Zap Móveis

Como aplicar papel de parede e tecido adesivo? Veja o vídeo

Spread the love

Tecido adesivo dá charme e delicadeza ao ambiente

Tecido adesivo dá charme e delicadeza ao ambiente

A procura por novas tendências para decorar a casa é comum no mundo dos arquitetos e designers de interiores. Nos últimos anos o papel de parede se tornou uma opção diferente para mudar a cara da pintura. E, recentemente, os tecidos adesivos também chegaram ao mercado para dar um toque especial aos ambientes.

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

+ Veja 11 maneiras de mudar a cara da sua parede

Mas afinal, o que é melhor utilizar: papel de parede ou tecido adesivo? Cada um tem sua característica, mas ambos são práticos, econômicos e versáteis. Além disso, trazem uma beleza única e sofisticação.

Uma diferença clara entre os dois é que a aplicação do papel de parede é mais complicada em relação ao tecido adesivo. Os papéis geralmente ocupam áreas maiores de uma superfície, enquanto o tecido adesivo se encaixa na decoração como se fosse um “quadro”.

O ZAP convidou a arquiteta Ursula Brinker para mostrar as diferenças entre os dois produtos em um apartamento. Os tecidos adesivos foram disponibilizados pela Panoah Tecidos e aplicados em um quarto de bebê que estava em reforma. Já o papel de parede foi aplicado em outro quarto e na sala de TV.

Tecido adesivo – A quantidade de materiais para fazer a aplicação é pouca e não exige muito trabalho. “Para aplicação do produto nós só precisamos do tecido, que é auto-adesivo, de um estilete e uma espátula”, orienta Ursula.

Mas e se não tiver uma espátula? Não tem problema, você pode fazer a colagem com o auxílio de um cartão ou com a mão mesmo, como mostra a arquiteta no vídeo abaixo.

Os tecidos podem ser encontrados em várias cores e estampas. São fabricados em couro sintético, algodão, jeans, chita, cetim, entre outros tipos de tecido. Outro ponto positivo é que eles podem ser colados em qualquer superfície lisa, como vidro, madeira, papelão, plástico, borracha e parede.

Para limpeza, é simples e fácil. Basta utilizar um pano úmido e sabão neutro.

Papel e tecido de parede são boas opções para quem pretende mudar a cara da superfície branca e sem vida

Papel e tecido de parede são boas opções para quem pretende mudar a cara da superfície branca e sem vida

Papel de parede – A aplicação do papel de parede exige muito cuidado para evitar que ele seja rasgado. Você mesmo pode fazer, mas o ideal é que se contrate um profissional qualificado para o serviço.

Além disso, a quantidade de material necessário é muito maior. É preciso utilizar cola, espátula, estilete, tesoura, pincel, lápis, flanela, trincha, espátula lisa e trena. Fora isso, tem que casar os desenhos corretamente para que fique bem alinhado na parede.

Um passo importante para aplicação é deixar a parede totalmente lisa, livre de furos, umidade e respingos de tinta. O látex e a massa corrida são as bases ideais para a aplicação do papel de parede. Uma dica para eliminar as imperfeições é passar uma lixa antes de fazer as bases.

Feito os procedimentos iniciais, o próximo passo é medir a altura e largura da parede, fazer o cálculo de quantas faixas serão utilizadas na largura e recortar os papéis com mais ou menos 20 centímetros a mais do que a altura.

Por último deve-se espalhar a cola pelo papel e aplicar de cima para baixo.

Assista ao vídeo:

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Móveis inteligentes transformam um ambiente em cinco

+ Transforme sua sala em uma tarde com menos de R$ 1.000

+ Organize seu banheiro gastando pouco. Assista ao vídeo

+ Transforme o quarto de empregada em uma área útil

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas