Zap Móveis

Cinema em casa: aprenda a deixar o ambiente no clima para ver filmes e séries

Spread the love

Com o fechamento dos cinemas por causa da pandemia, a sala de casa se transformou no local ideal para assistir a filmes. Com certeza o mais seguro, mas nem sempre o mais confortável. A mudança forçada na rotina fez muita gente perceber que precisa dar um trato no ambiente para deixá-lo mais aconchegante. Você pode não ter um telão, mas com algumas dicas é possível fazer quase um cinema em casa. 

Leia também

+Dedetização: saiba como preparar a casa para fazer o serviço

+Qual a posição ideal do modem na casa para distribuir o sinal

+Duchas: conheça as diferenças entre modelos e escolha a melhor pra seu banheiro

A primeira coisa é pensar na iluminação, afinal, cinema em casa precisa ser escuro, certo? É preciso evitar que qualquer luz incida diretamente na TV ou nos olhos das pessoas, seja a que vem da janela ou de luminárias internas. O indicado é usar iluminação indireta, com arandelas na parede, por exemplo. “Para diminuir a incidência da luz externa, deve-se colocar cortinas blackout”, diz a arquiteta Graziela Costa, da CLS Arquitetas Associadas. 

Cortinas ajudam no clima de cinema em casa
Cortinas ajudam no clima de cinema em casa

A arquiteta Cátia Ferreira aconselha que o home theater doméstico tenha um conjunto de caixas do tipo torre, que fiquem em direção aos ouvidos das pessoas. Já a tela deverá estar na altura dos olhos de quem está sentado e o eixo deve ficar a 1,30 metro do chão.  

“Um equipamento que não pode faltar no home theater é um amplificador de sinal para o som das caixas. A gente usa o Blu-ray, que pode ser 5.1, com três caixas frontais e duas traseiras, ou 7.1, com três caixas na frente, duas dos lados e duas de fundo. Isso para fazer o surround sound (som ao redor)”, explica Cátia.  

Para melhorar o som, a profissional também aconselha o uso de placas acústicas no teto rebaixado com gesso. “E para fazer um cinema em casa devemos usar materiais que consigam amortecer o impacto acústico. Um carpete ou tapete felpudo, estofado, cortinas de tecido e, se possível, revestimento tipo carpete na parede”, detalha Cátia.  

Maior conforto é essencial para cinema em casa

Ter um sofá confortável é fundamental para o sucesso do seu cinema em casa. O uso de mantas felpudas e macias no móvel ajuda muito. As almofadas também são ótima alternativa para trazer mais aconchego.

Sofá confortável e almofadas fazem toda diferença na hora de assistir um filme em casa
Sofá confortável e almofadas fazem toda diferença na hora de assistir um filme em casa

 “Deve-se observar o tecido do sofá. Os feitos com sarja e linho são os mais indicados para quem procura conforto e sofisticação”, pontua a arquiteta Eduarda Corrêa. 

Para quem pretende fazer uma boa reforma e criar esse ambiente do zero, a dica é investir em uma TV Ultra HD (4K) grande e um bom aparelho de home theater.  

Leia mais

+ Conheça as melhores plantas para varandas

+Cadeiras suspensas: modelos, formatos e cuidados na instalação

+Aprenda a decorar uma cozinha conectada á copa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas