas são mais informais e ideias para ambientes mais descontraídos. Em relação ao controle de luminosidade, a cortina blackout é a melhor opção para quem quer deixar o ambiente mais escuro. 

Cortina para cozinha

No mercado, os modelos de cortina para cozinha mais procurados são os de renda e os de crochê, pois esses dois tecidos possuem uma elegância e um charme transmitidos com seu uso no ambiente. 

Para cozinhas maiores, outro tipo indicado é a cortina por trilhos com tecido de voal. Essa opção evita que o item pegue gordura e cheiro, visto que pode ser facilmente movimentada. Geralmente, ela é usada em forros de gesso e é embutida atrás da sacada. 

Persiana para cozinha 

As persianas para cozinha são mais comuns nesse ambiente em comparação às cortinas, devido ao fato de que possuem um tamanho mais compacto, além da maior facilidade de manuseio por meio das cordas. Outra vantagem do item é a possibilidade de controle da entrada da ventilação e da luminosidade, o que garante um ambiente ideal. 

Os modelos mais indicados nesse caso são: alumínio, rolô e romana. A arquiteta Estela Netto destaca que o uso de persianas é vantajoso em diversos ambientes. “O único ambiente da casa onde a cortina ainda é mais indicada do que a persiana é no quarto. No restante dos espaços, a persiana é sempre recomendada. Ela confere praticidade, leveza e modernidade, além de um toque de beleza”.

4 dicas para escolher a cortina ideal para cozinha

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de cortinas para cozinha. As opções mudam de tamanho, cor e material. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher a alternativa ideal para você. 

1 – Meça o ambiente

Avalie as medidas da janela e da bancada com uma fita métrica. Meça a altura, a largura da janela e considere uma folga de 20 cm para cada lado. Essa folga é necessária, haja vista que, caso a cortina for para bancada ou pia, o tecido não pode ser muito longo a ponto de encostar na pia ou de sobrevoar sobre a bancada.

2 – Escolha o modelo certo para sua necessidade

Também é importante avaliar o modelo que se adeque melhor à sua cozinha. Para isso, é importante considerar o bloqueio de luz ideal para o ambiente. Caso a cozinha seja muito clara, por exemplo, escolha um modelo de cortina blackout (que impede a entrada de luz natural). 

tipos de cortina para cozinha - cozinha com cortina colorida

3 – Use um tecido leve

O tecido leve garante versatilidade ao ambiente. Nesse caso, tons mais claros como bege e cinza são ideais para locais que mudam a decoração com frequência. O voil, por exemplo, é um tipo de material que impede levemente a entrada de luz do ambiente.  

4 – Instale de forma descomplicada 

O uso do varão pode ser uma boa opção para instalar de forma rápida a cortina. O item ainda facilita na hora de retirar e trocar por o artigo. As ponteiras também dão um toque especial à composição, além de impedirem que o tecido não saia do varão. 

Escolha o modelo que mais combine com sua decoração

Outro aspecto que deve ser considerado na hora de escolher a cortina para sua cozinha é a cor, porque essa característica precisa combinar com a sua decoração e, principalmente, com os móveis desse espaço da sua casa. 

Cortina moderna

Se o seu objetivo é ter uma cortina para cozinha moderna, o ideal é apostar em cores mais neutras. Alguns exemplos são: tons de banco, cinza, bege e off-white. Com essas tonalidades, o ambiente ficará mais clean e elegante. 

Cortina como um item de destaque 

Agora, se você pretende usar a cortina como um item de destaque na decoração da cozinha, o mais recomendável é investir em tons quentes e terrosos. Nesse caso, algumas opções são o laranja, o amarelo e o marrom. Outra alternativa é usar cortinas que possuem estampas e formas geométricas para dar mais cor ao ambiente. 

Como fazer a limpeza da cortina? 

A evolução dos tecidos das cortinas e persianas ainda facilita a limpeza desses produtos. Além disso, é possível encontrar tecidos específicos para esse local, como o tipo com tratamento antiestático, que inibe o acúmulo de pó e gordura.

Estela ainda cita algumas dicas de limpeza. “A tela solar, feita com PVC e fibra de vidro, pode ser limpa com pano úmido e sabão neutro quando ainda está em uso, ou seja, dependurada mesmo. Não é preciso tirá-la da janela para limpá-la”, exemplifica a profissional. 

Já o tecido da cortina precisa ser lavado de acordo com as instruções da etiqueta. Para que o rendado não estrague, o recomendável é não centrifugar na máquina.  Nesse caso, o ideal é deixá-lo secar naturalmente e estendido para que ela possa desenrugar.   

Encontre o imóvel ideal para você no ZAP Imóveis 

Agora que você já conhece alguns tipos de cortina para cozinha, conte com o ZAP Imóveis e encontre o imóvel ideal para você. Em nosso site, você consegue ter acesso a diversas opções de casas e apartamentos que atendem a todos os estilos de vida. 

Você pode, ainda, escolher o imóvel que se encaixa na sua necessidade com a ajuda dos nossos filtros. Selecione pelo valor, tamanho e pela quantidade de cômodos para facilitar sua procura. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas