Zap Móveis

Coloque uma rede em casa sem descuidar do estilo e da decoração

Rede em casa: como instalar
Spread the love

Rede em casa pode combinar com qualquer ambiente? Arquitetos dizem que sim. E para quem não vê a hora de relaxar no balanço da rede, basta escolher o modelo e o tamanho que mais atende às necessidades da sua casa. Ela fará parte da decoração e funciona muito bem na varanda, na sala, no quarto e até no home office.

“Precisa observar se o local escolhido não é de passagem, o que geraria um desconforto dentro de casa. Se não for, ela pode ficar sem a necessidade de ser retirada quando não estiver em uso, servindo também como decoração no ambiente”, diz a arquiteta Ana Beatriz Francheschi, do escritório Mora Arquitetura.

Leia também

+ Passo a passo para montar uma mesa posta

+ Roupas de cama: como fazer a lavagem certa de lençóis, cobertores e edredons

+ Cães e gatos no inverno: como proteger os bichinhos do frio em casa

Para quem procura o modelo mais tradicional das redes, precisa verificar a distância entre as paredes, que é de aproximadamente três metros, podendo ser instalada reta ou em diagonal. “E distância mínima de um metro de circulação ao redor. A rede deverá estar entre 40 a 45 centímetros do chão”, pontua a arquiteta Maria Fernanda Oliveira, do escritório E4.

Para instalar a rede é preciso verificar a distância entre as paredes e o chão
Para instalar a rede é preciso verificar a distância entre as paredes e o chão

Na instalação da rede em casa, Maria Fernanda orienta a saber o tipo de parede em que se deseja fixar os ganchos. Segundo ela, tijolos cerâmicos são ocos, exigem um reforço de argamassa e não são 100% confiáveis. Blocos de concreto são mais seguros.

“Os ganchos devem ser reforçados para suportar cargas entre 200 e 250 quilos, assim torna-se seguro o uso de um adulto com criança ou um casal. Buchas e parafusos devem ser utilizados de acordo com a estrutura e peso”. 

Rede em casa como decoração

A arquiteta Juliana Junqueira orienta a pensar no ambiente em sua totalidade, criando um contexto e uma linguagem única. Se a rede for permanecer ali, sendo utilizada frequentemente, é importante que a estética dela tenha coesão com o entorno. 

“Mas, se a intenção é utilizá-la de vez em quando e mantê-la guardada na maior parte do tempo, é possível priorizar o conforto, por exemplo. Para não errar na escolha do modelo, é importante primeiramente saber o espaço disponível para a rede. Experimentá-la antes de comprar também é fundamental. E optar por tecidos aconchegantes”. 

Se a ideia é usar a rede com frequência é importante que ela combine com o ambiente no qual será instalada
Se a ideia é usar a rede com frequência é importante que ela combine com o ambiente no qual será instalada

Em relação à cor, Juliana diz que é importante analisar o ambiente em que ela será inserida e entender se o ideal é adquirir uma rede lisa ou estampada, colorida ou monocromática. “Atentar-se também aos acabamentos, que podem deixar o ambiente com um ar mais despojado ou sofisticado”.

Leia mais

+ Encontre o imóvel ideal para você morar

+ Louças sanitárias também refletem personalidade do morador

+ Qual a melhor forma de pintar portas e rodapés

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas