Zap Móveis

Saiba como evitar juros altos ao financiar um imóvel com o banco

Spread the love

Ao se comprometer a pagar parcelas durante 20 ou 30 anos, é preciso ter plena certeza de que será um bom negócio, pois a dívida acompanhará a família durante muito tempo. O tipo índice de correção monetária, sistema de amortização e taxa de juros podem influenciar cada vez mais ao longo do tempo. Separamos algumas dicas de como evitar juros altos ao financiar um imóvel para você.

como evitar juros altos ao financiar um imóvel

(Foto: Shutterstock)

“Para avaliar as opções e encontrar a melhor, o comprador pode – e deve, solicitar uma planilha simulada de evolução do financiamento, para comparar o valor da prestação e o valor final da dívida”, conta Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.

Optar pelo menor tempo de contrato é aconselhável, pois o valor pago a cada mês, durante muito tempo, compromete a renda familiar. O mais comum nestes casos é que as parcelas durem até 30 anos, mas o ideal é manter por até 10, considerado razoável.

“Sempre escolher a instituição bancária que ofertar a menor taxa de juros anual – olhando sempre para o valor de juros efetivo, e não para o juro contratual”, explica.

como evitar juros altos ao financiar um imóvel

(Foto: Shutterstock)

Se possível, escolher o Sistema de amortização SACRE ou SAC, e fugir da TABELA PRICE, pois é o sistema que mais capitaliza juros. Quanto ao índice de correção monetária, optar pela Taxa Referencial – TR, que não teve revisões nos últimos dois anos.

“O Governo lançou recentemente uma nova modalidade de empréstimos para a casa própria com taxa de juros reduzida, porém, esta apresenta correção monetária pelo IGP-M. Apesar de parecer ser um bom negócio, o IGP-M acumulado neste ano, já chegou em 4,19%, enquanto a TR ficou em 0”, avisa a Dra. A correção impactará diretamente sobre a prestação e saldo devido, encarecendo o valor próximo ao final.

Entretanto, é preciso analisar o contrato como um todo, se preciso com o auxílio de um profissional especializado, pois as taxas de juros podem ser menores, mas há possibilidade de existência de outros valores e taxas que tornam o valor final equivalente.

Gostou das dicas de como evitar juros altos aos financiar um imóvel?

+ Quer encontrar o imóvel ideal para você?

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas