Zap Móveis

Saiba como levantar uma parede sem correr riscos

Spread the love

“Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede”. Só na música, mesmo. Na vida real, as paredes são muito importantes: dividem ambientes, garantem a privacidade, protegem do sol e do frio e são ainda suporte para os quadros e para aquela cor linda que vai deixar a casa com a sua cara.

Porém, para levantar paredes é preciso muita atenção! Veja nossas dicas.

como-levantar-uma-parede-com-segurança

Paredes dividem ambientes e são bons suportes para objetos de decoração, como quadros (Fotos: Shutterstock)

+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema

+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma

Tipo de parede

A escolha do tipo de parede deve ser feita na fase de projeto, para que você construa com o sistema apropriado. Ela pode ser de vedação ou estrutural. A de vedação é feita com blocos cerâmicos ou de concreto, tijolos de barro ou drywall (esse último é indicado para paredes internas). A estrutural é feita de bloco cerâmico, concreto estrutural ou tijolo de solo-cimento.

Não decidiu ainda? Os dois tipos apresentam características e funções diferentes. Quando as paredes são de vedação, usa-se uma estrutura de apoio formada por pilares ou colunas (verticais) ligados por vigas (horizontais) para sustentação.

como-levantar0uma-parede-sem-erro

Seja qual for o tipo de parede, evite ter um resultado insatisfatório. Parede torta pode significar um grande problema estrutural para sua casa

Na alvenaria estrutural, toda a parede é de suporte. Nos dois casos, o assentamento é parecido, mas as paredes estruturais não podem ser rasgadas ou demolidas como as paredes de vedação, que permitem essas alterações desde que sejam preservados as vigas e pilares.

Qualquer que seja escolha, assegure-se que o pedreiro vai manter o nível da parede, (alinhamento horizontal), o prumo (alinhamento vertical) e o esquadro (angulação no encontro de duas paredes). Confira o trabalho para saber se tudo está correto, olhe bem as juntas e tome cuidado com o armazenamento e tempo de uso das argamassas. Paredes tortas podem até cair!

Atenção às instalações

As instalações hidráulicas e elétricas vão passar por dentro dos blocos vazados ou drywall, ou em parede de tijolo comum. O pedreiro fará recortes na parede para embutir. Antes de fazer o acabamento com argamassa, teste as instalações!

Lembre-se das portas e janelas

Na construção, quando a parede atingir a altura e posição de portas e janelas, deixe os vãos e verifique se foram instaladas vigas de suporte em cima e embaixo das aberturas (vergas e contra-vergas) ou estruturas metálicas de reforço em paredes drywall. Elas reforçam as aberturas e distribuem o peso da parede, evitando fissuras na parede e no revestimento e a deformação de portas e janelas.

como-levantar-uma-parede-sem-erro Lembre-se do espaço para portas e janelas

Não deixe a parede sem revestimento

Nunca deixe uma parede pronta (já erguida) sem proteção. Deve-se revestir com chapisco de cimento e areia, com argamassas prontas ou com gesso (neste caso, só em áreas internas). E se desejar depois faça o acabamento fino. Nos tijolinhos aparentes aplique seladora.

As paredes devem ser muito bem executadas para evitar problemas nos serviços seguintes: chapisco, reboco, azulejos ou pinturas.

Mão de obra boa é fundamental

Quem vai fazer sua parede é o pedreiro. Escolha um bom profissional e combine previamente o que será feito!

como-levantar-uma-parede-na-casa

Contem sempre com bons profissionais, que fiquem atentos aos detalhes

Um detalhe importante de como levantar uma parede

Para assentar os blocos, usa-se argamassa. Você pode comprar sacos com a mistura pronta para adicionar água ou fazer a mistura com cimento, cal e areia manualmente ou com betoneiras manuais na obra. Não esqueça de acrescentaro aditivo impermeabilizante na argamassa de assentamento das duas primeiras fileiras dos blocos ou tijolos. É fundamental repeitar o tempo de secagem da argamassa de assentamento.

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

+ Confira o manual da reforma perfeita

+ Conheça 7 pepinos que podem estar invisíveis em sua obra

+ Saiba o que fazer se o pedreiro sumir no meio da obra

+ Valorize seu apartamento com reformas pontuais. Veja como

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas