Zap Móveis

Confira truques para escolher o tapete ideal

Spread the love

Escolher um tapete para casa não é tarefa fácil. São tantas opções de cores, tamanhos, formatos, materiais e preços que a decisão se torna praticamente uma equação matemática. Afinal de contas, o objetivo do tapete é trazer charme e aconchego ao ambiente e errar na escolha pode comprometer no resultado final da decoração. Mas a missão de acertar na escolha não é impossível e alguns truques ajudam na hora de decidir sem arrependimentos depois.

A primeira dica é deixar a escolha do tapete para o final do projeto de ambientação. Isso porque, na hora de decidir, é preciso saber o tamanho do espaço e a disposição dos móveis nele. O ambiente onde a peça será colocada também influencia nas possibilidades.

+ Clássica e rústica: Conheça a nova casa de Julia Roberts em Malibu

+ Economize: Amaciante possui inúmeras funções na hora da limpeza

Não é recomendado, por exemplo, o uso de tapetes muito caros em quartos de crianças ou de itens com pêlos no banheiro, já que estragaria a peça mais rapidamente. Para cozinhas e banheiros, recomenda-se tapetes de fácil manutenção por serem locais de grande movimento e sujeitos a sujeiras. Se existem crianças e animais de estimação em casa, fique atento que os tapetes claros sujam com mais facilidade.

“Hoje, o mercado dispõe de vários tipos de tapetes: tipo carpete, com pêlo médio e pêlo longo, natural, sisal, de couro, emborrachado que podem ser usados em áreas externas e até sistético para alérgicos”, explica a arquiteta Juliana da Mata. A escolha vai depender da demanda do próprietário, como ter bicho de estimação, crianças, ser alérgico, e o que tem mais a ver com o seu estilo de vida.

tapete_crianca

No quarto das crianças é sempre bom usar tapetes em tons mais escuros, já que os claros sujam com facilidade (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Outro passo importante é escolher o tamanho do tapete que deseja ou que melhor se encaixe no ambiente. É comum ouvir que o item precisa ter início embaixo dos pés do sofá, mas, hoje em dia, não existe padrão e tudo depende da cara que o proprietário quer dar ao ambiente. “Não existe uma medida certa para o tapete. Ele pode estar centralizado no meio da sala, alinhando com o sofá, como também pode abraçar toda a sala, passando por baixo de todos os móveis que compõem o estar, como sofá, poltrona, recamier e puffs”, explica a arquiteta do escritório Juliana da Mata Arquitetura.

tapete_jantar

Não existe uma posição ideal para o tapete. Ele pode ficar centralizado e ter uma estampa mais divertida para descontrair o ambiente (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Quanto à cor, o ideal é seguir a paleta de cores eleita para a decoração. “Pode ser um tom a mais do piso ou um a menos para se destacar. Ele também pode ser um complemento, um pano de fundo para uma ambientação”, reforça Juliana da Mata. Mas se o objetivo é dar destaque para o item, aí a ousadia está mais do que liberada. Em um ambiente monocromático, você pode escolher um tapete mais colorido para que ele ganhe mais destaque.

tapete_sala Os tapetes estampados dão personaldiade ao ambiente (Foto: Reprodução/Shutterstock)

É possível ainda optar pelo uso de mais de um tapete e, desta forma, criar ambientes distintos em um mesmo espaço da casa. É o caso da sala de estar e de jantar na mesma divisão ou espaço de dormir e de trabalhar no mesmo quarto: os tapetes podem fazer uma diferenciação entre as duas divisões. Mas lembre-se que a tarefa exige ainda mais cautela, já que é preciso combinar os dois tapetes e não deixar o ambiente com aspecto pesado. Um tapate padronizado (geométrico, floral ou oriental) pode cair muito bem com outro mais neutro, por exemplo.

Além disso, a depender do espaço que o tapete vai ocupar na casa, é possível circular entre vários formatos. Os quadrados e retangulares são os mais tradicionais, mas os redondos e ovais têm conquistado cada vez mais destaque por alcançarem, em muitos projetos, um resultado surpreendente. Há ainda a opção de tapetes mais compridos, como passadeiras, para os espaços mais estreitos. Agora é só juntar os componentes da equação para escolher o tapete ideal, dar um charme a mais e deixar a sua casa com a sua cara.

tapete_ideal

Os tapetes podem ter diversos tamanho e formatos. Isso vai de acordo com o proprietário. (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

+ Conheça os diferentes tipos de tapete

+ Veja como limpar os tapetes de casa sem sofrimento

+ Aprenda a tirar manchas de estofados, tapetes e roupas

+ Além de funcionais, tapetes podem virar peça chave da decoração da casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas