Zap Móveis

Como limpar a casa sem dificuldades

Spread the love

Em tempos de quarentena e prevenção ao novo coronavírus, muitas pessoas estão em casa e, por isso, precisam colocar a mão na massa e fazer a limpeza. Parece uma tarefa simples, mas é uma missão que é cansativa, exige dedicação, disposição e tempo. Saber como limpar a casa exige organização e planejamento. Esses dois pontos podem fazer a diferença e são as palavras de ordem para quem quer ter menos trabalho cada vez que for colocar a mão na massa. Para além disso, alguns truques simples podem ajudar a minimizar o trabalho.

Saiba como limpar a casa sem dificuldades

O primeiro ponto que é muito importante é que é preciso ter uma rotina até mesmo na hora de fazer a limpeza da casa. É preciso definir um cronograma para organizar a limpeza da casa e não deixar que as coisas para fazer se acumulem. “Para a limpeza diária é importante ter rotina, determinar o que vai ser feito a cada dia e regras. Além disso, é fundamental fazer com que todos os moradores da casa cumpram, sejam adultos ou crianças. Claro que as tarefas para as crianças devem ser feitas de acordo com a idade de cada um, mas é possível estabelecer mesmo assim”, explica Camila Teixeira, personal organizer e proprietária da Organizze Consultoria.

como limpar a casa

Planejamento e organização ajudam a manter a casa limpa (Foto: Shutterstock)

Dia a dia da limpeza

Algumas tarefas são as mais básicas de uma rotina de limpeza na casa e precisam receber atenção no dia a dia. Elas envolvem chão, pia, lixo, louça e outra infinidade de tarefas que se acumulam na rotina diária. “Uma das coisas importantes é não deixar o serviço acumular. Não deixar a louça suja na pia porque, quanto mais tem, mais difícil de lavar porque não cabe no escorredor. Tirar o lixo para fora todo dia ou sempre que encher. Para higienizar o chão, uma dica é colocar duas colheres de água sanitária para cada litro de água. Se tiver alguém muito alérgico morando na casa, para limpar os móveis e bancadas, pode fazer uma mistura de um litro de água com quatro colheres de vinagre porque ele é um ótimo desinfetante para esse tipo de coisa”, detalha. 

Leia também: Como utilizar o detergente de forma eficiente na limpeza da casa

Lavagem da roupa

Não se deve lavar as roupas de forma aleatória, primeiro porque é importante deixar acumular para separar cada tipo para fazer a lavagem de forma correta, sejam as roupas de cama, de vestir, as delicadas, brancas. Todo cuidado é pouco para não estragar ou manchar. “É importante determinar quais dias da semana as roupas serão lavadas e isso vai depender da quantidade de pessoas que tem na casa ou de roupa suja que se gera. Isso também vai variar de acordo com o tamanho da área de serviço. Mas pode estabelecer uma rotina de todo jeito, como lavar roupas de vestir na segunda-feira e roupas de cama e banho na quarta-feira. Se tiver muita roupa suja, pode colocar mais um dia, como a sexta-feira, para mais uma lavagem”, sugere a personal organizer, que acrescenta que roupas de bebê também podem ser lavadas na máquina. “Se a máquina foi usada antes para lavar outras coisas, faz uma lavagem de tambor para depois lavar as roupas do bebê. E também se deve usar o produto adequado e o sabão de coco líquido é o melhor”, complementa. 

como limpar a casa

Lavanderia organizada (Foto: Shutterstock)

Criança em casa também precisa ajudar na organização

Camila Teixeira também sugere que sejam organizadas regras e rotina para casas que tenham bebê ou crianças. “Quem tem bebê, o ideal é deixar tudo limpo antes de dormir porque nunca se sabe como vai ser a madrugada ou a manhã seguinte, pode ter algum imprevisto. Então é importante deixar chupetas e mamadeiras lavadas e esterilizadas”, afirma. As crianças também devem entrar na rotina de organização e limpeza. “Cada um na casa deve ter o seu copo para não sujar um a cada vez que for beber água e acumular louça suja na pia. As crianças podem ter um copo divertido ou uma garrafinha e, se ela gosta de ficar trocando, pode combinar de mudar a cada semana”, explica. Forrar a cama ou estender a toalha também podem servir como tarefas educativas de disciplina. “Mesmo que a criança não forre direito e o adulto precise ajeitar depois, é importante deixar que ela faça para criar o hábito. Além disso, avisar que a criança tem que levar a toalha para onde ela deve ficar estendida. Se o varal for alto e ela não alcançar, ela deve pedir ajuda. E sempre explicar que precisa fazer isso pra que a toalha seque para o próximo uso”, analisa. 

como limpar a casa

Quarto limpo e organizado (Foto: Shutterstock)

Cuidados na hora da alimentação

Em casas que as refeições são feitas nelas, a demanda costuma ser grande. “Preparar as refeições e lanches demanda muito tempo. E também acaba sujando louças, bancada e uma parte da cozinha. Então se puder organizar, dependendo de quantas refeições são feitas em casa, é importante já elaborar o cardápio semanal e se planejar para ter tudo em casa”, diz. Em relação à limpeza, também é importante se antecipar para facilitar a rotina. “O ideal é já deixar as frutas, verduras e legumes limpos para, quando for usar, já estar pronto e não vai demorar para higienizar na hora que vai preparar”, acrescenta a personal organizer. 

Vinagre é um ótimo aliado à limpeza

Lugar que sempre merece atenção especial é o banheiro. Tem lixo para tirar, bancada para limpar, chão para higienizar, além do vaso sanitário. Neste ambiente, todo cantinho merece uma atenção especial na limpeza. E, para além da água sanitária, aliada na limpeza pesada, é aqui que um truque entra em ação. “O vinagre pode ajudar a tirar a gordura do box, de sabonete, shampoo, condicionador e do próprio corpo”, explica Camila Teixeira. Os armários também pode ganhar uma forcinha especial do produto que não é só usado na cozinha. “Para cada litro de água, coloca quatro colheres de vinagre e passa nor armários para tirar o movo mofo e também prevenir e higienizar”, ressalta. 

Últimos cuidados

Os sofás são objetos que estão muito expostos às intempéries do dia a dia, então é importante passar o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana neles. Além disso, as cortinas não estão no rol de coisas que são lavadas constantemente, mas merecem uma atenção especial. “Se for de tecido, tem que tirar. Se der para lavar em casa, ótimo. Pode fazer duas vezes por ano. Mas se for do tipo roll on, pode limpar com uma bucha, água e sabão”, conclui a personal organizer. 

+ Veja como usar o sal de cozinha para a limpeza da casa

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza

+ Tá procurando um novo apê para comprar ou alugar?

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas