Zap Móveis

Quarentena ativa: Veja como organizar o guarda-roupa

Spread the love

Já parou para pensar que o período da quarentena, principalmente durante o fim de semana pode ser útil para você organizar muitas coisas? Ter um guarda roupa organizado nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes o espaço é pequeno e as coisas ficam apertadas. Em outros casos, justo por haver muito espaço, as coisas acabam entocadas e acumuladas nele.

Porém, manter um certo nível de organização, além de ser esteticamente melhor, também facilita no dia a dia. Gavetas, prateleiras, divisórias, cabides, caixas, são muitas as opções para que tudo fique em ordem. Confira dicas para deixar o guarda roupa organizado, independente do tamanho.

guarda_roupa

Gavetas, prateleiras, divisórias, cabides, caixas, são muitas as opções para que tudo fique em ordem (Foto: Shutterstock)

Se o guarda roupa for planejado, é importante começar pensando em como otimizar o espaço nele da melhor forma. “Um guarda roupa prático e organizado é resultado de um móvel bem dividido e pensado para as necessidades do usuário”, explica a arquiteta Carla Siqueira. O primeiro cuidado na hora de planejar o armário é analisar a quantidade de cada item e o que vai ser guardado nele. “Tudo tem que ser pensado de forma que as roupas e acessórios caibam de forma organizada nos espaços determinados”, acrescenta.

Na hora de guardar tudo no armário, é fundamental ter critérios para facilitar o dia a dia. Roupas e objetos que são usados com mais frequência devem estar mais acessíveis. Desta forma, é possível evitar a bagunça e perda de tempo procurando o que se deseja usar. Já o que não é usado frequentemente pode ocupar um espaço que não fique tão ao alcance. “As peças que são utilizadas com mais frequência devem estar em fácil acesso, às mãos do usuário, enquanto as áreas superiores são reservadas para guardar os objetos que não são usados diariamente, como malas, por exemplo”, completa a arquiteta.

organizacao_guarda_roupa

Se o guarda roupa for planejado, é importante começar pensando em como otimizar o espaço nele da melhor forma. (Foto: Shutterstock)

Para as roupas, é importante separar o que vai ser guardado em gavetas e o que será pendurado em cabides. Na hora de fazer a seleção, aproveite para separar as peças pouco usadas para doação. Esta medida, além de ajudar o próximo, vai abrir mais espaço no guarda roupa. E vale ressaltar que peças que tendem a amassar devem ficar no cabide.

Para as gavetas, uma opção para deixar tudo mais organizado e bem dividido são os separadores. “Eles são um coringa para gravatas, roupas íntimas, joias e bijuterias e, quando bem aplicados, compõem o móvel e ajudam na organização dos espaços”, explica Carla Siqueira. Caixas também podem fazer a função para guardar e organizar objetos.

Muitos pensam que os sapatos não devem ser guardados no armário, mas eles podem ter seu espaço no móvel. “Eles podem ficar dentro do armário, sim, desde que tenham um espaço separado para eles”, garante a arquiteta. O armário pode ganhar uma sapateira dentro, com prateleiras no estilo gaveta para facilitar a escolha. “Atualmente também estão sendo utilizados cabides para guardar os sapatos, mas aconselho utilizar os que possuem uma espécie de capa, que evita o contato com outras peças”, acrescenta.

como_organizar_guarda_roupa

Para as roupas, é importante separar o que vai ser guardado em gavetas e o que será pendurado em cabides (Foto: Shutterstock)

Outras dicas ainda ajudam a tornar o espaço mais funcional, principalmente para ambientes menores. “A aplicação de espelho nas portas e a utilização de portas de correr são ótimas soluções para aproveitar e economizar espaço”, afirma Carla Siqueira. “Tudo tem que ser planejado de forma que o cliente tenha todas as suas expectativas atendidas e seu dia a dia seja facilitado com praticidade e organização”, finaliza a arquiteta.

Detalhes que fazem a diferença:

– colocar os cabides com os ganchos na mesma direção e as roupas viradas para um mesmo lado ajudam na hora de encontrar a peça que será usada;
– as peças que serão penduradas nos cabides devem ser separadas por categorias e as peças ideiais são camisas, blusas, casacos e calças ;

– é importante respeitar o tamanho e comprimento das peças que serão colocadas nos cabides. As roupas não devem ficar encostando e dobrando as pontas para não amassar. Portanto, vestidos e casacos longos e calças devem ter espaço diferenciado de camisas e blusas;

guarda_roupa_arrumado

Caixas ajudam a organizar pequenos objetos e peças. Para facilitar, separe por categoria (Foto: Shutterstock)

– as roupas que não são da estação devem ser guardadas separadamente, em sacos ou sacolas e colocadas no maleiro. Desta forma, não gera acúmulo de coisas que não serão frequentemente usadas e mais praticidade no dia a dia;

– nas gavetas, coloque as roupas que mais usa em cima para evitar ficar puxando e amassando as demais. Outra dica é, se for guardar camisas, colocá-las enroladas em rolinhos e não dobradas uma em cima da outra;

– organize as roupas por cor e os sapatos por tipo para facilitar encontrar a peça desejada no cotidiano;

– caixas ajudam a organizar pequenos objetos e peças. Para facilitar, separe por categoria, como lingerie, bijuterias, cintos, gravatas, entre outras coisas, e use etiquetas.

organizacao

Organize as roupas por cor e os sapatos por tipo para facilitar encontrar a peça desejada no cotidiano (Foto: Shutterstock)

+ Aprenda como organizar sua despensa corretamente

+ Dicas para deixar a cozinha organizada, funcional e limpa

+ Dicas de organização para deixar tudo no lugar

+ Veja dicas para manter a varanda organizada

+ Veja como organizar a casa em 30 minutos

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas