Zap Móveis

Como proceder se houver o racionamento de água

Spread the love

Por enquanto, o racionamento de água está descartado na Região Metropolitana de São Paulo. Apesar do nível baixo nos reservatórios, racionar o fornecimento de água para a população na maior cidade do País deve ser a última opção.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Um eventual racionamento significaria ligar e desligar, várias vezes, a água que chega até residências e empresas, o que, além do inconveniente da falta de água, poderia provocar problemas como a variação de pressão dentro da rede.

Como diz o velho ditado, ‘o seguro morreu de velho’, e é bom você já se precaver e saber como proceder caso a água seja racionada. Segundo a arquiteta Nátali de Mello, é preciso seguir as regras básicas de economia de água.

Confira as dicas:

Deixe a torneira fechada para escovar os dentes e lavar a louça (Fotos: Shutterstock)

– Tome banhos rápidos;
– Use a capacidade máxima da máquina de lavar roupa, ou seja, deixe as roupas acumularem para serem lavadas;

– Utilize regador em vez de mangueira para molhar plantas no quintal ou varandas;

 

– Não lave o quintal. Varra-o

 

– Lave o carro com frequência menor. E quando lavar, use balde. Se o carro estiver muito sujo por dentro, use o aspirador

– Você pode tomar outras iniciativas, como captar água da chuva. Use baldes para a captação e aproveite essa água para lavar carros ou quintais e regar plantas.

– Cubra a piscina enquanto não estiver sendo usada. Isso evita a evaporação

– Mantenha os encanamentos sempre em dia: faça manutenção constantemente para evitar vazamentos e desperdícios.
– Economizar luz também economiza água, lembre-se disso! Desligue os aparelhos quando não estiverem sendo usados. Assista menos TV, leia mais livros! Deixe as janelas e cortinas bem abertas, para evitar acender muitas luzes.
– E se você for construir uma casa, pense em utilizar sistema de reuso de água e aquecimento solar. A mudança de hábito é o nosso maior aliado para a economia de água e energia!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas