Zap Móveis

Como acabar com formigas em casa? Veja 8 dicas

Spread the love

As formigas, embora sejam insetos importantes para o equilíbrio do meio ambiente, podem se tornar um problemão doméstico. Muitas pessoas sofrem com infestações, especialmente em períodos mais quentes e em cômodos como a cozinha. A boa notícia é que isso pode ser facilmente resolvido. Vamos te ajudar a entender como acabar com formigas em casa.

Existem alguns truques e práticas fáceis de adotar para afastar a visita indesejada de formigas, dispensando o uso de inseticidas que podem prejudicar o meio ambiente e a saúde de moradores e pets.

 Ficou curioso? Veja a seguir algumas dicas para acabar com as formigas na sua casa! 

8 dicas de como acabar formigas em casa

Além de caprichar na limpeza de rotina da casa e fechar possíveis entradas de formigas, ou eliminar formigueiros que tenham se formado na sua casa, existem alguns truques com itens que fazem parte do dia a dia domiciliar e que podem ajudar a acabar com o surgimento de formigas em casa. Confira quais são: 

Cravo e canela

Essa combinação clássica de especiarias, além de gostosa, também é um bom repelente de formigas. Para espantar formigas, encha um pote sem tampa ou um saquinho de tule com cravo ou canela, e posicione em um ponto de circulação das formigas.

Os óleos essenciais encontrados especialmente no cravo funcionam como um repelente natural para as formigas, espantando-as sem matá-las. Lembre-se de trocar o recipiente de tempos em tempos para garantir a eficácia. 

Detergente

Um item disponível nos lares também pode agir para acabar com as formigas na casa: o detergente. Para isso, prepare uma mistura de quatro partes de água para uma parte de detergente em um borrifador e disperse nas trilhas de formigas.

Além de acabar com insetos, o detergente ajuda a limpar os rastros e retirar o odor que pode atrair novos insetos.

Vinagre

O vinagre é versátil e também pode funcionar para afastar as formigas da sua casa. Incluir o vinagre branco na limpeza de chão e superfícies pode evitar o aparecimento de formigas na casa. Após a limpeza regular, borrife vinagre branco no piso, pias e bancadas.

Casca de limão e laranja

Os alimentos também podem ser uma arma poderosa contra a infestação de formigas na sua casa. As cascas de frutas como limão e laranja tem o mesmo poder do cravo e da canela, o de repelir as formigas. 

Espalhar cascas dessas frutas pode ajudar a espantar as formigas, assim como passar uma solução do suco das frutas com água nos lugares em que as formigas tendem a aparecer.
Outra boa dica é colocar as cascas de limão ou laranja no açucareiro para espantar formigas indesejadas por ali.

Café

O café é um grão poderoso não só para dar energia ao dia a dia, mas também para outras finalidades inusitadas, como neutralizar odores e espantar as formigas. 

A borra do café pode ser usada para afastar as formigas da sua casa. Para isso, coloque o café em um recipiente próximo do caminho que formigas fazem. O aroma do grão tende a repelir os insetos.

Vaselina

Uma dica menos óbvia, mas muito eficaz contra o surgimento de formigas em superfícies ou recipientes é o uso da vaselina. 

Aplique a substância com a ajuda de um algodão ou a própria mão ao redor dos recipientes em que as formigas surgem. 

Esse uso é bastante recomendado no caso de objetos que ficam no chão, como potes de água e comida do seu pet.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância que pode ser usada tanto como repelente de insetos quanto como inseticida.

O ideal é afastar os insetos, sem impactar no equilíbrio do meio ambiente, portanto, aí vai a dica de um bom repelente de formigas com bicarbonato: basta pulverizar o bicarbonato de sódio em pontos estratégicos de entrada e passagem das formigas, como portas, janelas e batentes. 

Hortelã-pimenta

Óleos essenciais também podem ajudar na missão de espantar as formigas da sua casa.

O óleo de hortelã-pimenta é excelente para ser usado como repelente de formigas e outros insetos. Para isso, basta borrifar o óleo na superfície desejada e aguardar secar.

Esse uso é ideal para pias e como bônus o ambiente ainda fica com um aroma super fresco e agradável de hortelã!

Essas são algumas dicas caseiras para acabar com a infestação de formigas na sua casa. É claro que existem alguns casos extremos que vão precisar da ajuda de um profissional em pragas urbanas para avaliar a situação e tomar outras medidas, como o uso de inseticidas.

Lembre-se sempre de manter recipientes de alimentos, especialmente doces, bem vedados e não expostos, para evitar que as formigas sejam atraídas para estas fontes de alimentos.

Capriche na limpeza do dia a dia, use produtos adequados para limpar cada ambiente e aposte na vistoria de rotina para identificar o surgimento de formigas.


Afaste as formigas do seu lar

Gostou de aprender como acabar com as formigas na sua casa? No blog do ZAP Imóveis, você encontra mais dicas sobre limpeza, organização, culinária, decoração e muito mais. Visite nosso site e aproveite os conteúdos que facilitam o seu dia a dia!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas