Zap Móveis

Casa feita em impressora 3D pode virar realidade

Spread the love

O mercado de impressão 3D cresce a cada dia e já chegou à construção civil, não somente em maquetes e protótipos. Segundo a engenheira e estudante de arquitetura Vivian Cristina Guersoni, arquitetos, engenheiros e pesquisadores da área desenvolvem hoje, em vários países, tecnologias para a criação de impressoras gigantes, capazes de construir casas em poucos dias ou até poucas horas.

Pesquisadores chineses construíram essa casa em 24 horas com uma impressora 3D (Fotos: Reprodução- Digital Trends)

Casa de PVC pode ser montada em até três horas

Casa de madeira: conheça o projeto e suas vantagens

Os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, estudam atualmente a “Contour Crafting”, método que é capaz de imprimir casas de 230 metros quadrados em apenas um dia.

As residências podem ser projetadas por um programa específico de modelagem. Depois, os projetos são enviados à impressora, onde um robô gigante se move por trilhos criando camadas de concreto para formar paredes ocas e, em seguida, as preenche com concreto adicional.

Impressora utilizada pelos chineses levou 24 horas para construir a casa

“O objetivo é racionalizar e agilizar ainda mais a construção de moradias e, neste caso, o recurso poderia até mesmo ser usado em áreas de ajuda humanitária emergencial, quando centenas ou milhares de pessoas perdem suas casas em terremotos ou enchentes”, explica Vivian.

O projeto ainda está em fase de testes. Atualmente, a pesquisa é financiada pela NASA e pelo Cal-Earth Institute, tendo como foco o estudo de estruturas civis modernas e as possibilidades de erguer construções em locais como a Lua.

Vários profissionais já estão na corrida pela casa 3D e querem encontrar uma forma de transformar esse sonho futurista em realidade. Um dos projetos mais famosos é a Landscape House, uma casa-conceito em forma de fita de Möebius que se alonga por dois andares.

O arquiteto Janjaap Ruijssenaars, responsável pelo projeto, anunciou uma parceria com Enrico Dini, que ficou famoso por construir cavernas de areia feitas com a técnica de impressão 3D, e já chegou a expressar seu desejo de instalar a casa impressa aqui no Brasil.

Na China essa tecnologia já chegou. Uma construtora de Xangai executou casas com o auxílio de impressoras de 6 metros de altura usando uma mistura de cimento e resíduos de construção. Tudo foi feito em apenas 24 horas.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas